sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como o Ritual foi Escrito

Logo após o primeiro encontro desses jovens, na primavera americana de 1919, Dad Land pediu a um amigo próximo e um eminente maço, Frank A. Marshall, que trabalhava como Editor do “Kansas City Journal”, que escrevesse um ritual para ser praticado pelos rapazes durante as reuniões do grupo. Dad Land ajudou com sua filosofia e princípios maçônicos, que deveriam estar incluídos no ritual, e Dad Marshall contribuiu com a imaginação e a habilidade de escrever. Assim, DeMolay recebeu dois graus ritualísticos: O Grau Iniciático e o Grau DeMolay. A primeira vez que ambos os graus foram praticados foi ainda no ano de fundação e, hoje, mais de setenta anos depois, eles permanecem da forma como foram escritos; apenas algumas questões gramaticais foram aprimoradas, adequando-se ao vocabulário cotidiano.

A grande parte dos termos utilizados nos rituais e, principalmente, a essência de seus ensinamentos não envelheceram, como um todo eles continuam imutáveis porque representam os principais pontos de uma vida vivida com retidão e bom caráter e uma maneira significativa de comportamento pessoal. Todos os conceitos neles expressos tanto eram plenamente aceitos no passado como são na atualidade.

A primeira reunião ritualistica na qual participavam os vinte e três oficiais, da maneira como conhecemos hoje (Conselheiros, Diáconos, Mordomos, Orador, Escrivão, Tesoureiro, Sentinela, Capelão, Mestre de Cerimônias, Porta-Bandeira, Hospitaleiro, Preceptores e Mestre de Harmonia) aconteceu, como treinamento, no dia 16 de setembro de 1919, tendo como dirigente Averill C. Tatlock. Foi nesta cerimônia que o jovem Louis G. Lower, o primeiro DeMolay, assumiu o seu primeiro cargo ritualístico, o de Segundo Guardião, hoje Segundo Conselheiro. A troca definitiva dos nomes dos cargos ritualísticos aconteceu pouco tempo depois. mudança considerada como aprimoramento da nomenclatura, realizada por seu autor Frank Marshall.

Entretanto, o ritual foi praticado oficialmente pela primeira vez, na mesma maneira como é nos dias atuais - secreta e dentro de um Templo Maçônico, no dia 27 de setembro de 1919 no Templo Nobre do Rito Escocês, na Cidade de Kansas; onde hoje existe uma placa de bronze com o nome de todos os DeMolays que participaram e assistiram à Cerimônia, bem como dos maçons que nela estiveram.

O Grau Iniciático começou às 8:45h da manhã e o Grau DeMolay foi iniciado às 8h da noite, pontualmente.



Fontes: www.demolay.org.br
            pt.wikipedia.org
            www.demolaybrasil.org
            pt.scribd.com

*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário