segunda-feira, 21 de março de 2011

Grau 1: Aprendiz Maçom

O Grau de Aprendiz Maçom é o primeiro Grau da escalada hierárquica de todos os Ritos Maçônicos e o 1º Grau do Simbolismo. É através da Iniciação na Maçonaria que o indivíduo passa da condição de profano o Iniciado no Grau de Aprendiz Maçom ou comumente Maçom, apesar de que Maçom, no sentido stricto sensu, é todo aquele que foi Iniciado, Elevado e Exaltado ao sublime Grau de Mestre Maçom.
A Iniciação do Grau de Aprendiz Maçom ou a Iniciação na Maçonaria é uma Cerimônia esotérica e iniciática, ministrada através do desenrolar de um psicodrama no qual o profano é o protagonista.
Antes da Iniciação são tomadas todas as formalidades administrativas, quais sejam: a indicação, a sindicância e o escrutínio secreto, todos com as formalidades previstas na legislação e na tradição maçônica.
No Rito Escocês Antigo e Aceito a Iniciação dá-se em duas Câmaras distintas.
A primeira é a Câmara das Reflexões, na qual o candidato faz suas últimas disposições, preenche formulários, responde a alguns quesitos e principalmente medita por derradeiro e mais profundamente a respeito do ato que vai realizar.
A segunda é o Templo, no qual se reúne a Loja de Aprendiz Maçom. Representa o Universo. Tem o piso quadriculado e o teto abobadado e cravejado de estrelas. Divide-se em três terços. O primeiro é o Oriente, os dois outros, o Ocidente. Na divisão entre Oriente e Ocidente há uma cerca chamada Grade do Oriente. Junto à Porta existem duas Colunas ocas de bronze de estilo egípcio, onde se inscrevem as letras B e J.
A Loja de Aprendiz Maçom é iluminada por três lâmpadas: uma no Oriente sobre a mesa do Venerável Mestre e uma em cada uma das mesas dos Vigilantes. De acordo com o Rito praticado pela Loja, pode ser decorada na cor vermelha ou azul. Originalmente, no Rito Escocês Antigo e Aceito, era vermelha, e no Rito Moderno, azul.
Não é intenção de esta obra enveredar pelo caminho do estudo do Templo; nosso objetivo é antes dar uma idéia de cada Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, naquilo que ele tem de mais genérico. Lembramos que, para estudos detalhados e especializados, existem outras obras.
O Grau de Aprendiz Maçom entreabre ao recém Iniciado os mistérios a serem oferecidos pela Maçonaria no decorrer da sua hierarquia. Ensina, através da simbologia, da Filosofia, das alegorias, a moral e a universalidade da Ordem. De acordo com J. M. Ragon, "indica a passagem da barbárie para a civilização: é a primeira parte histórica da Iniciação; ele leva o Neófito à admiração e ao reconhecimento para com o Grande Arquiteto do Universo, ao estudo de si mesmo e de seus deveres para com seus semelhantes; dá a conhecer os princípios fundamentais da Maçonaria, suas leis, seus costumes, e dispõe o Neófito à filantropia, à virtude e ao estudo".

1 - A Iniciação ao Grau de Aprendiz Maçom

O psicodrama da Iniciação dá-se através de uma passagem na Câmara das Reflexões, seguida por três viagens, dois Juramentos e duas Purificações. A passagem pela Câmara das Reflexões e mais as três viagens lembram os sete elementos alquímicos, quais sejam: a terra, o ar, a água, o fogo, o mercúrio, o sal e o enxofre. As purificações são uma ablução e uma purificação pelo fogo. Os Juramentos são realizados um com a Taça Sagrada, que é o Símbolo da vida humana, e outro sobre o Livro da Lei.
Toda Sessão de Iniciação é uma Sessão Magna e a Loja deve se apresentar impecavelmente preenchida e os Irmãos, perfeitamente enquadrados e conscientes de suas obrigações litúrgicas. Nenhum detalhe pode ser esquecido, relegado ao segundo plano ou improvisado. A Ritualística da Iniciação é explicada e é delineada em todos os detalhes e passos, dentro dos Rituais do Grau de Aprendiz de todos os Ritos. Portanto, não nos cabe aqui analisar os aspectos do Ritual, mas sim os aspectos gerais do Grau.

