quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os Graus da Ordem DeMolay

Graus Ritualísticos
Os graus ritualísticos são os dois graus básicos da Ordem DeMolay: o Iniciático e o DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos DeMolay.

Grau Iniciático
Primeiro grau da Ordem DeMolay, onde os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um Capítulo através do Escrutínio Secreto e passam pela Cerimônia de Iniciação.

Grau DeMolay
Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e condições mínimas (de acordo com o Regimento Interno do Capítulo), são aprovados pelos demais membros que tenham o Grau DeMolay no Capítulo. Passam pela Cerimônia de Elevação, que consiste de um pequeno teatro, usado para transmitir as novas lições do grau aos irmãos.

Graus ou Ordens de Cavalaria
Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a DeMolay possui um segundo corpo de jovens denominado Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, ou simplesmente Nobres Cavaleiros, que é constituído por duas
Ordens: a Ordem de Cavalaria e a Ordem do Ébano.

Estas duas Ordens possuem seus próprios Rituais Secretos e os Cavaleiros (chamados de Sir) se reúnem em Conventos (e não em Capítulos). Para ser admitido no Convento, o jovem DeMolay precisa ter entre 17 e 21 anos, atestar de memória os questionários dos graus Iniciático e DeMolay e ter sido garantido pelo Presidente do Conselho Consultivo de seu Capítulo e por dois cavaleiros.

O ingresso no Convento não é uma honraria, mas um direito de todos os DeMolays que tenham as condições mínimas para tanto, já que os propósitos do Convento são:

*estender e servir à Ordem DeMolay e seus capítulos;
*manter o interesse ativo dos DeMolays mais velhos;
*prover um programa para os membros do Convento;
*acima de tudo, dar o exemplo para todos os DeMolays.

As atividades do Convento se baseiam em três pilares: Serviço Social, Serviço Maçônico e Serviço DeMolay.
O Convento possui 12 Oficiais (incluindo o Organista): Ilustre Comendador Cavaleiro, Sir Comendador Escudeiro, Sir Comendador Pajem (Eletivos), Sir Protocolista (Eleito ou Nomeado pelo Conselho Consultivo), Sir Prior, Sir Preceptor, Sir Porta Estandarte, Sir Primeiro Diácono, Sir Segundo Diácono, Sir Sacristão, Sir Sentinela e Sir Organista.

Ordem de Cavaleiro
A Cerimônia de Investidura é muito profunda e se inspira na cerimônia utilizada pelos templários. O DeMolay se rededica às Sete Virtudes Cardeais, que passam a ser chamadas de as Sete Grandes Luzes.
Um Nobre Cavaleiro utiliza a Faixa (faixa branca com bordas vermelhas cruzando o peito do ombro direito ao lado esquerdo do abdômen) para seus trabalhos ritualísticos no Convento e um Oficial do Convento utiliza o Colar Verde. Este material ritualístico não deve ser utilizado fora do Convento a não ser por determinação do Ilustre Comendador Cavaleiro.

Ordem do Ébano
A partir dos 19 anos de idade um Nobre Cavaleiro têm o direito de ser investido na Ordem do Ébano. Ela ensina as últimas lições aos DeMolays que estão prestes a cruzarem o Portal da Maioridade. De significado profundo (Ébano significa escuridão), o Ritual encerra uma descrição das dificuldades que encontramos em nossas vidas diárias.

Graus Honorários
São graus concedidos por merecimento, portanto os DeMolays não têm qualquer direito a estes graus. Os candidatos a estes graus devem ser indicados pelo Oficial Executivo ao Supremo Conselho, e devem ser aprovados pelo Grande Mestre.

Grau de Chevalier
Foi aprovado em 1936, sendo o primeiro ritual (cerimônia) escrito sem Frank Marshall, o imortal criador do Ritual dos Trabalhos Secretos da Ordem DeMolay. A Investidura de Chevalier é bastante semelhante as cerimônias utilizadas na Idade Média para se criar um cavaleiro. Aliás, Chevalier significa Cavaleiro em francês.
A principal insígnia do Chevalier é um medalhão dourado com o retrato de Jacques DeMolay. O medalhão é suspenso por um cordão dourado que é usado ao redor do pescoço. A outra insígnia é um anel (opcional) com a Cota de Armas DeMolay nos lados e com o retrato de Jacques DeMolay na frente. O anel é usado no terceiro dedo da mão esquerda e pode ser utilizado para lacrar cartas.

O Grau de Chevalier é dado aos DeMolays Ativos com mais de 17 anos (completados a partir de 15 de janeiro do ano da indicação) ou Seniors DeMolay, que trabalham ativamente pela Ordem DeMolay no tempo mínimo de dois anos. Os Chevaliers se reúnem em Cortes de Chevaliers cuja obrigação é investir novos designados e cumprirem a Observância Anual dos Chevaliers a cada dia 08 de novembro.
As Cortes de Chevaliers podem ser instituídas com o mínimo de 5 Chevaliers regulares. Seus cargos, todos eletivos, são: Grande Comendador Chevalier, Grande Comendador do Ocidente, Grande Comendador do Sul, Grande Secretário, Grande Tesoureiro, Grande Capelão e Grande Mestre de Cerimônias.

Legião de Honra
É a maior honraria e mais alto grau da Ordem DeMolay. Ela foi criada em 1925 e é dada a Seniors DeMolay ou Maçons (Legião de Honra Honorária) com mais de 30 anos que tenham mostrado liderança notável em algum campo do empreendimento humano.
A Investidura da Legião de Honra possivelmente é a mais bonita e inspiradora de todas as Cerimônias DeMolays.
Somente o Tio Alberto Mansur, GM, possui a Legião de Honra Honorária no Brasil, graças aos seus serviços prestados: mais de 20.000 jovens fizeram um dos mais sublimes juramentos.
A insígnia do Legionário é uma cruz com esmalte vermelho e azul suspensa por um cordão vermelho (branco para a Legião de Honra Honorária) e um anel (opcional) com uma cruz de malta vermelha (prateada para a Legião de Honra Honorária - HLOH) usado no dedo pequeno da mão direita. Os Legionários se reúnem em Preceptórios da Legião de Honra, cuja obrigação é investir os designados na Legião de Honra e de cumprirem a Observância Anual dos Legionários a cada dia 18 de março. Além do juramento público, é prestado um "Juramento Secreto", o qual somente os Legionários o conhecem.
As Cortes de Chevaliers podem ser instituídas com o mínimo de 5 Legionários regulares. Seus cargos são: Reitor, Vice-Reitor, Secretário, Tesoureiro (Eletivos), Capelão.


Fonte: www.demolay.org.br
           www.demolaybrasil.org
           pt.wikipedia.org
           pt.scribd.com


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário