O Grau 4, o de Mestre Secreto, é uma continuação do 3 (Mestre Maçom). O candidato (Mestre Maçom) é levado vendado à Loja de Perfeição, onde é Iniciado neste Grau.
O Grau é dedicado por excelência ao sigilo e ao segredo, e por todo o seu desenrolar chora-se a morte por assassinato do Mestre Hiram. Os culpados ainda não foram punidos, encontrando-se foragidos.
É um Grau Bíblico-Místico-Lendário. O Mestre Secreto é recebido debaixo do loureiro e da oliveira onde, em companhia dos Irmãos, derrama lágrimas ao deparar-se com o túmulo de Hiram.
1 - Ornamentação da Loja
A Loja é decorada em preto, com lágrimas brancas e representa o Sanctum e o Sanctum- Sanctorum do Templo de Jerusalém. No Oriente encontramos a Arca da Aliança, o Altar dos Perfumes, o Altar dos Pães da Proposição, o Candelabro de 7 velas (menorá), a Urna do Maná e o Bastão de Aarão. (Detalhes extraídos da Bíblia.)
O Venerável (Três vezes Poderoso Mestre) e há apenas um Vigilante, uma vez que Hiram está morto e ainda não foi substituído.
2 - Mistérios do Grau
PALAVRAS
- SAGRADA - Iod, Adonai e Ivah (as três palavras representam a divindade)
- PASSE - Ziza
SINAIS
- ORDEM - Colocar o dedo indicador e médio direitos sobre os lábios.
- SAUDAÇÃO - Estando assim à ordem, baixar a mão e voltar à mesma situação. Se o interlocutor quiser responder, fizer o mesmo sinal com a mão esquerda (este é o Sinal de Segredo).
- TOQUE - Entremear a face interna da perna direita com a face interna da perna esquerda do interlocutor. Fazer a Garra de Mestre, deslizando a mão até o cotovelo e apertar sete vezes.
-BATERIA - Dar sete pancadas, por seis e por uma (!!!!!! !).
-IDADE - Três vezes 27 anos completos.
-TRABALHO - Da madrugada à meia-noite.
3 - Insígnias do Mestre Secreto
Avental - Branco com o cordão e debrum negro, com ramos entrelaçados de oliveira e laurel com a letra Z no meio.
Na abeta azul tem um olho sobre fundo radiante, na cor dourada.
Fita - Fita azul, forrada de negro, colocada a tiracolo e tendo como Jóia uma chave de marfim com a letra Z.
A Jóia do Mestre Secreto está inteiramente de acordo com as prescrições do Grau. A chave é o principal Símbolo do silêncio e da discrição e o marfim é um Símbolo de poder, da pureza e da sabedoria.
A letra Z é a inicial da Palavra de Passe, que por sua vez também é uma espécie de chave que abre a Loja ao Mestre Secreto.
Indumentária - Todos os Irmãos estarão vestidos de preto.
*
* *
Admiro sua intenção de ilustrar a verdadeira obra maçônica, agora, tentar expor seus segredos é algo passivo de muito cuidado...
ResponderExcluirGoteira
ExcluirÉ triste saber que alguém sem compromisso com a maçonaria e para com a sociedade tente desmistificar nossos trabalhos.
ResponderExcluirOnde é que está a fonte bibliográfica? Quando nos comprometemos informar algo temos que fazê-lo. A maçonaria já deixou de ser secreta a muito tempo. Assim, é bom informar a fonte para aqueles que estão buscando conhecimento verdadeiro saibam de onde estão retirando as informações.
ResponderExcluirJuraste jamais revelar nossos secreto. Porquê faz isso?
ExcluirPQ. É EMBUSTEIRO. não sabe nada , Maçonaria é presencial....
ExcluirMelhor resposta. Nenhum segrego é segredo fora do templo. Quem está lá dentro de corpo e alma sabe que nada tem valor se não acompanhado da força geradora da ação. Tudo bobagem.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAbsurdo esse tipo de situação, que sirva de exemplo aos padrinhos! Lembrem que Maçonaria é coisa pra Homens de verdade e não pra esse tipo de sujeito!