2 - Mistérios do Grau de Aprendiz Maçom

PALAVRAS

-SAGRADA -B. (força)

- PASSE - O Aprendiz não tem Palavra de Passe

SINAL - Sinal ou Sinal de Ordem - De pé, pp. unidos pelos calcanhares e afastados em 90 Graus pelas pontas, braço esquerda caído naturalmente ao longo do corpo mão direita aberta sobre a g. com os quatro dedos unidos e o polegar afastado em forma de esquadria. O pé direito está apontado para o eixo de marcha. Nesta posição o corpo está ligeiramente voltado para a direita e o Aprendiz Maçom está à Ordem. Também é conhecido por Grande Sinal.

SAUDAÇÃO - Estando à Ordem, como no item anterior, levar a mão direita à extremidade do ombro direito e deixá-la cair naturalmente na perpendicular, sem afetação. A Saudação é também conhecida por Sinal Gutural e é um ato dinâmico com tempos e duração definidos.



DOIS TEMPOS E DOIS MOVIMENTOS.

TOQUE - Tomam-se reciprocamente as mãos direitas e aplicam-se sobre a f . próx. do ind. do interlocutor com o p. t. p. imperceptíveis a outrem.

BATERIA -Por t. panc. espaçadas (! ! !).

MARCHA - Colocar-se à Ordem. Levar à frente o p. d. para em seguida juntar-lhe novamente o p. esq. Repetir este movimento por três vezes, dando, conseqüentemente, três passos.

TEMPO DE TRABALHO - Do meio-dia à meia-noite.

3 - Insígnia do Aprendiz Maçom
A insígnia do Aprendiz Maçom é um Avental totalmente branco, composto de duas partes que são: a Abeta e o Corpo. A Abeta é usada, no Grau de Aprendiz Maçom, sempre levantada.
A indumentária é preta, podendo, por comodidade, ser usado o Balandrau, que, todavia deve ser talar, isto é, ir até os tornozelos.
As Luzes e os Oficiais usam Avental de Mestre Maçom e no pescoço uma fita contendo a Jóia do cargo respectivo. O Venerável Mestre usa um chapéu desabado de feltro negro. As Luzes usam, ainda, punhos que contêm bordadas as insígnias dos seus cargos.


*
*    *

37 comentários:

  1. Albert Pike, o maior maçom moderno e idealizador dos princípios mais profundos da maçonaria contemporânea, escreveu que LÚCIFER é a luz da maçonaria. Escreveu também que JESUS CRISTO, buda, maomé e outros eram apenas idealizadores de pensamentos fundamentalistas e religiosos, no máximo, eram revolucionários. Este homem disse que os neófitos não poderiam ser sabedores dos conhecimentos profundos dos graus mais elevados. THYPHON? HÓRUS? ÍSIS? BRUXARIA? PAGANISMO? APERFEIÇOAMENTO?
    Querido, em nome de JESUS CRISTO DE NAZARÉ E PELO AMOR QUE HÁ NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, SAIA DESTA ORGANIZAÇÃO JÁ! VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ POR TRÁS DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frequento maçonaria a pouco mais de seis meses. Passei por toda esta iniciação descrita acima, ou seja, sou um Aprendiz de maçon. Posso afirmar que não tem nada haver com bruxarias ou algo de lucifer. É tão somente uma instituição que dissemina entre seus membros valores de fraternidade, amor e justiça. Fosse diferente eu já teria caido fora. Entrei por causa da minha curioaidade, mas encontro lá união e paz e momentos de lazer e reflexão a cerca da própria vida.

      Excluir
    2. Exatamente Jairo, estou na maçonaria a mais de um ano, sou cristão, e nada do que foi mostrado no texto acima é verdade, LUCIFER não é a luz da maçonaria, vc entendeu errado, LUCIFER significa LUZ, LUCIFER= o portador da luz, só isso, e Pike não é o maior maçom e talz, que isso??? Milhares de outros maçons foram grandes, mas não ele... Outra, da uma pesquisada, as igrejas evangélicas estão cheias de maçons, a igreja batista foi trazida e implantada no brasil por maçons pastores, não fique na ignorancia, estude, pesquise, vá conhecer um templo da maçonaria, a maçonaria não é secreta, pode ir conhecer sem medo. Abraços a todos.

