G
“Letra que se vê nos Templos, gravada no centro da Estrela Flamejante”, também é a inicial da palavra geometria, e muitas outras para o Rito Escocês. No Rito Moderno foi substituída pela palavra “IOD” dos hebreus, ou seja, a inicial da palavra “JEOVÁ”.
Galo - Aparece no Ritual do Grau “1” do R\E\A\A\, nas “Câmaras de Reflexão” como símbolo da vigilância e perseverança. Na bíblia é citado pelo seu canto, quando “Pedro negou Cristo por três vezes”.
Gomel – Um dos deuses, gravados sobre as doze pedras do “sumo sacerdote hebraico”, e serve também de palavra sagrada de muitos Graus Maçônicos.
Goteira - Assim é chamado um profano, que está presente entre os Irmãos.
Gládio – (Em linguagem de Banquete) – Faca.
Globo – Símbolo Maçônico da regularidade e sabedoria, representa também a extensão da Ordem, que é universal.
Grande Arquiteto do Universo ou G\A\D\U\ – É o termo com que os Maçons designam o nome de “Deus”. Poder Supremo.
Grande Oriente – É a designação das “cúpulas”, que dirigem e governam as Lojas Simbólicas, de um país, estado ou território.
Grande Secretário – Assim é designado o Secretário de um Alto Corpo Maçônico, servindo o termo “Grande”, para indicar que o Cargo é exercido em uma “Câmara Superior”.
Grão-Mestrado – Cargo exercido por um Grão-Mestre.
Grão-Mestre – Título da maior autoridade que preside um “Grande Oriente”, assim também é chamado o presidente de algumas Oficinas Filosóficas do R\E\A\A\.
Graus – Estágio de aprendizagem dos Maçons, que variam de número conforme os Ritos. O Rito Escocês com “33” Graus, o Rito Moderno com “7” Graus, o Rito Adonhiramita com “13” Graus; havendo Ritos que admitem até “96” Graus. Porém todos eles possuem os três primeiros “Graus Simbólicos”: Aprendizes, Companheiros e Mestres.
Graus Capitulares – São os Graus concedidos pelos “Capítulos”, que no R\E\A\A\ são os dos Graus “15 ao 18”, podendo ser estendidos dos Graus “4 ao 14”; caso no local não haja uma “Loja de Perfeição”.
Guarda do Templo – Irmão encarregado da segurança interna de uma Loja.
Gravar – Escrever.
Guarda dos Selos – Oficial de um “Supremo Conselho”, que tem sob sua responsabilidade os selos, ou timbres que os apõem em documentos oficiais.
*
* *
Nenhum comentário:
Postar um comentário