sábado, 29 de outubro de 2011

Como Participar da Ordem DeMolay

Para que um jovem seja iniciado na Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por um membro ativo da Ordem, um Sênior DeMolay ou um Mestre Maçom, todos devidamente regulares em suas potências. O jovem escolhido deve ser grande destaque no meio onde vive e preencher, obrigatoriamente, dentre outras, todas as seguintes características:

 Ter entre 12 anos completos e 21 incompletos;
 Possuir um esboço da grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
 Crer firmemente em um Ser Superior, independentemente de qualquer religião;
 Ser uma pessoa de forte caráter e ética;
 Ter sua indicação aprovada sem ressalvas por todos os membros do Capítulo e do Conselho Consultivo;
 Ter grande vontade de aprender, estar disposto a valorizar a amizade verdadeira e guardar segredo sobre tudo o que se passa durante as reuniões.

Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatoriamente. Todos passam por um rigoroso processo de seleção no qual o candidato é avaliado e investigado em vários aspectos. Em caso de aprovação unânime do Capítulo, ele será iniciado. Caso contrário o candidato não será iniciado, mas existe a possibilidade de posteriormente realizar uma nova tentativa. Ele será informado se iniciará ou não. O motivo de uma não aprovação não é informado.
Seu primeiro dever como um Membro da Ordem DeMolay é ser participante!Uma vez alguém
disse que você é aquilo que pratica em sua vida. O mesmo é verdadeiro em seu ingresso na Ordem DeMolay.Entre com ambos os pés! Levante-se em seu Capítulo e ofereça-se como voluntário em um comitê. Solicite uma oportunidade de realizar um projeto especial, como coordenar um baile, uma festa social, um evento filantrópico ou cultural, como uma sessão de vídeo na sua casa ou na de um Irmão DeMolay.Os Membros de seu Capítulo podem ajudá-lo a iniciar, com o pé direito, os seustrabalhos. Dê este passo, pergunte como você pode participar, ou sugira, você mesmo uma atividade que, particularmente, lhe atrai e que o Capítulo poderia realizar. Que tal aformação do Clube do livro, de cinema, de computador; ou quem sabe viagens,acampamentos ou gincanas
As oportunidades em DeMolay são inesgotáveis. Você pode colocar em prática tudo que desejar, porém o seu primeiro dever é participar!Você também será solicitado, como parte de seus primeiros deveres como DeMolay, a dividir sempre esta Fraternidade com seus outros amigos e jovens, que um dia poderão fazer parte desta Maior Organização Fraternal Juvenil do Mundo. Também é muitoimportante saber memorizar suas Obrigações como DeMolay, através dos seusjuramentos do Grau Iniciático e do Grau DeMolay, conforme você os recebe. Um DeMolay, dentre os seus primeiros deveres, deve saber ser leal aos seus votos e aos seus Irmãos.

Fontes: demolay.org.br
            demolaybrasil.org
            pt.wikipedia.org.
            pt.scribd.com


*
*    *


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Bandeira DeMolay

O campo branco na bandeira DeMolay simboliza pureza e limpeza de pensamento, palavra e ação. Ela lembra ao DeMolay das palavras do salmista que escreveu (orou), "Crie em mim um coração limpo, oh Deus."

As três listras divergentes vermelhas, as quais trespassam o campo branco, representam as colunas básicas e a fundação da Ordem DeMolay. Esses são: Amor a Deus, Amor à Família e Amor ao País. Elas divergem através do branco para simbolizar que essas colunas devem se espalhar durante a vida do indivíduo. As listras convergem num campo vermelho o qual tem a forma de um quadrado oblongo, ou retângulo, o que simboliza a união do DeMolay com a Maçonaria.

O vermelho é emblemático da coragem, e relembra ao DeMolay dos muitos sacrifícios que a juventude de nossa nação tem feito para defender as liberdades que nós gozamos como cidadãos.

O emblema oficial DeMolay está centrado em volta de uma coroa o que é simbólico da Coroa da Juventude e constantemente relembra um DeMolay de suas obrigações e os Sete Princípios de sua Ordem.

As dez pedras preciosas da coroa são em honra ao fundador Frank S. Land e os nove jovens cujos laços de amizade atraíram-nos na formação da Ordem DeMolay. Os rubis vermelhos honram o fundador e os dez originais que já morreram.

O elmo é emblemático da cavalaria, sem a qual não pode haver fineza de caráter. A lua crescente é um sinal de segredo e constantemente relembra aos DeMolays de sua promessa de nunca revelar os segredos ou trair a confiança de um amigo. A cruz branca de cinco braços simboliza a pureza de intenções do indivíduo para sempre lembrar o lema da Ordem, "Nenhum DeMolay deve falhar como cidadão, como líder ou como homem." As espadas cruzadas denotam justiça, força e piedade. Elas simbolizam a incessante batalha de um DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância. As estrelas circundando a lua crescente são simbólicas de esperança e devem sempre lembrar um DeMolay daquelas obrigações e deveres os quais um Irmão sempre tem com um outro.


Fontes:  www.demolay.org.br
             www.demolaybrasil.org
             pt.scrib.com
             pt.wikipedia.org


*
*    *

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Emblema DeMolay

O Emblema DeMolay (erradamente chamada de brasão por muitos) foi projetada pelo fundador de nossa grande Ordem: Tio Frank Shermann Land. Ele a projetou como uma insígnia e símbolo que nos reconhecem como DeMolays e representantes dela. Toda as suas partes tem um significado particular, e nós como DeMolays temos o dever de conhecer de cor.

