quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AS CORES

O simbolismo das cores tem relevante importância por figurar nas decorações, graus e símbolos. Sem estudar o simbolismo o Mestre maçom não poderá compreender o seu significado nas faixas, nos aventais e colares multicolores, principalmente, o dos altos corpos. J. Boucher afirma que o escocismo divide-se, segundo as seguintes cores, em quatro grupos:

AZUL - Loja Simbólica
 VERDE - Loja de Perfeição
VERMELHA - Capítulo Rosa-cruz
NEGRA - Conselho de Kadosch
BRANCA - Supremo Conselho
O VERDE simboliza a transição sendo esta cor atribuída ao "astral" dos ocultistas. É também a cor do elemento ÁGUA.
O AZUL das Lojas simbólicas é a cor do céu e a da tolerância que deve caracterizar o desejo de excelsitude e condicionar a atitude dos Maçons dos três primeiros graus. É a cor do AR, como elemento.
O VERMELHO dos Capítulos de Rosa-Cruz é a cor do sacrifício e do ardor que deve animar aos Rosa-cruzes. É a cor do elemento FOGO.
O PRETO ou "negro" dos Conselhos Kadosch é a cor do luto e da tristeza que atormentam o Iniciado quando acredita que o seu desejo de excelsitude, o seu sacrifício e o seu ardor têm sido vãos. É a cor do elemento TERRA.
O BRANCO dos Supremos Conselhos simboliza a paz e a serenidade do Iniciado que alcançou a plenitude da Iniciação, quando desenvolveu em si a espiritualidade pura e livre de toda sentimentalidade.

Nem todas as cores têm a importância e um extenso simbolismo. Não obstante, muitas cores representam virtudes e qualidades nas suas mais variadas combinações, podendo, inclusive, ter um simbolismo negativo. Dentre elas citamos:

ALARANJADA – incapacidade
AMARELO DOURADO - dedicada ao Sol, indica grandeza de alma.
AMARELO CLARO - chiste, graça.
AMARELO FORTE - indivíduo mau.
AMARELO PÁLIDO - desconfiança, traição, vício.
AZUL E PÚRPURA - liberalidade, ambição.
CINZA - prodigalidade, desordem, impaciência.
LILÁS - ignorância, avareza.
MARROM - ignorância, soberba, brutalidade.
PARDO - morte.
ROSA - segredo e discrição e, também, inconstância, desdém e prodigalidade.
VERMELHO FOGO - afeição, caridade, entusiasmo.
VIOLETA - misticismo, modéstia.


*
*     *

4 comentários:

  1. "O PRETO ou "negro" dos Conselhos Kadosch é a cor do luto e da tristeza que atormentam o Iniciado quando acredita que o seu desejo de excelsitude, o seu sacrifício e o seu ardor têm sido vãos. É a cor do elemento TERRA." lê antes de comentar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,eu estou estudando as cores para falar em loja.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir