sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Postura em Loja

Estando sentado: O Irmão deve manter-se na cadeira ou banco, em posição normal, sem forçar. Assumirá uma atitude de respeito, tendo as mãos espalmadas nas coxas, e com os pés separados, em silêncio, atento ao que está acontecendo na Sessão. NÃO É ADMITIDO O CRUZAMENTO DE PERNAS.
Para circular em Loja: Deverá o Irmão fazê-lo no sentido dos ponteiros do relógio, conforme estabelecido no Ritual (REAA-GOB). Portanto o circular é feito do Norte para o Sul, passando em frente à entrada que dá acesso ao Oriente.
NÃO SE FAZ SINAL DE ORDEM QUANDO SE ESTÁ CIRCULANDO.
Entrando no Templo: Em Loja aberta, ritualisticamente, deverá o Maçom do REAA - GOB estar à ordem, respeitando o determinar o Cobridor, saudará o Venerável Mestre, depois o 1º Vigilante e, a seguir o 2º Vigilante; após permanecerá de pé e à ordem, aguardando o anúncio do Venerável Mestre para ocupar o lugar que lhe compete ou ser escoltado pelo Mestre de Cerimônia para o lugar indicado.
Usando da Palavra: Ao usar da palavra, deverá fazê-lo de pé e à ordem. Só poderá falar à vontade, isto é, se tal concessão for feita pelo Venerável.



*
*    *

3 comentários:

  1. GOSTEI DO COMENTÁRIO: POSTURA EM LOJA. MAS GOSTARIA DE SABER PORQUE "NÃO É PERMITIDO O CRUZAMENTO DAS PERNAS". QUAL SERIA A BASE PARA ISTO NO CÓDIGO MAÇÔNICO - REAA ? TRÍPLICE ABRAÇO .'.

    ResponderExcluir
  2. A primeira instrução que o aprendiz maçom tem, após ter recebido a luz é: quando de pé, deveis estar perfeitamente eretos, isto é, aprumado, direito, pois é assim, nesta posição que se comunicam os segredos do grau; quando assentado, também deveis estar com o tronco ereto, tendo as mãos apoiadas sobre os joelhos, em posição confortável e propícia a receber e absorver todos os eflúvios emanados dos irmãos. Num outro sentido, não físico, a postura significa atitude, conjunto de conceitos, principalmente de cunho moral, de que deve estar revestido o maçom. A melhor forma do maçom demonstrar sua postura maçônica é pelo exemplo; palavra, discurso, intenção, nada substitui o exemplo, que deve ser o de um homem livre e de bons costumes.
    O mais importante é que os irmãos, criem em seu viver diário, o salutar hábito da prática do bem, não como mero cumprimento dos deveres e obrigações, mas imbuídos dos mais puros propósitos maçônicos, nascidos espontaneamente do coração.Além dos aspectos físicos existem também os esotéricos, após formada a egregora ela circulará entre os irmãos, pernas afastadas e mãos espaldas sobre os joelhos facilitam a passagem desta energia pelo corpo, assim como a cor preta contribuí para sua absorção.

    ResponderExcluir
  3. E que estando o Maçom de Pé, em qualquer lugar ele deve ficar ereto ( sem vícios de postura, como corcundo ou com a coluna celada), os pés em esquadria, os braços rentes ao corpo. Se estiver em Loja tem que fazer realmente o sinal gutural (a mão aberta, polegar aberto em 90° sobre a Tireoide, e jamais no peito).

    ResponderExcluir