      Excluir
    3. só os ignorantes e cegos na fé que por falta de conhecimento falam isto, são verdadeiros fanáticos religiosos q demonizam tudo, maçonaria é de DEUS, O GRANDE GADU.

      Excluir
    4. POBRE DAQUELE QUE NÃO TEM FÉ.POBRE DAQUELE QUE É EMPRENHADO PELOS OUVIDOS. DEVEMOS ALERTAR AO AO IRMÃO DO INFELIZ COMENTÁRIO PARA BUSCAR A LUZ E SAIR DAS TREVAS. O MUNDO TÁ CHEIO DE FALSOS MESSIAS E DE FALSOS MORALISTAS. SOU MAÇOM COM ORGULHO E NA MAÇONARIA APRENDI PERDOAR OS INCRÉDULOS.FALEI PERDOAR,CONVIVER JAMAIS. ESPERO QUE UM DIA NÃO MUITO DISTANTE, ELE POSSA ENCONTRAR A LUZ E VER A ESTRELA FLA:. BRILHAR. TÁ PERDOADO! PARABÉNS AOS ILL:. QUE SAÍRAM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO. SAÚDE, PAZ,HARMONIA A TODOS COM UM T:.F:.A:. EVERILDO PEDREIRA C:.M:.

      Excluir
    5. Lúcifer nem existe. É um equívoco provocado por semântica, no livro de Isaías, Cap. 14. Qualquer pessoa inteligente o suficiente, lerá o texto bíblico integralmente e verá que o texto é uma profecia contra o rei da babilônia, e não estava falando de ninguém chamado Lúcifer.

      Excluir
    6. Lúcifer não existe ?...

      Tenho que rir disso meu caro...
      O equilíbrio de toda existência é feito pelos dois extremos ... Ou seja pelo bem e pelo mal....
      Tem que existir para haver o equilibrio, senão tudo seria mil maravilhas e todos sabem que não é bem assim...

      Rafael Victor C:. M:.

      Excluir
    7. TENHO 42 ANOS DE MAÇONARIA E COMO VCS, ME ORGULHO DE PERTENCER À ESTA ORDEM.

      Excluir
    8. Sou cristão, ja fui missionário, e sou maçom, alías os evangélicos protentantes foram os percussores da maçonaria especulativa. Quem diz que a maçonaria cultua o diabo é doido e desinformado. Na Igreja Universal se fala mais do diabo que em qualquer lugar, alias nunca ouvi dizer de satanas, diabo na maçonaria. Somente de Deus.

      Excluir
    9. voces estao no primeiro grau ainda nao sabe de nada ainda sao como as crianças do primeiro ano tem mais 32 graus acima de voces voces avham que eles vao te falarem a verdade ?

      Excluir
    10. teorema contabilidade voce deveria ter vergonha conhecedor da pa verdade trocar jesus que morreu na cruz por voce por gadu e logico que eles nao vao falar pra voce de satanas nao vao expor porque o intuito e te enganar mesmo leia o que a biblia fala sobre o grau 3 da maçonaria olha o texto ai embaixo; do caixão um ramo de acácia, levam-no ao nariz e depois o colocam de volta no caixão.
      Na maçonaria a acácia é o símbolo característico do 3º grau. Também, por ocasião da cerimônia de “Pompa Fúnebre” os Maçons em seu giro em torno do caixão depositam um “ramo de acácia”, qualquer que seja o grau do homenageado. O ritual de pompas fúnebres é realizado nos 7º, 30º, 33º dia, ou no aniversário da morte do maçom falecido, podendo ser também realizado em dia determinado em cada ano. É uma cerimônia que pode ser pública ou reservada aos maçons quando é percorrido o Caminho da Saudade (3 voltas em torno do caixão), momento em que é incensado a representação do ataúde, e depositadas folhas de acácia, símbolo da imortalidade.
      Deus revela ao seu profeta Ezequiel os rituais secretos que os sacerdotes faziam às ocultas no templo de Jerusalém. Todo o capítulo oitavo descreve práticas comuns aos maçons modernos.
      Adoração ao sol virados para o oriente (16) e ramo levado ao nariz (17) são as duas semelhanças mais marcantes.
      Lemos assim no verso 17:
      Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.
      Não havia paciência de Deus para com aqueles sacerdotes, pois sua sentença foi:
      (18) Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei.
      Os maçons devem dar ouvidos imediatamente a tal sentença divina. Pois,

