quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "Z"

Z

Zabalon - Também Zabulum. Este nome varia muito nos diversos Rituais, é a palavra de “passe” de um dos Graus do Rito do Real Arco.

Zabud - Filho do profeta “Natham”, principal oficial e amigo do Rei Salomão.

Zacoris - Nome do grande tesoureiro do “Grande Areópago dos Sábios das Pirâmides”.

Zakai - Puro universal. Um dos grandes nomes de “Deus”, contido no Ritual Grau “6”, do Rito Escocês Reformado.

Zekarian – Nome de um dos seis porteiros do “Templo de Salomão”, segundo o Grau de Príncipes de Jerusalém, 8º do Rito Escocês Reformado.

Zend-Avesta – Coleção de livros sagrados dos persas, atribuídos a Zoroastro, que contêm os princípios da filosofia dos persas.

Zenit - Ponto imaginário da esfera celeste, que se supõe estar situado perpendicularmente sobre a nossa cabeça, oposto a “Nadir”.

Zerbal – Favorito o que prevalece com o Senhor, é o nome de um capitão dos guardas de Salomão. Nome que aparece em vários Graus do R\E\A\A\.

Zeus – Sobrenome que os gregos davam a Júpiter, o “Supremo Deus do Olimpio”, é considerado como o autor da vida.

Zillah – Significa proteção ou uma sombra. Uma das mulheres de Lameck a qual foi a mãe de Tubalcaim.

Ziza - Resplandecente, superabundante. Filho de “Siph”, citado na Bíblia. Palavra de “passe” do Grau “4” do R\E\A\A\, em alguns Rituais aparece como ZIZOR e também ZIZON.

Zodiacal - Referente a zodíaco. (Ver Colunas Zodiacais).

Zodíaco – É a faixa do céu que circunda a terra, por sobre a linha do Equador, que no seu todo de 360º, está dividido em doze partes de 30º cada, contendo em cada uma, um signo zodiacal. Estes signos marcam preponderantemente a decoração de um Templo Maçônico. O zodíaco, com seus signos, atualmente servem para, uma exploração desenfreada por parte de indivíduos inescrupulosos, que exploram a boa fé, e a crendice do povo. (Ver Colunas Zodiacais).

Zoroastro – Rei dos bactrianos, que reinou 5.000 anos antes da guerra de Tróia. Os dogmas principais deste reformador estabeleceram que, “Ormuz” é o autor de todo o bem e belo que o mundo encerra.

Zorobabel – Personagem bíblico, que desempenha importante papel em alguns Graus Superiores do R\E\A\A\.

Zorro – Animal parecido com uma raposa, astuto, sagaz. No Rito da Estrita Observância, se apresentava ao Mestre-Maçom, mostrando-lhe que devia ter a força de um leão, a inteligência da águia e a dissimulação de uma raposa.

Zweg – Palavra derivada do tudesco Zweig, que significa gérmen, fecundidade com que os pitagóricos designaram a Terra, mãe fecunda.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "Y"

Y

Yiar – É o 8º mês do calendário judaico.

York - Cidade da Inglaterra onde nasceu o Rito de York. “Carta de York” é um documento histórico, que se constitui num dos mais antigos códigos de Franco-Maçonaria.

Yschim-Kibbontz - Divisa que circunda a esfera terrestre, que é colocada sobre a entrada do “Supremo Conselho dos Príncipes Hasid” no Grau “76” do Rito Misraim.

Yzed - Sábio, o mensageiro da ciência. Título de um dos grandes dignitários do “Grande Areópago dos Sábios das Pirâmides”.



*
*    *

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "X"

X

Xilólatra - Aquele que adora ídolos de madeira.

XinXen - Palavra hebraica, cuja inicial está gravada no “Sepulcro de Adonhiran”; também aparece no Grau “6” do Rito Escocês Reformado.



*
*    *

Dicionário da Maçonaria "V"

V

Vale – Localidade onde se situa uma Loja de Perfeição, Sublime Capítulo ou outro Corpo Filosófico.

Velas – São as luzes, que se usam em cerimônias Maçônicas, determinadas pelo Ritual que se usa, variando em número e cor. Não confundir com a iluminação do Templo, que hoje é feita com lâmpadas elétricas.

Venda - Ignorância do mundo. Faixa de pano preto, com a qual são cobertos os olhos do Candidato, durante parte da cerimônia de sua Iniciação.

Venerável – É assim chamado o Ir\ eleito e Instalado, para dirigir uma Loja Simbólica.

Ver a Luz – Ser Iniciado em uma Loja Maçônica.

Verdade - A busca constante da verdade é o principal trabalho que o Maçom emprega desde a data de sua Iniciação, mas que não consegue terminá-lo e pergunta a si próprio “Onde está a verdadeira verdade?”.

Verdadeira Luz – Verdadeira Luz é a que o Maçom recebe ao ser Iniciado, que lhe é dada de modo especial. No Calendário Maçônico, se considera Ano da Verdadeira Luz (V\L\). O calendário judaico, cujos meses são: 1º TISHREI, 2º CHESHVAN, 3º KISLEV, 4º TEVET, 5º SHEVAT, 6º ADAR, 7º NISSAN, 8º YIAR, 9º SIVAN, 10º TAMUZ, 11º AV, 12º ELUL.

Vergonha – É um sentimento humilhante para quem reconhece uma falta praticada. O Maçom não pode sentir vergonha, pois os seus atos devem ser do mais alto valor ético e de moral.

Verde – Uma das cores usadas na decoração Maçônica, com o sentido de esperança, cor do Grau “4” do R\E\A\A\, bem como a de uma Loja de Perfeição.

Vermelho – Cor do Rito E\A\A\, por ser um Rito Monárquico. O vermelho é muito usado em Maçonaria, existindo ainda a Maçonaria azul, que é à francesa; e a vermelha que é a escocesa, porém ambas como mesmo espírito por adotarem os “LANDMARKS” universais.

