segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Glossário de Termos Administrativos Usados em uma Loja Maçônica

Acórdão - decisão coletiva dos tribunais.

Ad hoc - (locução latina) - para o caso; para tal fim.

Agenda - registro diário de atividades.

Adiamento da discussão - proposta usada para que não se proceda, de imediato, a discussão de uma matéria. O adiamento da discussão deve ser pedido antes de a mesma ser iniciada. O Orador da loja poderá requerer o adiamento da discussão sempre que julgar insuficientemente debatida ou esclarecida a matéria em discussão. O simples requerimento do Orador adia automaticamente a discussão.

Adjunto - oficial que substitui o titular de um cargo. Pode ser eleito ou nomeado; não confundir com aquele que o substituto eventual (ad hoc).

Ad nutum - diz-se da demissibilidade do ocupante de um cargo, que depende só da vontade de quem o nomeou, sem precedência de causa justificativa.

Aplausos - em maçonaria, os aplausos expressam alegria, felicidade e satisfação. Existe, porém, certo número de pancadas dadas com as mãos e correspondentes a cada grau, que são chamadas de: bateria.

Balaustre - é a denominação dada à Ata da sessão. Em alguns rituais não mais encontraremos o uso de tal termo.

Candidato - genericamente, diríamos que candidato é todo aquele que aspira uma vaga na maçonaria. Este é nome dado ao profano e, que recebe várias denominações antes de ser considerado um Aprendiz Maçom. Vejamos:
candidato - desde que assina o pedido até ser escrutinado. postulante -quando a Loja aceita o seu pedido, até o momento em que passa pelas provas iniciáticas. aspirante ou recipiendário –a partir do momento em que passa pelas provas iniciáticas. neófito - quando é proclamado no final das provas. aprendiz -nofinal do discurso do Orador.

Coluna gravada - assim denominado o que foi depositado no Saco de Propostas e Informações.

Defeso -proibido, vedado.

De plano - (locução latina) - imediatamente, sem formalidade alguma, estudo ou exame prévio.

Edital - ato escrito, divulgado e afixado, em lugar público, com determinação ou aviso emanado de uma autoridade competente.

Ex-officio - (locução latina) - por dever do cargo, oficialmente.

Interino - diz-se de quem exerce, por algum tempo, as funções de certo cargo, suprindo a falta ou impedimento do titular efetivo. O interino está muito mais para ad hoc do que para adjunto.

Livro - encontramos referências quanto a existência de vários livros na maçonaria, com utilidade e denominações específicas. Os mais conhecidos são:

Amarelo – onde registramos os nomes dos candidatos rejeitados por motivos que não sejam de ordem moral. negro - destinado a registrar os nomes dos candidatos rejeitados por motivos morais e os
Irmãos expulsos da Ordem por sentença passada em julgado. De presença – onde assinam os membros, antes de assistirem às reuniões.

Da Lei-também denominado: Volume da Lei Sagrada, Livro da Verdadeira Luz, Livro da Sabedoria, etc. É obrigatória a sua presença sobre o Altar dos Juramentos em todas as reuniões ou sessões maçônicas.

Curiosamente, ao fazermos a pesquisa, encontramos outros, não muito conhecidos. Entre os quais, mencionamos: das máximas – que contém as regras e os preceitos aos quais o Maçom deve ajustar os seus atos em todas as circunstâncias da vida. Eloqüência - destinado à transcrição dos trabalhos apresentados em Loja. Das constituições - destinado às Constituições e os Regulamento Gerais adotados por cada Potência. De arquitetura - no qual são registradas as atas das sessões da Loja e que permite seguir-lhe a história desde a sua origem, o que é de excepcional valia para os historiadores.

Ne varietur - termo latino que na maçonaria define a assinatura do maçom. Observa-se que o termo, paulatinamente, vem sendo retirado dos usos e costumes maçônicos.

Ordem do Dia - Conjunto de matérias a apreciar em determinada reunião. Temário, súmula ou pauta dos trabalhos.

Peça de arquitetura - todo e qualquer escrito que se apresenta em Loja por algum Irmão.

Placet - termo latino que significa petição judicial. Em maçonaria é usado com o sentido de autorização para iniciar, filiar, regularizar etc.

Placet ex-offcio - sanção imposta a maçom, por infração da lei ou de regulamentos administrativos. É o meio pelo qual a Loja reage contra o fato anti-social que a lei punitiva define como infração e desliga um membro de seu Quadro, expedindo-lhe o documento de desligamento.

Quite placet - (locução latina) - em maçonaria é o nome dado ao documento que se expede em favor do Irmão que solicita desligamento de uma Loja. Neste documento se declara que o mesmo está quite com os cofres da mesma, está regular e no gozo de seus direitos maçônicos. A validade do quite placet varia de acordo de Potência pra Potência; findo o prazo de validade, o seu portador não tendo se filiado a nenhuma Loja, será considerado irregular.

Sob malhete - esta expressão significa que a proposta está com o Venerável.

Tumulto - ausência completa de ordem. O Venerável deve suspender a reunião até que as condições de trabalho voltem à normalidade.
Voto de qualidade - em alguns grupos o presidente não vota. “Quando o Venerável já deu seu voto e se constata empate, ele votará novamente, sendo o segundo voto denominado voto de qualidade ou voto de minerva”.



“Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras.
                                   Cuidado com as palavras: elas se transformam em ações. 
Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. 
Cuidado com seus hábitos: eles moldam seu caráter. 
Cuidado com seu caráter: ele decidirá seu Destino.”
(autor desconhecido)




*
*    *

2 comentários:

  1. O seu blog é muito bom, porém eu acho que você deveria colocar a opção "seguir por e-mail" para que nós possamos ficar por dentro das novidades.

    ResponderExcluir