      Excluir
  2. Como vocês meus irmãos,Jairo e Alberto tenho dez meses de maconaria e sou aprendiz macon,tenho orgulho de pertencer a ordem e posso dizer que hoje sou uma pessoa melhor,em relação a comentários agressivos e infelizes devemos ignorar e pedi ao GADU que ilumine e de clareza a vida dessas pessoas.TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem e esse gadu ? e esse tfa ? porque escondemas coisas jesus falou tudo abertamente

      Excluir
    2. Caro Claudenir, G.A.D.U significa Grande Arquiteto do Universo, e T.F.A é Tríplice Fraternal Abraço, uma forma educada de cumprimentar um irmão.

      Excluir
  3. http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/na-mira-da-verdade-especial-maconaria-e-illuminati/

    ResponderExcluir
  4. Nosso objetivo principal é combater a ignorância, o preconceito e o erro. Ignorante é aquele que repete, sem conhecimento, o que escuta e faz isso de forma alarmante.Sabemos que o seio religioso sempre foi, em todas as épocas, uma venda e uma bengala para àqueles que delas necessitam. Por isso, temos obrigação de levar a luz, retirar as vendas e procurar esclarecer que a bengala somente é necessária para quem não procura a razão. A arte real (de pensar) não é privilégio dos Maçons, mas é combatida por setores religiosos, governos e perfidos. Fraternidade e Razão, meus IIrr. Luciano Dias, M.I. A.R.L.S. 20desetembro119-GLOJARS

    ResponderExcluir
  5. POBRE DAQUELE QUE NÃO TEM FÉ.POBRE DAQUELE QUE É EMPRENHADO PELOS OUVIDOS. DEVEMOS ALERTAR AO AO IRMÃO DO INFELIZ COMENTÁRIO PARA BUSCAR A LUZ E SAIR DAS TREVAS. O MUNDO TÁ CHEIO DE FALSOS MESSIAS E DE FALSOS MORALISTAS. SOU MAÇOM COM ORGULHO E NA MAÇONARIA APRENDI PERDOAR OS INCRÉDULOS.FALEI PERDOAR,CONVIVER JAMAIS. ESPERO QUE UM DIA NÃO MUITO DISTANTE, ELE POSSA ENCONTRAR A LUZ E VER A ESTRELA FLA:. BRILHAR. TÁ PERDOADO! PARABÉNS AOS ILL:. QUE SAÍRAM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO. SAÚDE, PAZ,HARMONIA A TODOS COM UM T:.F:.A:. EVERILDO PEDREIRA C:.M:. E MAIL pedreira.everildo@ gmail.com

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber o porque da solicitação excluir o comentário!

    ResponderExcluir
  7. POBRE DAQUELE QUE NÃO TEM FÉ.POBRE DAQUELE QUE É EMPRENHADO PELOS OUVIDOS. DEVEMOS ALERTAR AO AO IRMÃO DO INFELIZ COMENTÁRIO PARA BUSCAR A LUZ E SAIR DAS TREVAS. O MUNDO TÁ CHEIO DE FALSOS MESSIAS E DE FALSOS MORALISTAS. SOU MAÇOM COM ORGULHO E NA MAÇONARIA APRENDI PERDOAR OS INCRÉDULOS.FALEI PERDOAR,CONVIVER JAMAIS. ESPERO QUE UM DIA NÃO MUITO DISTANTE, ELE POSSA ENCONTRAR A LUZ E VER A ESTRELA FLA:. BRILHAR. TÁ PERDOADO! PARABÉNS AOS ILL:. QUE SAÍRAM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO. SAÚDE, PAZ,HARMONIA A TODOS COM UM T:.F:.A:. EVERILDO PEDREIRA C:.M:. E MAIL pedreira.everildo@ gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse sentido Serge Abad-Gallardo também explica: “o ritual maçônico influi na mente, no subconsciente e na alma das pessoas. O maçom olha para os símbolos e os rituais maçônicos como fossem verdades profundas e esotéricas”.Nessa relação entre a maçonaria e o satanismo, Serge indica ao grupo ACI: “a maioria dos maçons estão iludidos por palavras altruístas e mentirosas e por isso não percebem a relação entre ambos”A maçonaria afasta de Cristo. Porque embora fale-se sobre Jesus Cristo no 18º grau dos Altos Graus maçônicos, não há nada a ver com o Jesus Cristo da Igreja Católica, pois o mencionam como um sábio ou filósofo qualquer”, insiste.Fazendo menção ao tema: “na maçonaria acreditam no ‘Grande arquiteto do Universo’, querem que acreditemos que este é o mesmo Deus do catolicismo, mas não é verdade. Às vezes conseguem enganar os católicos dizendo que ser maçom e ser católico é compatível por esta referência a Cristo”.“Quando tentaram aprovar a última lei sobre a eutanásia, há um parágrafo que faz menção à ‘sedação profunda’ que é a mesma expressão que aparece numa tábua maçônica de 2004, onde mencionam este tema. Quer dizer, que as leis atuais na França estão sendo feitas nas lojas maçônicas, dez ou quinze anos antes de serem votadas”, conta ao grupo ACI.

      Nesse sentido afirma que “na maçonaria não existe fraternidade, nem amizade, porque tudo são redes. Todos ambicionam o poder político, social e econômico”.

      Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=28711

      Excluir
  8. A pior ignorância é a presunção do saber.

    ResponderExcluir
  9. (...) Concordo com a express˜ao de Rubens Rodrigues: A pior ignorancia...
    E, como aprendiz, o que significaria "TFA", a quem deve ser dedicado?

    ResponderExcluir
  10. SOU MAÇON HÀ EXATOS 42 ANOS, E NÃO EXISTE COMUNHÃO DE MAÇÕNS COM BRUXARIA, SATANISMO OU OUTRA QUALQUER COISA CONTRÁRIA À CRENÇA DE UM DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS. SOU CATÓLICO, APOSTOLICO E ROMANO. CREIO EM DEUS SOBRE TODAS AS COISA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e onde fica o gadu se voce e e catolico deveria crer na biblia a biblia nao aceitou outro deuses e esse gadu ai vai me dizer que nao ta sevido a ele tambem? voce acha que o verdadeiro Deus vai perdoar voce? se seve gadu o que entao ta fazendo no meio deles?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Como faço pra entrar pra maçonaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e so fechar os olhos para a verdade e falar quero ser enganado

      Excluir
  12. Como faço pra entrar pra maçonaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única maneira é ser indicado por um maçom. Procure um, converse com ele, demonstre interesse....

      Excluir
    2. e so fechar os olhos para a verdade e falar quero ser enganado

      Excluir
    3. e so dizer quero ser escravo da mentira que voce ja recebe o seu convite

      Excluir
  13. Saudações a todos os irmãos presentes nesse diálogo.

    ResponderExcluir
  14. Como pode alguém ser sabedor de todas as coisas ? Como pode então denominar algo que não pode saber como Deus ? Só o que consigo ver são pretensões de homens ...

    ResponderExcluir
  15. Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.
    Ezequiel 8:17

    ResponderExcluir
  16. IIr.: não há de se entoar contra quem não vê... TFA

    ResponderExcluir
  17. bom dia a todos
    não poderia me furtar de fazer um comentário aqui...
    se a maçonaria fosse obra do diabo... jamais se teria grandes obras de caridade envolvidas.. e digo mais a própria conduta das pessoas envolvidas já nos mostra quem é quem...
    O verdadeiro homem de bem e as grandes verdades se revelam pela conduta e pela serenidade com que são mostradas, ou seja, possuem constância, retidão, firmeza!
    a luz é mais forte do que escuridão, somente o conhecimento eleva um ser humano...
    Todos nos somos errantes em busca de acerto... e no final o que realmente conta é o que fazemos em relação a nossa reforma intima, para que se possa contribuir para um mundo melhor..
    abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  18. É meus irmaos eu ainda nao sou maçon mas tenho estudado e sei que no seu devido tempo estarei fazendo minha iniciaçao mas pelos meus estudos e pesquisa posso afirmar com a clareza da luz que a maçonaria tem como objetivo principal levar a luz aqueles que esta nas trevas e ves de ja eu deixo aqui meu abraço fraternal a todos

    ResponderExcluir