Vestido – Assim é chamado o avental, que obrigatoriamente usa o Maçom, quando está trabalhando dentro de um Templo. Para cada Grau há um Avental específico, assim como para Cargo exercido, variando conforme o Rito praticado.

Viagens – São as caminhadas feitas durante a Iniciação, para lembrar ao Candidato, que não é sem dificuldade que se adquire o dom das virtudes.

Vingança – Sentimento rancoroso que não pode ter guarida no Maçom. A vingança É mencionada no Grau “3”, e profundamente combatida no Grau “9”, ambos do R\E\A\A\.

Vinho – Bebida de baixo teor alcoólico, citado na Bíblia, que tem seu uso prescrito em Maçonaria, principalmente nos Graus “18 e 33” do R\E\A\A\. Com o vinho se faz as libações prescritas no Ritual de Banquete Ritualístico.

Violação – A violação do juramento prestado no ato da Iniciação, é o delito mais grave que pode cometer um Maçom, que deve ser castigado com a expulsão sumária da Maçonaria.

Virtude – Disposição para o bem, para o que justo e ético, é ainda a origem de sentimentos honestos e de ações corajosas.

Visitação – Um dos direitos do Maçom de visitar as Lojas do mundo todo. É um dos direitos estabelecidos pelos Landmarks da escala de Mackey.

Visitante – Irmão que eventualmente comparece aos trabalhos de uma Loja, que não a sua.

Visão – Um dos cinco sentidos do homem. Por particular uso deste sentido, o Maçom compreende os homens distanciados em si pela linguagem, religião ou nacionalidade e se aproximam de modo fraternal.

Vivat – Grito de alegria que fazem os Maçons, trabalhando no Rito Moderno e no Adonhiramita.

Vitriol – Palavra composta pelas iniciais de uma expressão latina, que quer dizer: visita o interior da terra e, retificando encontraras a pedra oculta, palavra que aparece nas “Câmaras de Reflexão”.

Viúva – Alegoricamente é a mãe de Hiram Abif, e numa alusão a falta que a morte do famoso arquiteto do Templo fez a sua mãe, os Obreiros a tomaram como a mãe de todos, e passaram a se tratar como IIr\.

Vontade – É a disposição que nos induz a levar a termo um desejo, um ideal ou uma determinação. Para o Maçom a prática do bem deve ser a maior de suas vontades.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "U"

U

Um – É o primeiro dos números; a unidade, o princípio de todas as coisas, que não é compreendida senão pelo efeito da dualidade.

Urim – Palavra hebraica da qual se valia “Salomão”, para se comunicar com JEOVÁ, em suas orações.

Utensílios da mesa - Reino mineral.



*
*    *

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "T"

T

Taça da Amargura – É a taça pela qual, o neófito toma um líquido específico para lembrar-se de que a vida não é só alegria, e também, para lembrar-se que não pode ser perjuro ao compromisso que, assumiu ao ingressar na Ordem.

Tabernáculo – Tenda portátil, construída por “Moisés”, para abrigar a ARCA DA ALIANÇA, que continham as “Tábuas das Leis”, durante a caminhada pelo Sinai. A palavra “Tabernáculo” aparece muitas vezes nos Rituais dos Graus do R\E\A\A\.

Tábua da Loja - (Ver Balaústre).

Tamuz – É o 10º mês do calendário judaico.

Tau – É a 19ª letra do alfabeto Grego, tem a forma de um “T”, que é usado invertido no Avental do Ven\ Mestre de uma Loja Simbólica.

Templário – Cavaleiro da Ordem, fundada em Jerusalém no ano 1.118, com o fim de proteger os peregrinos que iam à Cidade Santa. (Ver Jacques DeMolay).

Templo – Lugar onde se reúnem os Maçons, para os seus trabalhos. O Templo interior é o coração do homem, que deve ser trabalhado até alcançar a perfeição.

Templo de Jerusalém – Foi o único Templo dos judeus construído por “Salomão”, de 1013 a 1006 antes de J.C. (ou AC), destruído pelos caldeus em 588, reconstruído por Zorobabel em 516; e novamente destruído pelos romanos do ano 70 da nossa era (DC). Hoje, reconstruído com novas linhas, é o lugar mais “sagrado” dos judeus, muçulmanos e católicos romanos.

Templo de Salomão – Templo construído pelo Rei Salomão, para o culto ao “deus” dos israelitas. Para os Maçons o Templo é alegórico, com a representação do universo, que serve de modelo para o ensino da Simbologia Maçônica.

Tenda – Além de outras definições, é a barraca usada em campanha dos oficiais do exército em guerra, por isso, aparece muitas vezes no Grande Acampamento, símbolo principal do Grau “32” do R\E\A\A\.

Teogonia – Doutrina mística relativa aos deuses antigos, suas origens e seus atos.

Teosofia - Sabedoria divina, mas não é uma religião, e sim um conjunto de doutrinas, que pretende a total união do homem com a divindade, no movimento iniciado por Helena Blavatsky.

Ternário – Tudo o que é simbolizado pelo número três: Pai, Filho e Espírito Santo; Liberdade, Igualdade e Fraternidade; passado, presente e futuro; e, tantas outras. Em Maçonaria aparecem inúmeras vezes como: “Sabedoria, Força e Beleza”.

Terra - O quarto elemento da natureza, para os antigos, na Maçonaria, é representada pela “Caverna do Ritual de Iniciação” ao Grau “1”.

Tetragrama – Conjunto de quatro letras, para expressar a divindade sem pronunciar o seu nome. Em Maçonaria a mais usada é “IAVE”, que é a inicial da palavra hebraica “IOD”, ou seja “JEHOVAH”. Existem muitos tetragramas, como INRI, GADU e etc...(Ver URIM).

Teurgia – Movimento místico com o qual o homem colabora com Deus, para obter uma relação plena com os “espíritos celestes”, o que constitui uma espécie de magia.

Tevet – É o 4º mês do calendário judaico.

Tigre – Ferocidade, falsidade e traição.

Tishrei – É o 1º mês do calendário judaico.