ResponderExcluirEm relação ao SIGILO e SEGREDO, vê-se que o autor do Blog não aprendeu absolutamente nada. Enfim, um profano de Avental, a cujo "REAL SEGREDO" jamais terá alcance.
ResponderExcluirComo disse o Gilberto, um profano de avental. Lamentável.
ResponderExcluirProfano de avental não!!! Idiota de avental. É por homens assim que o País está como está. Verdadeira escória da humanidade!!!!
ResponderExcluirInfelizmente vejo que o juramento o irmão se é que posso lhe chamar assim jamais se comprometeu realmente a maçonaria não é isso
ResponderExcluirInfelizmente vejo que o juramento o irmão se é que posso lhe chamar assim jamais se comprometeu realmente a maçonaria não é isso
ResponderExcluirInfelizmente vejo que o juramento o irmão se é que posso lhe chamar assim jamais se comprometeu realmente a maçonaria não é isso
ResponderExcluirInfelizmente vejo que o juramento o irmão se é que posso lhe chamar assim jamais se comprometeu realmente a maçonaria não é isso
ResponderExcluirSe pudéssemos vislumbrar o mínimo que fosse o objetivo das ordens secretas não estariam julgando o irmão que publicou algo que já tem.A maçonaria se dá pelo viver o ritual, e não apenas de ler
ResponderExcluiro significado da maçonaria acontece não pelo simples ler e pescrutar, mas sim através da iniciação. Quem não for iniciado, poderá ler mil vezes o conteúdo que o lado esotérico deste não o alcançará.Precisamos amadurecer e rever nossos conceitos antes de sair por aí atirando pedras brutas em nossos irmãos que com muito respeito procuram esclarecer não instruídos sobre muitos tabus e preconceitos que acompanham nossa ordem.Fraternidade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFica claro que bons costumes são dignos de pessoas que por si se designam fieis em manter segredo aquilo que lhes é passado para aprendizado e não exposto de forma espontânea. Se por si tens entendimento de sociedade secreta não necessitas expôr a pessoas simples que não tem ideia de que se tratam tantas informações, não é uma religião que é aberta a qualquer cidadão que não tem conhecimento filosófico e nem tem ideia de suas origens e raízes. Antes de divulgar coisas que vão alem de sua compreensão não custa consultar a ética.
ResponderExcluirFica claro que bons costumes são dignos de pessoas que por si se designam fieis em manter segredo aquilo que lhes é passado para aprendizado e não exposto de forma espontânea. Se por si tens entendimento de sociedade secreta não necessitas expôr a pessoas simples que não tem ideia de que se tratam tantas informações, não é uma religião que é aberta a qualquer cidadão que não tem conhecimento filosófico e nem tem ideia de suas origens e raízes. Antes de divulgar coisas que vão alem de sua compreensão não custa consultar a ética.
ResponderExcluirA bibliografia que não foi citada, é o Ritual do Grau 4. Se todos os iniciados receberam o referido ritual, qual a necessidade de torna-lo público? Qual a intenção do blogueiro em revelar as palavras, gestos e sinais que prometeu guarda-los sob sigilo? Estamos diante de um perjuro, um pérfido. A Lei Maçônica deveria alcança-lo. Quem o conhece deveria denunciá-lo. Perjuro é crime grave na Ordem.
ResponderExcluirS.·. F.·. U.·. FICAR DEBATENDO EM PUBLICO O QUE ESTA DESCRITO AQUI, CREIO QUE DA MAIS FORCA PARA O BLOGUEIRO.
ResponderExcluirVerdade!
ExcluirSó rindo, o único que apoiou a divulgação não se identificou.
ResponderExcluirUm infeliz e frustrado. Sinto muito por seres um profano.
ResponderExcluirUm infeliz e frustrado. Sinto muito por seres um profano.
ResponderExcluirTudo que foi dito, é tudo aquilo que já se encontra em inúmeros livros vendidos por aí.
ResponderExcluirQuando "um" diz que água é vinho, pode ser um ou outro.
ResponderExcluirQuando "muitos" dizem que água é vinho, realmente poderá ser vinho.
Cuidado...IIR.'.
Quando "um" diz que água é vinho, pode ser um ou outro.
ResponderExcluirQuando "muitos" dizem que água é vinho, realmente poderá ser vinho.
Cuidado...IIR.'.
Concordo meu Ir.'. Se ninguém se manifesta, logo não se há comprovação se tais informações são reais ou não, agora se tantos reprovam... onde há fumaça, há fogo!
ExcluirJurastes preferir a g.'. c.'. a revelar nossos segredos, e mesmo assim os revela.
ResponderExcluirLAMENTÁVEL!
ResponderExcluirLAMENTÁVEL!
ResponderExcluirNa minha opinião o maior segredo da nossa arte real e o amor fraternal de irmãos que temos um pelo outro, esse segredo os profanos descobrirão jamais. Os nossos rituais não são secretos, são restritos, portanto podem ser acessado em algum momento por profanos. Precisamos dismestificar muitas coisas na Maçonaria, estamos na era da informação e precisamos informar e informar bem os curiosos de plantão.
ResponderExcluirUma vez que não consegue manter um juramento, se perde o respeito pelo mesmo, só isso!
ResponderExcluirÉ curioso um 'mestre secreto' (em minúsculas mesmo) divulgar pretensos segredos....lamentável sr. ismael stteffano caragua.
ResponderExcluirSão pedras brutas, sem nenhum aparo ou polimento e buscam ostentar o brilho que não é deles e que, talvez, nunca venham a possuir. Será que tais pessoas não aprenderam ss, pp e tt? Será que precisam pendurar uma melancia no pescoço com a inscrição “Sou Maçom”? Lamentável.
ResponderExcluirEsta justo e perfeito este artigo , caro escritor blogueiro?
ResponderExcluirRAIMUNDO BRANDÃO ? 14/10/2017
ResponderExcluirMAÇONARIA O SEGREDO DA MAÇONARIA SE MANTER FIEL SEU JUMENTO O SEGREDO E SER HOMEM DE BOMS CURTUME, NÃO SAI DIZENDO BOUBAGEM POR AI, MAÇONARIA E CONHECIMENTO FILOSOFO SE VOCÊ NÃO FIZER PARTE DA ORDEM REAL NUNCA VOCÊ VAI DESMELENAR O QUE E SEGREDO, SEMPRE VAI DIZENDO ARNEIRA. SE VOCÊ NÃO SABE FIQUE CALADO.
aff...
Excluirinfelismente está aí a prova que nao aprendeste nada de "maçonaria"...
ResponderExcluirNão tem como gostar desse blog. Divulgar essas coisas não faz parte do que aprendemos.
ResponderExcluiré o que ele quer... bagunça.
ResponderExcluirMeus AAm.’. Iir.’. Palavras é so palavras
ResponderExcluirA verdade buscada sim é nosso segredo ,onde somente individualmente possamos apreciar o gosto, isso é como vc falar do gosto do milho �� aquele que não buscar a provar seu gosto nunca sabera sua verdadeira docura.
Agora revelar o que ele so coloco palavras mentirosas escrita ai bobos daqueles que acretitar nisso ai sem nen mesmo provar seu gosto
Outra maçonaria não é secreta mas sim discreta
ResponderExcluirLamentável a MAÇONARIA não ser respeitada! Nos primórdios se soubessem que isso aconteceria, ah quanta cabeça e quanto penhasco!
ResponderExcluirMeu irmão...Se é que posso te chamar assim!
ResponderExcluirSe vc é Maçom, por que infringiu seu juramento...Vc acha que isso é digno de confiança?
Vc confiaria em vc mesmo?
Será que estes "maçons" que criticam o autor por revelar nossos "segredos" não aprenderam frequentando as lojas que o verdadeiro segredo é íntimo, que o segredo não é saber as palavras, toques e sinais e sim o seus significados e aplicar o que aprendeu com isto na sua vida cotidiana, aí sim está o verdadeiro segredo. Aqueles que se preocupam e criticam os que revelam aquilo que imaginei ser segredos maçônico é por ainda não sabem os segredos da arte real.
ResponderExcluirperca de tempo esta discução, o conhecimento esta a disposição de todos, era de aquario meus queridos, nada é mais segredo. pois o segredo agora esta na comprovação por pratica do encontro interno com a divindade de cada um.
ResponderExcluir