segunda-feira, 21 de março de 2011

Grau 1: Aprendiz Maçom

O Grau de Aprendiz Maçom é o primeiro Grau da escalada hierárquica de todos os Ritos Maçônicos e o 1º Grau do Simbolismo. É através da Iniciação na Maçonaria que o indivíduo passa da condição de profano o Iniciado no Grau de Aprendiz Maçom ou comumente Maçom, apesar de que Maçom, no sentido stricto sensu, é todo aquele que foi Iniciado, Elevado e Exaltado ao sublime Grau de Mestre Maçom.
A Iniciação do Grau de Aprendiz Maçom ou a Iniciação na Maçonaria é uma Cerimônia esotérica e iniciática, ministrada através do desenrolar de um psicodrama no qual o profano é o protagonista.
Antes da Iniciação são tomadas todas as formalidades administrativas, quais sejam: a indicação, a sindicância e o escrutínio secreto, todos com as formalidades previstas na legislação e na tradição maçônica.
No Rito Escocês Antigo e Aceito a Iniciação dá-se em duas Câmaras distintas.
A primeira é a Câmara das Reflexões, na qual o candidato faz suas últimas disposições, preenche formulários, responde a alguns quesitos e principalmente medita por derradeiro e mais profundamente a respeito do ato que vai realizar.
A segunda é o Templo, no qual se reúne a Loja de Aprendiz Maçom. Representa o Universo. Tem o piso quadriculado e o teto abobadado e cravejado de estrelas. Divide-se em três terços. O primeiro é o Oriente, os dois outros, o Ocidente. Na divisão entre Oriente e Ocidente há uma cerca chamada Grade do Oriente. Junto à Porta existem duas Colunas ocas de bronze de estilo egípcio, onde se inscrevem as letras B e J.
A Loja de Aprendiz Maçom é iluminada por três lâmpadas: uma no Oriente sobre a mesa do Venerável Mestre e uma em cada uma das mesas dos Vigilantes. De acordo com o Rito praticado pela Loja, pode ser decorada na cor vermelha ou azul. Originalmente, no Rito Escocês Antigo e Aceito, era vermelha, e no Rito Moderno, azul.
Não é intenção de esta obra enveredar pelo caminho do estudo do Templo; nosso objetivo é antes dar uma idéia de cada Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, naquilo que ele tem de mais genérico. Lembramos que, para estudos detalhados e especializados, existem outras obras.
O Grau de Aprendiz Maçom entreabre ao recém Iniciado os mistérios a serem oferecidos pela Maçonaria no decorrer da sua hierarquia. Ensina, através da simbologia, da Filosofia, das alegorias, a moral e a universalidade da Ordem. De acordo com J. M. Ragon, "indica a passagem da barbárie para a civilização: é a primeira parte histórica da Iniciação; ele leva o Neófito à admiração e ao reconhecimento para com o Grande Arquiteto do Universo, ao estudo de si mesmo e de seus deveres para com seus semelhantes; dá a conhecer os princípios fundamentais da Maçonaria, suas leis, seus costumes, e dispõe o Neófito à filantropia, à virtude e ao estudo".

1 - A Iniciação ao Grau de Aprendiz Maçom

O psicodrama da Iniciação dá-se através de uma passagem na Câmara das Reflexões, seguida por três viagens, dois Juramentos e duas Purificações. A passagem pela Câmara das Reflexões e mais as três viagens lembram os sete elementos alquímicos, quais sejam: a terra, o ar, a água, o fogo, o mercúrio, o sal e o enxofre. As purificações são uma ablução e uma purificação pelo fogo. Os Juramentos são realizados um com a Taça Sagrada, que é o Símbolo da vida humana, e outro sobre o Livro da Lei.
Toda Sessão de Iniciação é uma Sessão Magna e a Loja deve se apresentar impecavelmente preenchida e os Irmãos, perfeitamente enquadrados e conscientes de suas obrigações litúrgicas. Nenhum detalhe pode ser esquecido, relegado ao segundo plano ou improvisado. A Ritualística da Iniciação é explicada e é delineada em todos os detalhes e passos, dentro dos Rituais do Grau de Aprendiz de todos os Ritos. Portanto, não nos cabe aqui analisar os aspectos do Ritual, mas sim os aspectos gerais do Grau.