Timbre – Carimbo próprio para autenticar documentos Maçônicos. Nos Graus Simbólicos, a tinta a ser usada é a de cor negra. Nos Graus Filosóficos, variam de cor conforme cada Câmara.

Toques – Sinais pelos quais os Maçons identificam a sua qualidade, bem como o Grau em que estão investidos. Os sinais são sempre seguidos por palavras que confirmam o “toque”, que por vezes são conhecidos por profanos.

Touro - Símbolo da força, nome de uma “constelação do zodíaco”. A carne bovina tornou-se uma das principais fontes da alimentação do homem, merecimento.

Trabalhos – São as ocupações dos Maçons, quando reunidos dentro dos Templos.

Traçar – Escrever ou redigir qualquer documento Maçônico.

Traje – Vestuário próprio que o Maçom usa nas várias cerimônias, que deve estar de acordo com o personagem que representa, e a época da ação. Usualmente o Maçom deve estar de terno, gravata, sapatos pretos e camisa branca.

Três – Número muito usado pelos Maçons, por representar equilíbrio, firmeza, tríade e tudo o mais que significa segurança, principalmente o triângulo eqüilátero e o “delta”, cuja presença é obrigatória nos Templos Maçônicos.

Trevas – Estado em que se acha o homem não Maçom, isto é o homem profano.

Tríade – Os três termos de um ternário; Deus, Pátria e Família; Nascer, Zenit e Ocaso; Passado, Presente e Futuro; e tantas outras.

Triângulo - Figura geométrica muito usada em Maçonaria, principalmente o triângulo eqüilátero, que é símbolo do equilíbrio. O “delta sagrado” é representado por um triângulo isóscele, unidade e triplicidade, “Deus”.

Tridente – Cetro do mitológico Netuno, terminado por três dentes. Em linguagem de Banquete Maçônico são os garfos, com que se come.

Tríplice triângulo - Trindade filosófica e geração.

Tri-pontuação – É usada em Maçonaria para abreviar palavras, e dificultar a leitura do texto por parte de profanos.

Trolha – Colher de pedreiro, considerada a mais importante ferramenta de um Mestre. Simbolicamente serve para alisar imperfeições, sendo um símbolo de fraternidade e tolerância.

Tronco de Beneficência – Caixa destinada a receber donativos, destinados a socorrer os necessitados.

Trono – Lugar situado no Oriente de um Templo, debaixo de um Docel, onde fica o Ven\Mestre de uma Loja.

Trono de Salomão – Assim é chamado à cadeira, onde tem assento o Venerável de uma Loja. Em cerimônia própria um Venerável eleito é Instalado no “Trono de Salomão”, sem o que não pode presidir Sessões, em que haja juramentos: Iniciação, Elevação e outros.

Tubalcaim – Filho do “Patriarca Lamec” foi o inventor das artes, e quem primeiro trabalhou com metais.

Tumim – Palavra sagrada usada por “Salomão”. Nome de uma espécie de espelho decomponente de luz espiritual, do que “Salomão” se valia para analisar o valor das pedras preciosas, bem como o valor espiritual dos homens que o cercavam.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "S"

S

Saco de Propostas e Informações ou Saco das Proposições - Bolsa que circula durante uma Sessão, para receber propostas, indicações e outras solicitações, que fazem os membros da Loja.

Sagração de Templo Maçônico – É a primeira “cerimônia” que se realiza em Templo, para torná-lo em condições de nele se realizar qualquer outra cerimônia Ritualística.

Sala dos Passos Perdidos – Assim é chamada a “sala de espera dos Templos”.

Salário – Em Maçonaria chama-se à concessão de um novo Grau, concedido ao Maçom, que recebeu todas as instruções do Grau em que está.

Salomão – Rei da Judéia, que por “Ordem Divina”, construiu o Magnífico Templo em honra a JEOVÁ, “Deus dos Judeus”.

Sandália – Calçado modesto composto de sola e correias, com que um profano se apresenta para a sua Iniciação Maçônica.

Sangria – Prova Simbólica, através da qual se ensina ao recipiendário a ajudar seus Irmãos, derramando para isso seu próprio sangue, se for necessário.

Santos dos Santos – Lugar no Oriente dos Templos, onde nas cerimônias dos Graus Inefáveis, é colocada a “Arca da Aliança”. (Ver Sanctus-Sanctorum).

São João Batista – Padroeiro do Rito Escocês Antigo e Aceito.

São João Esmoler – Canonizado como São João de Jerusalém, é tido como padroeiro do Rito Adonhiramita.

Sanção – Sinal de aprovação, que se dá em Loja.

Sanctus-Sanctorum – Santo dos Santos, o lugar mais sagrado dos Templos Antigos, é onde os Israelitas guardaram a “Arca da Aliança”. Aparece nos Graus de Perfeição do R\E\A\A\.

Santuário - Consciência.

Saudação Maçônica – É o Sinal que os Irmãos fazem ao entrar em Loja.

Schiboleth – Palavra hebraica, que significa “espiga de milho”.

Segredo Maçônico – São os conhecimentos passados ao Maçom, durante a sua carreira na Ordem, que só podem ser transmitidos a um bom Irmão.

Selo – É um selo com características de um Corpo Maçônico, aplicável em documentos como prova de que o valor da taxa correspondente fora paga. (Ver Timbre).

Sempe -Vivas – Flor tida como símbolo, da recompensa e da probidade.

Sentenças Morais – Frases colocadas nas “Câmaras de Reflexão”, para predisporem o espírito do Candidato à meditação.

Serpente - Símbolo da astúcia e da sabedoria aparece no Grau “25” do R\E\A\A\, que leva o nome de “Cavaleiro da Serpente de Bronze”. Na Bíblia é citada no episódio na fuga do Egito, a serpente ardente, que com seu veneno, matavam muitos hebreus; mas foram elas, que ensinaram a “Moisés” como curar muitos que foram mordidos por elas. Combate, bom gênio.

