segunda-feira, 21 de março de 2011

Grau 2: Companheiro Maçom

É o Grau intermediário do Simbolismo. Este Grau insiste no aprendizado através da simbologia, dando ênfase aos sentimentos de Solidariedade e Igualdade, para que se atinja a Fraternidade.
O Companheiro Maçom já deve pôr em prática os conhecimentos e conceitos adquiridos como Aprendiz. Este Grau é um Grau científico e é dedicado ao intelecto.
Atinge-se o Grau de Companheiro Maçom através de uma Iniciação, cujo nome especial é Elevação.
Durante a Cerimônia de Elevação o Recipiendário executa cinco viagens e faz um Juramento. As quatro primeiras viagens são executadas de posse de Instrumentos de Trabalho do Aprendiz e do Companheiro Maçom.
Na prática, as Lojas dão pouca ou nenhuma importância ao Grau de Companheiro Maçom, transformando-o num mero interstício entre os Graus de Aprendiz e Mestre Maçom, o que é uma pena.


1 - Mistérios do Grau de Companheiro Maçom


PALAVRAS

- SAGRADA - J. (estabilidade, firmeza)

- PASSE - SCH. (abundância, fartura)

SINAL - ORDEM - PP. em esquadria, unidos pelos calc., p . d . apontado para o eixo de marcha. Colocar a m. dir. em gar. sobre o cor., como se quisesse arrancá-lo.
Erguer o br. esq. em esq.,com a m. voltada para cima, formando também esquadria entre o d. pol. e os demais.

SAUDAÇÃO - Ou Sinal Cordial, executa-se partindo da posição de Ordem, levando a mão direita na horizontal e deixando em seguida cair ambas as mãos em perpendicular, naturalmente.

TOQUE - Dando as mãos da mesma forma que no Grau de Aprendiz Maçom, dar tr. t. sobre o ind. e d. no d. m.

MARCHA - Ficar à Ordem como Aprendiz Maçom e executar os três passos do Grau de Aprendiz Maçom. Ao término, desfazer o Sinal de Aprendiz Maçom executando em seguida o Sinal de Companheiro Maçom. Dar um passo, com o p. d. para o 1. d ., obliquamente, e juntar o p . esq .. Com o p . esq. dar mais um passo obliquamente para a esquerda e juntar o p. dir., voltando assim ao eixo de marcha. A Marcha do Aprendiz Maçom é uma reta; a do Companheiro Maçom comporta um passo lateral; é, portanto, superficial.

BATERIA -Tr. g. espaçados, mais dois (!!!!).

IDADE - - o -

TEMPO DE TRABALHO - Do meio-dia à meia-noite.

2 - Decoração do Templo

O Templo para o Grau de Companheiro Maçom é igual ao de Aprendiz. Como diferenças, anotam-se a iluminação por cinco velas — duas no Oriente e uma em cada Vigilante, e os instrumentos de trabalho aos pés da mesa do 2º Vigilante.
3 - Insígnia do Companheiro Maçom

Igual à do Aprendiz. A única diferença é o Avental com a abeta abaixada.



*
*    *

34 comentários:

  1. Observe a posição do esquadro e do compasso. É essa a posição no grau de companheiro?

    ResponderExcluir
  2. As explicações são tão explicitas que meu filho com somente uma lidinha se apresentou para mim no café da manhã como um companheiro maçom, e nunca sequer foi um Demolay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ QUE ELE NÃO TEM A PALAVRA SAGRADA....NEM A DE PASSE.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Depois reclamam que os prfns sabem demais...

    ResponderExcluir
  4. Por que a exposição dessas informações??

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente a cópia do ritual deveria ser retirado.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim esse tipo de informação é quebra do juramento e além de tudo não tem necessidade. Quem precisa saber, já aprendeu tudo isso dentro de loja e quem não sabe não tem que ficar recebendo dicas em sites como esse aqui !

    ResponderExcluir
  7. Ridículo esse tipo de site.... Juramento quebrado... É uma pena que não se cumpre as regras...

    ResponderExcluir
  8. PERJURIO.... Infelizmente a internet veio para que indivíduos iniciados ou NÃO colocassem algum segredos lendas, e ritualísticas em aberto a qualquer Prof.´. para livre apreciação achando que com abreviaturas maçônicas estará ocultando nosso Augustos Mistérios LAMENTAVÉL

    ResponderExcluir
  9. Quem consegue captar pelo menos uma pouquinho da essência maçônica jamais revela sua beleza, seus encantos, suas maravilhas. Não é por egoísmo que os segredos maçônicos não devem ser revelados, para isso, é necessário que as pessoas interessadas em maçonaria devam, antes de tudo, passar por um processo de iniciação. Isso é até mesmo por uma questão de ordem pedagógica dentre outros motivos. Talvez, a intensão de quem está revelando seja até boa, mas atitude assim só demonstra que tal pessoa não aprendeu muito sobre Maçonaria. Pois quem aprende de fato sobre essa entidade, mesmo já não fazendo mais parte dela, jamais revelaria seus preceitos; não por uma questão de medo, mas por respeito e consideração.

    ResponderExcluir
  10. A Maçonaria não é secreta, é só comprar um dos vários livros que existem em livrarias, e ler....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ordem é muito mais que isso, profano. Boa sorte na escolha da literatura de cordel correta. A verdadeira só reseberas se for capaz e digno.

      Excluir
    2. Ricardo Gomes, reCeberás***

      Excluir
  11. Tudo mentira... Rsrs. Não é assim...;;;....;;;

    ResponderExcluir
  12. "(...) Não se pode mascará a filosofia e o simbolismo em maçonaria, todavia o que é discreto/secreto ascende as curiosidades...Porém, vale ressaltar: o mistério está na verdadeira LUZ que emana no mais íntimo do ser, pela sua caridade, fraternidade, onde está a busca incessante da aproximação do único Perfeito".

    ResponderExcluir
  13. Satisfação imensa em interagir.....com profanos? ou com QUEM? Bom! aqui percebi que tem pessoas de boas qualidades, que independentemente do que seguem, tem suas conclusões e preceitos. Lógico que tem também os famosos "goteiras".
    Caráter,Respeito,Ética,Etc. não se ensinam, porém nascem nas pessoas. Que pena que as pessoas não entendam tais signifi- cados. Juramento é juramento! não importa onde estás!afinal..se respeitarem nossas essências, deixa de res- peitar á SÍ PRÓPRIO. obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  14. Até quem é esquece mais de 50%, imagina um profano. E a entidade é bem mais do que se possa escrever ou revelar.

    ResponderExcluir
  15. Aquietai vossos corações meus IIr.'.
    Lembrem-se que somente podemos nos fazer reconhecer através de S.'.T.'.P.'. Fora isso, quem quiser ser um de nós, sem o ser, passará pela imensa vergonha de ser um Goteira!!
    Nossos ensinamentos só serão conhecidos por aqueles que realmente forem iniciados em uma L.'.D.'.S.'.J.'.J.'.P.'.
    De P.'. O.'. IIr.'.

    ResponderExcluir
  16. Alguém ai esqueceu do juramento que fez Lá na sua iniciação que fala em revelar nossos segredos. Qualquer goteira ai desvenda essas siglas.
    Maçonaria está perdendo sua essência.

    ResponderExcluir
  17. E olha que o nome do site é maçonaria secreta, imagina se fosse discreta ?

    ResponderExcluir
  18. A decisão de não compartilhar tudo é a primeira característica de independência de crianças e adolescentes. Porém, algumas pessoas são incapazes de manter um segredo. Elas se apropriam da vida dos outros, porque a delas está vazia. Há falta de uma psique madura e uma forte identidade, pois quando alguém lhe conta um segredo, compartilha com você uma intimidade que não lhe pertence.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Na internet encontramos verdades e mentiras.
    Agora fode tudo, quando os irmãos ficam bravejando.
    Cadê a porra do ar da dúvida?

    ResponderExcluir