2 - Mistérios do Grau de Aprendiz Maçom

PALAVRAS

-SAGRADA -B. (força)

- PASSE - O Aprendiz não tem Palavra de Passe

SINAL - Sinal ou Sinal de Ordem - De pé, pp. unidos pelos calcanhares e afastados em 90 Graus pelas pontas, braço esquerda caído naturalmente ao longo do corpo mão direita aberta sobre a g. com os quatro dedos unidos e o polegar afastado em forma de esquadria. O pé direito está apontado para o eixo de marcha. Nesta posição o corpo está ligeiramente voltado para a direita e o Aprendiz Maçom está à Ordem. Também é conhecido por Grande Sinal.

SAUDAÇÃO - Estando à Ordem, como no item anterior, levar a mão direita à extremidade do ombro direito e deixá-la cair naturalmente na perpendicular, sem afetação. A Saudação é também conhecida por Sinal Gutural e é um ato dinâmico com tempos e duração definidos.



DOIS TEMPOS E DOIS MOVIMENTOS.

TOQUE - Tomam-se reciprocamente as mãos direitas e aplicam-se sobre a f . próx. do ind. do interlocutor com o p. t. p. imperceptíveis a outrem.

BATERIA -Por t. panc. espaçadas (! ! !).

MARCHA - Colocar-se à Ordem. Levar à frente o p. d. para em seguida juntar-lhe novamente o p. esq. Repetir este movimento por três vezes, dando, conseqüentemente, três passos.

TEMPO DE TRABALHO - Do meio-dia à meia-noite.

3 - Insígnia do Aprendiz Maçom
A insígnia do Aprendiz Maçom é um Avental totalmente branco, composto de duas partes que são: a Abeta e o Corpo. A Abeta é usada, no Grau de Aprendiz Maçom, sempre levantada.
A indumentária é preta, podendo, por comodidade, ser usado o Balandrau, que, todavia deve ser talar, isto é, ir até os tornozelos.
As Luzes e os Oficiais usam Avental de Mestre Maçom e no pescoço uma fita contendo a Jóia do cargo respectivo. O Venerável Mestre usa um chapéu desabado de feltro negro. As Luzes usam, ainda, punhos que contêm bordadas as insígnias dos seus cargos.


*
*    *

22 comentários:

  1. Albert Pike, o maior maçom moderno e idealizador dos princípios mais profundos da maçonaria contemporânea, escreveu que LÚCIFER é a luz da maçonaria. Escreveu também que JESUS CRISTO, buda, maomé e outros eram apenas idealizadores de pensamentos fundamentalistas e religiosos, no máximo, eram revolucionários. Este homem disse que os neófitos não poderiam ser sabedores dos conhecimentos profundos dos graus mais elevados. THYPHON? HÓRUS? ÍSIS? BRUXARIA? PAGANISMO? APERFEIÇOAMENTO?
    Querido, em nome de JESUS CRISTO DE NAZARÉ E PELO AMOR QUE HÁ NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, SAIA DESTA ORGANIZAÇÃO JÁ! VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ POR TRÁS DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frequento maçonaria a pouco mais de seis meses. Passei por toda esta iniciação descrita acima, ou seja, sou um Aprendiz de maçon. Posso afirmar que não tem nada haver com bruxarias ou algo de lucifer. É tão somente uma instituição que dissemina entre seus membros valores de fraternidade, amor e justiça. Fosse diferente eu já teria caido fora. Entrei por causa da minha curioaidade, mas encontro lá união e paz e momentos de lazer e reflexão a cerca da própria vida.