Sessões – Reuniões que os Corpos Maçônicos realizam; nos Graus Simbólicos são classificadas de: Econômicas, Extraordinárias, Magnas e Brancas.

Shevat – É o 5º mês do calendário judaico.

Sílex – Pedra da qual se tira o fogo necessário, para a “Sagração de um Templo Maçônico”.

Simbolismo – É o conjunto dos três primeiros Graus, Aprendiz, Companheiro e Mestre, que todos os Ritos, sem exceção, devem possuir.

Símbolo – Representação, por objeto ou gravura, de uma idéia ou ação que não é revelada a todos.

Sinais – São gestos que os Maçons usam, para se reconhecerem em qualquer parte do mundo, sem falarem o mesmo idioma. (Ver Toques).

Sinal de Socorro – Sinal que só é conhecido do Mestre-Maçom, para usá-lo em caso de perigo eminente, que não pode ser negado, mesmo com risco de vida.

Sisma – Divergência entre Lojas ou Irmão, que pretendem suplantar os demais.

Sivan – É o 9º mês do calendário judaico.

Soberano Grande Comendador – Título designativo das “Funções do Chefe Máximo de um Supremo Conselho, a Alta Câmara”, que governa os Graus Filosóficos de um Rito.

Sol – Astro que obrigatoriamente, é representado na “abóbada” de um Templo, em seu Oriente, de onde emana a Luz, fonte da vida, sem o qual nada existiria, é ainda jóia de um Grão-Mestre.

Sono – Uma Loja que deixa de trabalhar, entra em estado de “sono”, isto é Adormeceu.

Sublime Capítulo – Também chamado “Sublime Capítulo Rosa Cruz”, Câmara do Rito Escocês Antigo e Aceito, que confere os Graus “15 a 18”. A localidade onde trabalha um Capítulo é denominada “Vale”. Um Capítulo, também confere os Graus “4 a 14”, quando em um Vale não há Loja de Perfeição.

Supremo Conselho – É o Órgão Superior que, governa os “Graus Filosóficos” do R\E\A\A\, ou seja, do Grau “4 ao 33”. O nome deste Órgão varia nos demais Ritos conhecidos. O lugar onde existe um

Supremo Conselho recebe a denominação de “Zênite”.



*
*    *

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "R"

R

Raposa - Astúcia.

Real Arco – É um Corpo Filosófico, que governa o Rito de York, e é o quarto Grau desse Rito.

Receber a Luz – É o ato de se Iniciar na Maçonaria; simbolicamente retirar do Iniciado a venda do obscurantismo.

Recepção – Ato de Iniciar um Candidato.

Recipiendário – O Candidato que vai passar pelas “provas da Iniciação”.

Reconhecimento – É um documento, através do qual, duas ou mais corporações, reconhecem as suas legalidades de funcionamento.

Recreação – Suspensão dos trabalhos de uma Sessão de Loja Simbólica, por alguns minutos.

Régua – Símbolo da Perfeição, a de “24 polegadas”, lembra que devemos dividir e aproveitar o tempo: “8 horas” para o trabalho, “8 horas” para descansar e “8 horas” para instruir-se.

Regulamentos – Leis particulares de uma Loja, ou Corpo Maçônico.

Regularização – Ato pelo qual, um Maçom adormecido volta a atividade, também, quando são Instaladas as Lojas recém fundadas.

Reinstaladores – Irmãos, devidamente nomeados que Instalam de novo uma Loja Adormecida.

Rito – É o desenvolvimento de fórmulas usadas em cerimônias, costumes, ordens ou práticas de qualquer religião.

Romã - A família Maçônica.

Rosa - Segredo, discrição.

Rosa-Cruz – Antiga associação, pseudo “Cavalaria Templária”. (Ver Cavaleiro Rosa Cruz).

Roxo - Afeição, caridade.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "Q"

Q

Quadrilongo – Assim é chamado o retângulo, que forma o contorno de um Templo. (Ver Pontos Cardeais).

Quadro da Loja – Número de Irmãos que compõem uma Loja.

Quatro – Número importante para os Maçons, principalmente pelo tetragrama “IEVE”, cuja inicial é “IOD”, lembra ao Aprendiz as quatro “provas” por que passou.

Questões – Perguntas que se fazem ao Neófito, durante a Iniciação.

Querubins – São citados em vários Rituais, destacando-se o quarto Grau do R\E\A\A\, quando descreve a ARCA DA ALIANÇA, “Debaixo das Asas dos Querubins”.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "P"

P

Padrinho – Assim é chamado, pelo Candidato, o Maçom que o apresenta a uma Loja, para ser Iniciado, ou Maçom responsável por um Lowton.

Painel – Quadro onde estão gravadas figuras alegóricas, que servem de instrução a cada Grau.

Palavras – São vocábulos que caracterizam Graus ou Funções em todos os Ritos como: “Palavra de Passe, Palavra Semestral, Palavra Sagrada, Palavra de Reconhecimento” e muitas outras.

Palavra de Ordem – É aquela que é dada periodicamente em Altos Graus.

Palavra Misteriosa – Palavra para identificação em alguns Altos Graus.

Palavra Semestral – Palavra concedida pelo Grão-Mestre às Lojas, cada seis meses, que é passada de modo especial a todos os membros da mesma, para poder provar sua freqüência. (Ver Cadeia de União).

Pão - É o alimento do corpo, aparece em alguns Graus Filosóficos do R\E\A\A\.

Paramento – Nas Lojas são: “o Livro da Lei, o Compasso e o Esquadro”. Para o Maçom são as suas alfaias. Passagem – (Ver Interstícios).

Passos – Cada Grau tem seus “passos misteriosos”: sinais, toques e palavras para identificação.

Past-Master – Ex-Venerável de uma Loja. È o nome dado ao primeiro Grau do Rito de York, depois do Grau de Mestre.

Patente – Diploma que se concede aos Irmãos, que chegam aos Graus “30, 31, 32 e 33”.

Pátria - A Maçonaria respeita a nacionalidade de cada um dos seus membros, embora seja internacional.