A COROA simboliza a “Coroa da Juventude” e constantemente recorda a um DeMolay das suas obrigações dele e dos Sete preceitos desta Ordem: Amor Filial, Reverencia pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

As DEZ PEDRAS PRECIOSAS que ornamentam a Coroa são em honra ao nosso Tio Frank Sherman Land e os nove jovens cuja amizade os prenderam e os reuniram na formação da Ordem DeMolay. Os Rubis Vermelhos são em honra aos Fundadores que já faleceram. As Pérolas representavam os Fundadores quando vivos. A medida que a “convocação final” chegava a cada um deles, como vem a todo homem, um Rubi Vermelho tomava o lugar de uma Pérola. Atualmente não existem mais pérolas em nosso emblema, pois o último fundador faleceu há poucos anos.

O ELMO é emblema do cavalheirismo que nós como DeMolays exibimos por nossa cortesia e respeito para todas as pessoas e sem a qual não pode haver nenhuma delicadeza de caráter.

A LUA CRESCENTE é um sinal do segredo e constantemente recorda a nós DeMolay’s o dever de não revelar os segredos de nossa Ordem ou trair a confiança de um amigo.

A CRUZ BRANCA DE CINCO PONTAS simboliza a pureza de suas intenções, para que sempre se lembre do lema da Ordem: “Nenhum DeMolay falhará como um cidadão, como líder e como homem.”

AS ESPADAS CRUZADAS denotam justiça, fortaleza e clemência. Elas simbolizam a guerra crescente da Ordem DeMolay contra arrogância, despotismo e intolerância.

AS ESTRELAS que cercam a lua crescente simbólzam a esperança e sempre e nos lembra das obrigações e deveres que um Irmão da Ordem deve a outro.

Esteja seguro usar este Emblema orgulhosamente, esteja ele em uma lapela, camiseta ou em um pedestal. Não o use nos lugares onde você teria vergonha de levar sua mãe, irmã ou "melhor amiga". Lembre-se, com toda a humildade, que quando você usa este emblema, você estará representando e estará falando para mais de três milhões de outros DeMolays distribuídos ao longo do Mundo e que não podem, pelo momento, falar por eles.

Fontes: www.demolay.org.br
            www.demolaybrasil.org
            pt.wikipedia.org
            pt.scribd.com


*
*    *



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As Sete Virtudes Cardeias de Um DeMolay

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.

Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.

Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus.

Cortesia: cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays têm uma regra que diz:
"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".

Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.

Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos.

Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.

Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.



*
*    *

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Ética DeMolay

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

 "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
 "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
 "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

 Um DeMolay serve a Deus;
 Um DeMolay honra todas as mulheres;
 Um DeMolay ama e honra seus pais;
 Um DeMolay é honesto;
 Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
 Um DeMolay executa trabalhos honestos;
 Um DeMolay é cortês;
 Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
 Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
 Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
 Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
 A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
 Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.


Fontes: www.demolay.org.br
            www.demolaybrasil.org
            pt.wikipedia.org
            pt.scribd.com


*
*    *

Como o Ritual foi Escrito

Logo após o primeiro encontro desses jovens, na primavera americana de 1919, Dad Land pediu a um amigo próximo e um eminente maço, Frank A. Marshall, que trabalhava como Editor do “Kansas City Journal”, que escrevesse um ritual para ser praticado pelos rapazes durante as reuniões do grupo. Dad Land ajudou com sua filosofia e princípios maçônicos, que deveriam estar incluídos no ritual, e Dad Marshall contribuiu com a imaginação e a habilidade de escrever. Assim, DeMolay recebeu dois graus ritualísticos: O Grau Iniciático e o Grau DeMolay. A primeira vez que ambos os graus foram praticados foi ainda no ano de fundação e, hoje, mais de setenta anos depois, eles permanecem da forma como foram escritos; apenas algumas questões gramaticais foram aprimoradas, adequando-se ao vocabulário cotidiano.

A grande parte dos termos utilizados nos rituais e, principalmente, a essência de seus ensinamentos não envelheceram, como um todo eles continuam imutáveis porque representam os principais pontos de uma vida vivida com retidão e bom caráter e uma maneira significativa de comportamento pessoal. Todos os conceitos neles expressos tanto eram plenamente aceitos no passado como são na atualidade.

A primeira reunião ritualistica na qual participavam os vinte e três oficiais, da maneira como conhecemos hoje (Conselheiros, Diáconos, Mordomos, Orador, Escrivão, Tesoureiro, Sentinela, Capelão, Mestre de Cerimônias, Porta-Bandeira, Hospitaleiro, Preceptores e Mestre de Harmonia) aconteceu, como treinamento, no dia 16 de setembro de 1919, tendo como dirigente Averill C. Tatlock. Foi nesta cerimônia que o jovem Louis G. Lower, o primeiro DeMolay, assumiu o seu primeiro cargo ritualístico, o de Segundo Guardião, hoje Segundo Conselheiro. A troca definitiva dos nomes dos cargos ritualísticos aconteceu pouco tempo depois. mudança considerada como aprimoramento da nomenclatura, realizada por seu autor Frank Marshall.

Entretanto, o ritual foi praticado oficialmente pela primeira vez, na mesma maneira como é nos dias atuais - secreta e dentro de um Templo Maçônico, no dia 27 de setembro de 1919 no Templo Nobre do Rito Escocês, na Cidade de Kansas; onde hoje existe uma placa de bronze com o nome de todos os DeMolays que participaram e assistiram à Cerimônia, bem como dos maçons que nela estiveram.

O Grau Iniciático começou às 8:45h da manhã e o Grau DeMolay foi iniciado às 8h da noite, pontualmente.



Fontes: www.demolay.org.br
            pt.wikipedia.org
            www.demolaybrasil.org
            pt.scribd.com

*
*    *