sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Postura em Loja

Estando sentado: O Irmão deve manter-se na cadeira ou banco, em posição normal, sem forçar. Assumirá uma atitude de respeito, tendo as mãos espalmadas nas coxas, e com os pés separados, em silêncio, atento ao que está acontecendo na Sessão. NÃO É ADMITIDO O CRUZAMENTO DE PERNAS.
Para circular em Loja: Deverá o Irmão fazê-lo no sentido dos ponteiros do relógio, conforme estabelecido no Ritual (REAA-GOB). Portanto o circular é feito do Norte para o Sul, passando em frente à entrada que dá acesso ao Oriente.
NÃO SE FAZ SINAL DE ORDEM QUANDO SE ESTÁ CIRCULANDO.
Entrando no Templo: Em Loja aberta, ritualisticamente, deverá o Maçom do REAA - GOB estar à ordem, respeitando o determinar o Cobridor, saudará o Venerável Mestre, depois o 1º Vigilante e, a seguir o 2º Vigilante; após permanecerá de pé e à ordem, aguardando o anúncio do Venerável Mestre para ocupar o lugar que lhe compete ou ser escoltado pelo Mestre de Cerimônia para o lugar indicado.
Usando da Palavra: Ao usar da palavra, deverá fazê-lo de pé e à ordem. Só poderá falar à vontade, isto é, se tal concessão for feita pelo Venerável.



*
*    *

Um comentário:

  1. GOSTEI DO COMENTÁRIO: POSTURA EM LOJA. MAS GOSTARIA DE SABER PORQUE "NÃO É PERMITIDO O CRUZAMENTO DAS PERNAS". QUAL SERIA A BASE PARA ISTO NO CÓDIGO MAÇÔNICO - REAA ? TRÍPLICE ABRAÇO .'.

    ResponderExcluir