Patrono – A Ordem respeita a antiga prática de adoção de um Santo Patrono, para cada corporação assim como, São João é o Patrono da Maçonaria, como ainda é admitida hoje.

Pavão - Vaidade.

Pavimento de Mosaico – É formado de ladrilhos quadrados, brancos e pretos, e simboliza a estreita união que deve existir entre todos os Maçons, apesar da diferença de nacionalidade, credo e opiniões.

Paz – Doutrina Maçônica que contraria toda e qualquer espécie de violência.

Peça de Arquitetura – Discurso, relato, ou trabalho escrito, lido dentro de um Templo.

Pedra Angular – É o começo das construções, princípio sobre o qual descansa a Ordem.

Pedra Bruta – Imperfeição, pedra na qual se exercitam os AApr\.

Pedra Chata – Moeda de ouro, prata, cobre, níquel ou papel.

Pedra Cúbica – Pedra sobre a qual se exercitam os Companheiros.

Pedra Filosofal – Foi e será sempre o ideal de todos, para que se viva bem com saúde e completa felicidade.

Pedra Polida – Ata dos trabalhos de uma Loja, pedra trabalhada pelos Mestres.

Pedra Angular - Amor fraternal. Pedra fundamental de um Templo.

Pelicano - É o principal símbolo do Grau “18” , como representação do sacrifício por ter sido considerado como a ave, que alimentava seus filhotes com a carne de seu próprio peito, caridade.

Pena de Morte – No passado à pena de morte existia, para todos os traidores em geral, hoje a Ordem Maçônica não possui em sua legislação a tal penalidade.

Pentáculo – Estrela de cinco pontas, formando no centro um pentágono. (Ver Estrela de Cinco Pontas).

Pentágono – Figura geométrica de cinco lados iguais, usada na jóia do Grau “32” do R\E\A\A\.(Ver Estrela Flamejante ou Resplandecente).

Pentalfa - Paz, amizade fraternal. (Ver Estrela de cinco pontas).

Perfeição – É o Grau de Excelência a que pode chegar uma coisa.

Perfume – Data da mais remota antiguidade o uso do perfume. Os egípcios foram os primeiros a usarem os aromas, para os ofícios aos deuses.

Perpendicular - Igualdade, retidão.

Perpétuas - Probidade.

Peristilo – Frente ou entrada de um Templo.

Personalidades – O homem tem três personalidades: a divina, a racional e a irracional.

Phoenix - (Ver Fênix).

Pilares – No sentido figurado são cincos em uma Loja: o Ven\, os Vigilantes, o Orador e o Secretário.

Pinças – Espivitador (peça de apagar velas).

Pincel – A pena de escrever para os Maçons.

Pirâmide – Monumento de pedra, que tem a forma triangular, mas pode haver mais de três faces.

Placet - É o documento dado por uma Loja, através do qual, declara que um Irmão se desligou do seu Quadro.

Plenitude dos Direitos Maçônicos – Diz-se do Maçom que é Exaltado ao Grau “3” de qualquer Rito conhecido.

Polir – Escrever, redigir. (Ver Buril).

Pontos Cardeais – Assim são chamados os quatros lados de um Templo Maçônico.

Pontos Geométricos - Perfeição, regularidade.

Pomba - Símbolo da paz. Foi a ave que “Noé” soltou após o dilúvio e, que voltou com um “ramo de oliveira”, anunciando que as águas haviam desaparecido da superfície da terra.

Pórtico – Duas ou mais “Colunas” encimadas por um delta, ou trave que se põe na entrada de um Templo.

Pórtico do Templo – Sala que precede à “Sala dos Passos Perdidos”.

Potência – Maçonicamente é o Órgão Soberano, que governa um conjunto indeterminado de Lojas Simbólicas, ou de Corpos Filosóficos.

Prancha – Carta, ofício, ou qualquer comunicado escrito Maçônico.

Prancha a Traçar – Papel de carta em branco.

Profano – Todo e qualquer indivíduo não Maçom.

Prova da Água – Uma das “provas” a que se submetem os Iniciados, para poderem receber as Instruções Maçônicas.

Prova da Terra – É a primeira “prova” por que passa o Candidato, para lembrar-lhe entre outras coisas, que somos mortais, e os compromissos que vai assumir para com a Ordem.

Prova de Fogo – “Prova” por que passaram os Iniciados, para se tornarem aptos a ingressar na Maçonaria, uma das formas de purificação simbólica.

Prova do Ar – È a que é submetido o Iniciado, na primeira das três viagens que faz durante a Iniciação.

Punhal – Em Maçonaria lembra ao Candidato que, deve se enfrentar, de todas as maneiras, as dificuldades da vida. Lembra ainda a vingança.

Purificação - Em Maçonaria lembra que o Maçom deve tirar de si todo o sentimento do mal.

Purificar – Fazer passar pelas “provas” da Iniciação: terra, ar, água e fogo.

Púrpura - Dignidade de mando e jurisdição.

Preto - Tristeza, morte, circunspeção.

Prova do Ar – Prova com ruídos e sons de fenômenos da natureza, que modernamente nos chama a atenção para as dificuldades que o homem tem de enfrentar.

Prumo – (Ver Perpendicular).


*
*    *

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "O"

O

Obreiros – Simbolicamente todos os Maçons são Obreiros de sua Loja, que trabalham para a reconstrução do Templo Social.

Obrigação – Juramento ou compromisso de fidelidade à Ordem e aos seus Regulamentos.

Ocidente - Lado do Templo onde se situa a porta de entrada do mesmo.

Oficial de Loja – Maçom que exerce Cargo em Loja.

Oficialmente – Trabalhar dentro e fora do Templo, em desempenho de seu Cargo ou missão.

Oficina – Assim são designadas todas Corporações Maçônicas, quando em trabalho.

Old Charge – Leis antigas.

Olho Aberto – Sabedoria.

Oliveira – Planta sagrada da antiga Grécia, símbolo da paz, muito usado no R\E\A\A\. Recompensa da fidelidade.

Oração – São as expressões evocativas, suplicantes ou gratulatórias, como as dos Maçons que não se empenham em uma empresa, sem invocar o nome do G\A\D\U\

Orador – Oficial da Loja que representa o “Ministério Público”, e como tal é o “Guarda da Lei”.

Ordem – Assim são chamadas as coletividades que se voltam para um fim benemérito, daí o título de “Ordem Maçônica”.

Ordem do Dia – É o trabalho programado para uma “Sessão Maçônica”.

Oriente – Em Loja é o lugar onde tem assento o Venerável, onde se achava o Santo dos Santos, cidade onde se situa uma “Loja Simbólica”.

Orla Dentada – É a figura que circunda o Pavimento Mosaico de um Templo Maçônico, simboliza amor.

Ornamentos – Em Maçonaria são muitos, tais como: Pavimento Mosaico, Estrela Flamejante, Corda de
Oitenta e Um Nós e etc...

Ósculo – Amizade.

Ósculo Fraternal – Beijo de acolhimento fraternal, de paz e de fraternidade, em vários Graus.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "N"

N

Nadir - Ponto que se supõe ficar no centro da terra, sob os nossos pés, oposto ao Zenit, (este termo aparece em vários Rituais).

Negro – Cor do luto nos Graus Simbólicos.

Neófito – Nome dado ao Iniciado, durante a cerimônia de Iniciação. (Ver Candidato).

Ne Varietur – Assinatura que um Maçom coloca em seus documentos, diplomas e certificados

Maçônicos, para afirmar a autenticidade dos mesmos.

Nissan – É o 7º mês do calendário judaico.

Nível – Igualdade entre os Maçons, e também a “jóia” do 1º Vigilante.

Nome Simbólico – Nome adotado por Maçom, para dificultar a sua identificação, o que foi usado num passado remoto.

Norte – Lado menos iluminado do Templo, onde têm assento os Aprendizes.

Números – Os números tem largo uso em Maçonaria, do “1 ao 81”, destacando-se os “3, 5, 7 e 9”.


*
*    *

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "M"

M

A letra “M” é a abreviatura de “Mestre, Maçom e Maçonaria”; repetida M\M\ é a abreviatura de “Mestre Maçom”, ou MM\MM\ que é o plural de Mestres Maçons.

Mac-Benac – Palavras hebraicas que significam “a carne se desprende dos ossos”. Suas iniciais são obrigatórias nos aventais dos Mestres.

Maço – (Ver Malhete).

Maçom Ativo – São os Irmãos que pertencendo a uma Loja Simbólica, nela trabalham regularmente.

Maçom Inativo – É o Irmão que tendo passado pelas “provas” da Iniciação, afasta-se regularmente de sua Loja (Ver Adormecer).

Maçom Irregular - É o profano Iniciado em uma Loja, não pertencente a uma Potência Regular, ou que regularmente Iniciado venha pertencer a uma Loja espúria.

Maçonaria dos Altos Graus – São as práticas Maçônicas dos Graus Filosóficos dos diversos Ritos, que completam os Graus Simbólicos. No R\E\A\A\ Os Altos Graus dividem-se em quatro Câmaras: “Lojas de Perfeição, Sublimes Capítulos, Conselho de Kadoch, Consistórios, e ainda o Supremo Conselho”, este último, constituído só por Irmãos investidos no Grau “33”.

Maçonaria Feminina – Embora os “Landmarks” proíbam a Maçonaria Feminina, ela existe desde 1774, quando na França se estabeleceu a “Loja de Adoção”, para recepcionar mulheres, trabalhando com quatro Graus: “Aprendiz, Companheira, Mestra e Mestra Perfeita”. Em São Paulo, já existe um “Grande Oriente Feminino”, que mais cedo ou mais tarde, será totalmente reconhecido oficialmente.

Malhete – Martelo de forma especial. Entre os Maçons é o emblema do poder, em Loja é usado pelo Venerável e pelos Vigilantes. Trabalho, força, poder, autoridade.

Medalha Cunhada – Para os Maçons é o dinheiro corrente no país, ouro, prata ou cobre.

Meia Noite – Hora simbólica em que se encerram os trabalhos de uma Loja.

Meio Dia – Assim também é chamado o Sul de um Templo, lugar onde tem assento os Mestres, quando em trabalhos regulares. É a hora de iniciarem-se os trabalhos de uma Loja, no Templo é a parte mais iluminada.

Membro Ativo – É o Maçom que pertence a uma Loja, nela está investido nos seus direitos e obrigações.

Membro Correspondente – O Maçom Ativo que se ausenta do seu Oriente, mas não se desliga de sua Loja é considerado membro correspondente.

Membro Cotizante – É o Irmão que contribui com mensalidade, para com a sua Loja.

Membro de Honra – Título que se confere aos Irmãos, que de alguma forma prestam serviços a uma Loja, que não a sua.

Membro Honorário – Título que um Corpo Maçônico concede a um Irmão, que se destaca na Ordem; ou que atinge idade provecta, que prestou relevantes serviços ao Corpo, que concede essa honraria.

Membro Inativo – É o Maçom que por alguma razão, é desligado de sua Loja, e não se filia a outra.

Membro Regular – É o Maçom que está inscrito, e freqüentando regularmente sua Oficina.

Mesa – Céu, época solar.

Mestre – É o nome que se dá aos Maçons, investidos no Grau três de qualquer Rito conhecido.

Mestre de Banquetes – É o funcionário da Loja encarregado de organizar os águapes, e os Banquetes Ritualísticos.

Mestre de Cerimônia – É um dos importantes Cargos de uma Loja, dele depende a regularidade e brilhantismo das cerimônias; principalmente as Magnas.

Mestre Maçom – É o Irmão investido no Grau “3”, de qualquer dos Ritos Regulares.

Metais – Moeda corrente, ouro, prata, cobre e outros. (Ver Medalha Cunhada).

Mistérios – São os ensinamentos destinados aos Iniciados de todas as épocas, como os mistérios de Zeus, os de Dionísio e muitos outros Rituais, práticas e cerimônias Maçônicas.

Morte Civil – É o desprezo total que os Maçons votam a um Irmão perjuro.

Mundo Profano – É considerado como mundo profano o ambiente ou a sociedade não Maçônica, o que de forma nenhuma deve ser tomado com uma expressão pejorativa. Fora dos Templos, todos os Maçons fazem parte do “Mundo Profano”.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "L"

L

Lágrimas Brancas - Saudades.

Landmarks – São princípios imutáveis, que determinam todas as Leis que governam a Ordem.

Latitude – Os “Supremos Conselhos” do R\E\A\A\, determinam onde se situam suas sedes, sobre o globo terrestre; para datar seus documentos, indicando a longitude e latitude onde se situam.

Leão - Símbolo da força e do poder, é o nome de uma das constelações do zodíaco. Aparece no R\E\A\A\ muitas vezes, principalmente no Grau “20”, como símbolo da discrição, e no Grau “27” como guardião das chaves misteriosas; valor.

Lebre – Timidez.

Leo Taxil – Jornalista e farsante francês, que não conseguindo entrar para a Ordem, passou a atacá-la, por livros e artigos, relacionando-a como o culto “Bafomet”, ou seja, ao “diabo”.

Leste – Dentro do Templo, é o lado esquerdo, de quem do Oriente olha o Ocidente ou o Sul.

Levantar Colunas – Dizem-se quando se funda uma Loja, ou quando se reativa os trabalhos de uma Loja adormecida.

Lira - Símbolo da música. É a jóia do Irmão encarregado da música, durante as Sessões de uma Loja.

Livre e de Bons Costumes – É a qualidade que deve ser inerente a todos aquele que desejam serem Maçons. No passado, “ser livre”, queria dizer: não ser escravo. Modernamente quer dizer: não estar preso a preconceitos.

Livro da Lei Sagrada – (Ver Bíblia).

Livro de Arquitetura – Livro especial para registro de balaústre das Sessões Maçônicas.

Livro de Presença – Livro para tomada de assinaturas dos Irmãos, presentes às Sessões de uma

Loja. Cada Loja deve possuir dois livros de presença: um para os Irmãos do quadro, e o outro, para os visitantes.

Livro Negro – Assim é chamado o registro dos profanos, recusado por uma Loja; e aos Maçons que por qualquer motivo, sejam eliminados da Ordem.

Liz – Candura.

Lobo - Crueldade.

Loja – São chamadas as reuniões dos Maçons, quando regularmente reunidos dentro dos Templos. (Ver Loja Aberta).

Loja Aberta – Diz-se de uma Sessão de Loja, quando regularmente aberta de acordo com o Ritual, e com a presença de no mínimo de sete Irmãos.

Loja de Perfeição – É a Câmara do R\E\A\A\, que confere os Graus Filosóficos (do Grau “4 ao 14”). A localidade onde trabalha uma Loja de Perfeição tem tratamento de “Vale”. A exemplo de um “Sublime Capítulo”, que também é denominado “Vale”, o lugar onde trabalha.

Loja Irregular – É uma Loja formada por Maçons, que transgridem as “Leis Maçônicas”, mas que trabalham sem estarem subordinadas a uma Potência Maçônica Regular.

Loja Mãe – É a Loja na qual o Maçom foi Iniciado.

Loja Simbólica – É a primeira Câmara do R\E\A\A\, que tem a responsabilidade de iniciar Candidatos nos “Mistérios Maçônicos”. Elevá-los ao Grau “2” e Exaltá-los ao Grau “3”.

Lojas da Correspondência – Lojas subordinadas a uma Potência, que trabalham regularmente.

Lojas de Adoção – São as Lojas Maçônicas de senhoras, que se estabeleceram na França em 1772. No Brasil, já existem essas Lojas, e até um “Grande Oriente Feminino”, que não é oficialmente Maçonaria Feminina.

Lojas de Instrução – É a Loja quando reunida para estudo das coisas Maçônicas.

Lótus - Planta sagrada, para muitos povos do passado principalmente na Índia. É a principal flor adotada como símbolo pelo “Rito Adonhiramita”.

Louro - Para os gregos foi à “planta sagrada” símbolo da vitória e do triunfo, ainda hoje é usada para a confecção de coroas que cingem os vencedores de provas esportivas. Em Maçonaria aparece em muitos símbolos, principalmente em “estandartes”. Recompensa do Mérito.

Lua - É considerada como “símbolo do princípio feminino do universo”, constância e regularidade.

Luvas – Candura. As brancas, usadas nos Graus Simbólicos, constituem no símbolo da pureza. Variam de cor nos diversos Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Luz - Simbolicamente se recebe de uma Loja, durante a cerimônia de Iniciação. Significa a verdade ou o conhecimento de todas as virtudes.

Luzes – Luzes de uma Loja são: o Venerável, os dois Vigilantes, o Orador e o Secretário.

Luzes Inanimadas – É o livro da “Lei Sagrada”, o Compasso e o Esquadro.

Luzes Materiais ou Litúrgicas – São as que servem para iluminar os Altares de uma Loja.

Luzes Místicas – São em números de três que devem circundar o Altar do Juramento.

Lowtons – Filho de Maçom, adotado por uma Loja Regular, que se incumbe da instrução e sustento do mesmo, até que se torne maior de idade.


*
*    *

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "K"

K

Kabala (Cabala) - Ocultismo tradicional dos israelitas, transmitido oralmente pelos hebreus nos Templos bíblicos.

Kadesch - Santo um dos grandes nomes de “Deus” do Rito de Heredon.

Kadmon - Segundo a antiga filosofia era uma emanação primitiva, e segundo a também antiga cabala é a imagem de “Deus”.

Kadosch - Cavaleiro Kadosch, serve para designar o Grau “30” do R\E\A\A\ (esta palavra é largamente usada nos vários Ritos da Maçonaria). Santo purificado.

Kama-Rupa – O instinto animal, a sede dos desejos sensuais que leva o homem a nivelar-se tão somente como macho.

Kanuca - Grau “69” do Rito de Menfis.

Karma - É a “Lei da causa e efeito”. Esta doutrina é o que determina a modificação do espírito em cada encarnação.

Ki ou Kaki - Palavra escrita sobre o túmulo de “Hiram Abiff”, representado por um quadro da Loja de Secretários Íntimos.

Kilwining - Assim se chamou uma torre da Escócia, que foi a primeira construção dos Maçons, naquele país.

Kislev - Nome do 3º mês do calendário hebraico, que também é usado na Maçonaria.



*
*    *

Dicionário da Maçonaria "J"

J

Jacques DeMolay – Último Grão-Mestre da “Ordem dos Templários”, que foi condenado à fogueira, quando da destruição da Ordem, pelo Papa Clemente V, aliado ao rei Felipe o Belo. (Ver Templários).

Jakin – Palavra hebraica que significa: estabilidade, firmeza ou força. Que se traduz - “minha força está em Deus”. Jakin foi o quinto filho de “Salomão”. A inicial de seu nome figurou em uma das “Colunas de Salomão”, cujo uso, se conserva até hoje nos Templos Maçônicos.

Janelas – São as três aberturas que figuram no painel da Loja de Aprendiz, para lembrar por onde os antigos Maçons observavam a marcha do Sol.

Jeová – “Deus” dos judeus, “Mitra” dos persas, “Osíris” dos egípcios, “Théos” dos gregos e G\A\D\U\ para os Maçons.

Jóia – Existem várias: “jóia da Loja, jóia da Ordem, dos Graus e jóia dos Cargos e Funções”; variam conforme o Rito que se pratica.

Justa e Perfeita – Diz-se de uma Loja regularmente constituída, isto é, a que é composta de no mínimo de “sete” Mestres.


*
*    *

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dicionário da Maçonaria "I"

I

Idade Civil – De conformidade com os regulamentos conta-se para ingresso na Ordem, e alcançar alguns Graus ou Cargos na hierarquia Maçônica.

Idade Maçônica – Conta-se em anos a partir da data da Iniciação; em alguns casos prevalece para a ocupação de Cargo.

Ignorância – Um dos flagelos da humanidade, que a Ordem pretende exterminar, por ser uma das causas que afligem o homem.

Igualdade – Uma das três palavras que formam uma das “Trilogias Maçônicas” - Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

Ilustre Irmão – Tratamento que se dá a um Irmão investido no Grau “33’; ou que ocupa posição de relevância na Ordem, ou no mundo profano”.

Inamovibilidade – Condição estabelecida na França em 1725, que considerava vitalícios altos cargos, inclusive o de Venerável; que podia nomear ou cassar arbitrariamente qualquer Cargo. Esta condição permaneceu até 1772, quando houve um grande cisma na “Grande Loja da França”.

Inativo – Assim é chamado o Maçom, que deixa de pertencer a uma Loja Regular.

Inauguração – É a cerimônia regulada por Rituais próprios, que se faz para dar uso aos edifícios Maçônicos recém construídos.

Iniciação – Cerimônia para admissão de um profano, nos “Mistérios Maçônicos”.

Iniciado – Aquele que passou pela cerimônia de Iniciação.

Insígnias – Fitas, faixas, colares, jóias e outros paramentos pessoais dos Maçons, para uso nos diversos Graus.

Instalação – Cerimônia especial para regularizar uma Loja recém fundada, dando-lhe caráter de Loja Regular, ou para instalar os Veneráveis eleitos.

Instância – Estado no qual se acha uma Loja que, tendo sido fundada, aguarda os trâmites legais para a sua regularização.

Instrução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.

Interpretação - A interpretação dos símbolos e alegorias Maçônicas constitui um difícil estudo, pois depende muito do preparo de cada Irmão; quer intelectual ou científico.

Interstício – Espaço de tempo que medeia dois atos de uma Loja. Espaço de tempo que separa a colação de dois Graus, na escala de cada Rito.

Introdução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.

Intuição – Chama-se intuição a capacidade do homem, que o faz intermediário do raciocínio dedutivo, intuitivo ou por analogia, que o leva a uma percepção exterior.

IOD – Inicial de “IEVÉ”, colocada no centro do “delta sagrado”, para os judeus é a inicial da palavra “JEOVÁ”.

Irmão – Tratamento Maçônico que é mantido entre os Maçons de todo o mundo.

Irmão Gêmeo – Diz-se do Irmão ou Irmãos Iniciados na mesma Sessão.

Irmãos da Harmonia – Irmão músico ou cantores que abrilhantam as cerimônias Maçônicas.

Irregular - É o Iniciado em Loja clandestina, ou aquele que freqüenta uma Loja, sem a ela pertencer.


*
*    *

Dicionário da Maçonaria "H"

H

Harmonia – Música, concórdia e amizade entre os Irmãos da Ordem.

Hierarquia – Em Maçonaria são duas: “as dos Graus e as dos Cargos”. A primeira ensina aos Maçons respeitar os IIr\ de Graus Superiores; e a segunda, a respeitar os Cargos que exercem.

Hieróglifos – Escrita antiga do Egito, que conservada como mistério, acabou sendo decifrada após anos de estudos.

Hiram Abif – Arquiteto a quem “Salomão” confiou a construção do seu Templo, morreu assassinado por três maus operários que estavam a suas ordens.

Homem – O único animal racional que “Deus” criou, nele há três princípios: a alma, a vida e o corpo.

Honras – São prestadas às autoridades, na entrada dos Templos, quando em visitas; sendo reguladas pelo protocolo próprio conforme o Cargo ou missão que vão desempenhar.

Hospitaleiro – É o oficial da Loja incumbido de receber os donativos, para socorros aos necessitados, bem como visitar os Irmãos enfermos.

Humanidade – O cérebro da terra.

Huzza – Grito de alegria dos Maçons do R\E\A\A\. Esta palavra, com as muitas variações de Rituais tomaram várias grafias, mas não são corretas.


*
*    *