      Excluir
    2. Exatamente Jairo, estou na maçonaria a mais de um ano, sou cristão, e nada do que foi mostrado no texto acima é verdade, LUCIFER não é a luz da maçonaria, vc entendeu errado, LUCIFER significa LUZ, LUCIFER= o portador da luz, só isso, e Pike não é o maior maçom e talz, que isso??? Milhares de outros maçons foram grandes, mas não ele... Outra, da uma pesquisada, as igrejas evangélicas estão cheias de maçons, a igreja batista foi trazida e implantada no brasil por maçons pastores, não fique na ignorancia, estude, pesquise, vá conhecer um templo da maçonaria, a maçonaria não é secreta, pode ir conhecer sem medo. Abraços a todos.

      Excluir
    3. só os ignorantes e cegos na fé que por falta de conhecimento falam isto, são verdadeiros fanáticos religiosos q demonizam tudo, maçonaria é de DEUS, O GRANDE GADU.

      Excluir
    4. POBRE DAQUELE QUE NÃO TEM FÉ.POBRE DAQUELE QUE É EMPRENHADO PELOS OUVIDOS. DEVEMOS ALERTAR AO AO IRMÃO DO INFELIZ COMENTÁRIO PARA BUSCAR A LUZ E SAIR DAS TREVAS. O MUNDO TÁ CHEIO DE FALSOS MESSIAS E DE FALSOS MORALISTAS. SOU MAÇOM COM ORGULHO E NA MAÇONARIA APRENDI PERDOAR OS INCRÉDULOS.FALEI PERDOAR,CONVIVER JAMAIS. ESPERO QUE UM DIA NÃO MUITO DISTANTE, ELE POSSA ENCONTRAR A LUZ E VER A ESTRELA FLA:. BRILHAR. TÁ PERDOADO! PARABÉNS AOS ILL:. QUE SAÍRAM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO. SAÚDE, PAZ,HARMONIA A TODOS COM UM T:.F:.A:. EVERILDO PEDREIRA C:.M:.

      Excluir
    5. Lúcifer nem existe. É um equívoco provocado por semântica, no livro de Isaías, Cap. 14. Qualquer pessoa inteligente o suficiente, lerá o texto bíblico integralmente e verá que o texto é uma profecia contra o rei da babilônia, e não estava falando de ninguém chamado Lúcifer.

      Excluir
    6. Lúcifer não existe ?...

      Tenho que rir disso meu caro...
      O equilíbrio de toda existência é feito pelos dois extremos ... Ou seja pelo bem e pelo mal....
      Tem que existir para haver o equilibrio, senão tudo seria mil maravilhas e todos sabem que não é bem assim...

      Rafael Victor C:. M:.

      Excluir
    7. TENHO 42 ANOS DE MAÇONARIA E COMO VCS, ME ORGULHO DE PERTENCER À ESTA ORDEM.

      Excluir
    8. Sou cristão, ja fui missionário, e sou maçom, alías os evangélicos protentantes foram os percussores da maçonaria especulativa. Quem diz que a maçonaria cultua o diabo é doido e desinformado. Na Igreja Universal se fala mais do diabo que em qualquer lugar, alias nunca ouvi dizer de satanas, diabo na maçonaria. Somente de Deus.

      Excluir
  2. Como vocês meus irmãos,Jairo e Alberto tenho dez meses de maconaria e sou aprendiz macon,tenho orgulho de pertencer a ordem e posso dizer que hoje sou uma pessoa melhor,em relação a comentários agressivos e infelizes devemos ignorar e pedi ao GADU que ilumine e de clareza a vida dessas pessoas.TFA

    ResponderExcluir
  3. http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/na-mira-da-verdade-especial-maconaria-e-illuminati/

    ResponderExcluir
  4. Nosso objetivo principal é combater a ignorância, o preconceito e o erro. Ignorante é aquele que repete, sem conhecimento, o que escuta e faz isso de forma alarmante.Sabemos que o seio religioso sempre foi, em todas as épocas, uma venda e uma bengala para àqueles que delas necessitam. Por isso, temos obrigação de levar a luz, retirar as vendas e procurar esclarecer que a bengala somente é necessária para quem não procura a razão. A arte real (de pensar) não é privilégio dos Maçons, mas é combatida por setores religiosos, governos e perfidos. Fraternidade e Razão, meus IIrr. Luciano Dias, M.I. A.R.L.S. 20desetembro119-GLOJARS

    ResponderExcluir
  5. POBRE DAQUELE QUE NÃO TEM FÉ.POBRE DAQUELE QUE É EMPRENHADO PELOS OUVIDOS. DEVEMOS ALERTAR AO AO IRMÃO DO INFELIZ COMENTÁRIO PARA BUSCAR A LUZ E SAIR DAS TREVAS. O MUNDO TÁ CHEIO DE FALSOS MESSIAS E DE FALSOS MORALISTAS. SOU MAÇOM COM ORGULHO E NA MAÇONARIA APRENDI PERDOAR OS INCRÉDULOS.FALEI PERDOAR,CONVIVER JAMAIS. ESPERO QUE UM DIA NÃO MUITO DISTANTE, ELE POSSA ENCONTRAR A LUZ E VER A ESTRELA FLA:. BRILHAR. TÁ PERDOADO! PARABÉNS AOS ILL:. QUE SAÍRAM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO. SAÚDE, PAZ,HARMONIA A TODOS COM UM T:.F:.A:. EVERILDO PEDREIRA C:.M:. E MAIL pedreira.everildo@ gmail.com

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber o porque da solicitação excluir o comentário!

    ResponderExcluir
  7. POBRE DAQUELE QUE NÃO TEM FÉ.POBRE DAQUELE QUE É EMPRENHADO PELOS OUVIDOS. DEVEMOS ALERTAR AO AO IRMÃO DO INFELIZ COMENTÁRIO PARA BUSCAR A LUZ E SAIR DAS TREVAS. O MUNDO TÁ CHEIO DE FALSOS MESSIAS E DE FALSOS MORALISTAS. SOU MAÇOM COM ORGULHO E NA MAÇONARIA APRENDI PERDOAR OS INCRÉDULOS.FALEI PERDOAR,CONVIVER JAMAIS. ESPERO QUE UM DIA NÃO MUITO DISTANTE, ELE POSSA ENCONTRAR A LUZ E VER A ESTRELA FLA:. BRILHAR. TÁ PERDOADO! PARABÉNS AOS ILL:. QUE SAÍRAM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO. SAÚDE, PAZ,HARMONIA A TODOS COM UM T:.F:.A:. EVERILDO PEDREIRA C:.M:. E MAIL pedreira.everildo@ gmail.com

    ResponderExcluir
  8. A pior ignorância é a presunção do saber.

    ResponderExcluir
  9. (...) Concordo com a express˜ao de Rubens Rodrigues: A pior ignorancia...
    E, como aprendiz, o que significaria "TFA", a quem deve ser dedicado?

    ResponderExcluir
  10. SOU MAÇON HÀ EXATOS 42 ANOS, E NÃO EXISTE COMUNHÃO DE MAÇÕNS COM BRUXARIA, SATANISMO OU OUTRA QUALQUER COISA CONTRÁRIA À CRENÇA DE UM DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS. SOU CATÓLICO, APOSTOLICO E ROMANO. CREIO EM DEUS SOBRE TODAS AS COISA,

    ResponderExcluir
  11. Como faço pra entrar pra maçonaria?

    ResponderExcluir
  12. Como faço pra entrar pra maçonaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única maneira é ser indicado por um maçom. Procure um, converse com ele, demonstre interesse....

      Excluir
  13. Saudações a todos os irmãos presentes nesse diálogo.

    ResponderExcluir