terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Regulamentação dos Aventais

Em 1816, a Grande Loja Unida da Inglaterra, regulamentou e padronizaram todos os seus Paramentos, estabelecendo as Cores Azuis para os mesmos, os demais Ritos Moderno, da França, York, dos Estados Unidos Adonhiramita e Schroeder, também adotaram a Cor Azul, menos o Rito Escocês Antigo e Aceito – que era vermelho e assim continuou.

Entered Aprendice (aprendiz)
Ao ser admitido como membro, ele recebe uma pele de carneiro lisa, retangular de 14 a 16 polegadas de comprimento e de 12 a 14 de largura, branca, sem ornamentos, com um cordão e uma abeta.

Fellow Craft (companheiro)
Recebe uma pele igual o de aprendiz, com as mesmas dimensões, porém acrescidas de duas rosetas de cor Azul Celeste.

Máster Mason (mestre)
Igual ao de companheiro, só que orlado e forrado de azul celeste, com três rosetas, da mesma cor que o forro, e um cordão Azul com borlas nas pontas.
A Regra que estabeleceu as Cores e Medidas para os Aventais da Grande Loja Unida da Inglaterra levou o número 269, publicada em 1816.
Essa Regra não foi alterada até a presente data.
O Rito de York, Americano, também adotou essa regra, o Rito Moderno também usa a cor azul só que as rosetas são substituídas pelas letra M B, no avental de mestre, sendo os demais graus menores simplesmente branco, mas com a opção de que o Avental de Companheiro pudesse ser confeccionado, também, com a Orla Azul, a exemplo do Rito de York, mas sem as letra M B.
É bom observar que as Rosetas só existiam e existem nos Ritos – Emulação – Inglês e York Americano. O Avental de Mestre no Rito Schroeder (alemão) não possui rosetas, nem nada a mais que a orla azul.



*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário