terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Aventais Ornamentados e de Linho

Por volta de 1815 a Grande Loja, resolveu que, “Mestres e Vigilantes das lojas particulares poderiam usar seus aventais de linho branco com seda branca, e muitos poderiam usar suas jóias com galões sob o pescoço”. Há registro dessa resolução, em 1738, na primeira referência ao avental dentro das constituições.
Existem várias histórias de velhos aventais, no período de 1780 – 1790 os aventais eram altamente decorados e os dos antigos traziam os símbolos de seis a sete graus. Todos estes graus eram conferidos sob a garantia da ordem.
Os primeiros aventais não tinham decorações nenhuma, sem galões e certamente sem borlas, rosetas ou nível. Como não é sabido quando e como as rosetas vieram a ser acrescentadas aos aventais, todavia existe uma suposição de que elas foram adotadas como meio de distinguir os Graus dos Irmãos (isso depois de 1725 quando foi criado o grau de mestre).
Os aventais mais antigos com rosetas estão no museu Maçônico e são indiscutivelmente, do período após 1815, enquanto os de níveis são de 1800 em diante.
Os “Tassel”(DUAS FITAS PARALELAS TERMINADAS EM BORLAS), como temos hoje em dia, surgiram em 1850, após a União das Duas Grandes Lojas Rivais (1816), sofreram ainda a transformação das Borlas, em Sete Pingentes de Prata, para cada lado. Significando cada Grupo de Sete Esferas de Prata:

– As Sete Artes e Ciências Antigas (liberais):
1 – A Gramática;
2 – A Retórica;
3 – A Lógica;
4 – A Aritmética;
5 – A Geometria;
6 – A Astronomia;
7 – A Música.

A outra – Os Sete Planetas Conhecidos na Antiguidade:
1 – A Lua (para os antigos a Lua era um Planeta);
2 – Mercúrio;
3 – Vênus;
4 – Marte;
5 – Júpiter;
6 – Saturno;
7 – Urano.

Como já dito antes essas duas paralelas tem origem na Inglaterra (no Rito de York), e é usado até hoje nas Lojas deste Rito, no mundo todo.



*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário