sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Bandeira DeMolay

O campo branco na bandeira DeMolay simboliza pureza e limpeza de pensamento, palavra e ação. Ela lembra ao DeMolay das palavras do salmista que escreveu (orou), "Crie em mim um coração limpo, oh Deus."

As três listras divergentes vermelhas, as quais trespassam o campo branco, representam as colunas básicas e a fundação da Ordem DeMolay. Esses são: Amor a Deus, Amor à Família e Amor ao País. Elas divergem através do branco para simbolizar que essas colunas devem se espalhar durante a vida do indivíduo. As listras convergem num campo vermelho o qual tem a forma de um quadrado oblongo, ou retângulo, o que simboliza a união do DeMolay com a Maçonaria.

O vermelho é emblemático da coragem, e relembra ao DeMolay dos muitos sacrifícios que a juventude de nossa nação tem feito para defender as liberdades que nós gozamos como cidadãos.

O emblema oficial DeMolay está centrado em volta de uma coroa o que é simbólico da Coroa da Juventude e constantemente relembra um DeMolay de suas obrigações e os Sete Princípios de sua Ordem.

As dez pedras preciosas da coroa são em honra ao fundador Frank S. Land e os nove jovens cujos laços de amizade atraíram-nos na formação da Ordem DeMolay. Os rubis vermelhos honram o fundador e os dez originais que já morreram.

O elmo é emblemático da cavalaria, sem a qual não pode haver fineza de caráter. A lua crescente é um sinal de segredo e constantemente relembra aos DeMolays de sua promessa de nunca revelar os segredos ou trair a confiança de um amigo. A cruz branca de cinco braços simboliza a pureza de intenções do indivíduo para sempre lembrar o lema da Ordem, "Nenhum DeMolay deve falhar como cidadão, como líder ou como homem." As espadas cruzadas denotam justiça, força e piedade. Elas simbolizam a incessante batalha de um DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância. As estrelas circundando a lua crescente são simbólicas de esperança e devem sempre lembrar um DeMolay daquelas obrigações e deveres os quais um Irmão sempre tem com um outro.


Fontes:  www.demolay.org.br
             www.demolaybrasil.org
             pt.scrib.com
             pt.wikipedia.org


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário