quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Landmarks de Mackey


1-Os processos de reconhecimentos são os mais legítimos e inquestionável de todos os “landmarks".Não admitem mudança de qualquer espécie isto tem sido feito, funestas conseqüências posteriores vieram demonstrar o erro cometido.

2-A divisão da Maçonaria Simbólica em três graus é um Landmark. São eles: Aprendiz, Companheiro e Mestre.

3-A Lenda do 3º Grau é um Landmark importante cuja integridade tem sido respeitada.
Nenhum Rito existe em Maçonaria, em qualquer país, ou de qualquer idioma, em que não sejam expostos os elementos essenciais dessa Lenda. As fórmulas escritas podem variar, e na verdade variam; a lenda, porém do construtor do Templo permanece em essência. Qualquer rito que a excluir ou altere substancialmente, deixará de ser um Rito Maçônico.

4-O Governo da Fraternidade, por um Oficial que a preside, denominado Grão-Mestre é eleito pelo povo maçônico, é o quarto Landmark da Ordem. Muitas pessoas pensam que a eleição do Grão-Mestre se pratica por ser estabelecida em lei ou regulamento, mas nos anais da lnstituição, encontram-se Grão-mestres muito antes de existirem Grandes Lojas e se todos os Regulamentos e Constituições fossem abolidos, sempre seria mister a existência de um Grão-Mestre.

5-A prerrogativa do Grão-Mestre de presidir todas as reuniões maçônicas feitas onde e quando se fizerem é o 5º Landmark. É em virtude dessa Lei, de antiga usança e tradição, que o Grão-Mestre ocupa o "Trono” quando se acha presente à sessão de qualquer loja.

6-A prerrogativa do Grão-Mestre de conceder licença para conferir graus em tempos anormais é outro importantíssimo Landmark. Os estatutos e Lei maçônica exigem prazos, que devem transcorrer entre a proposta e a recepção do candidato, porém o Grão-Mestre tem o direito de dispensar esta ou qualquer exigência, e permitir a lniciação, a Elevação ou Exaltação imediata.

7-A prerrogativa que tem o Grão-Mestre de dar autorização para fundar e manter lojas é outro importante Landmark. Em virtude dele, pode conceder a um número suficiente de Mestres Maçons o privilégio de se reunir e conferir graus. As Lojas assim constituídas chamam-se "Lojas Licenciadas". Criadas pelo Grão- Mestres existem enquanto ele não resolve o contrário, podendo ser dissolvidas por ato seu. Podem ter um dia de existência, um mês ou seis. Qualquer que seja, porém, o prazo de sua existência, exclusivamente ao Grão-Mestre a deve.

8-A prerrogativa do Grão-Mestre de criar Maçons por sua deliberação é outro Landmark importante.
O Grão-Mestre convoca, pelo menos, outros seis Mestres Maçons, forma uma Loja e sem uma forma prévia confere os graus aos candidatos. Findo isso é dissolve a Loja e despede os irmãos. As Lojas assim formadas chamam-se "Lojas de Emergência".

9-A necessidade de se congregarem os Maçons em Lojas é outro Landmark.

10-O Governo da Fraternidade quando congregada em Loja por um Venerável e dois Vigilantes, é também um Landmark. A presença do Venerável e dois Vigilantes, é tão essencial para a validade e legalidade da organização de uma Loja que, no dia da consagração, são considerados como uma Carta Constitutiva.

11-A necessidade de estar a Loja a coberto quando reunida, é importante Landmark, que tem origem no caráter esotérico da lnstituição.
O cargo de Guarda do Templo, que vela para que o local da reunião seja absolutamente vedado á intromissão de profanos, independe, pois, de qualquer regulamento ou Constituição.

12-O direito representativo de cada lrmão nas reuniões da Fraternidade é outro Landmark.
Nas reuniões gerais, outrora chamadas "Assembléia Geral” todos os lrmãos, mesmo os Aprendizes, tinham o direito de tomar parte. Nas Grandes Lojas, hoje, só tem direito de assistência os Veneráveis e os Vigilantes. No Grande Oriente do Brasil, esta representatividade é do Deputado, na qualidade de representante, de todos os lrmãos da Loja. Antigamente cada lrmão se representava por si mesmo.
Nem por motivo dessa concessão feita em 1717, deixa de existir o direito de representação firmado por este Landmark.

13-O direito de recurso de cada maçom das decisões de sua Loja para a Grande Loja, Grande Oriente ou Assembléia Geral dos lrmãos, é um Landmark essencial para apresentação da justiça e para prevenir a opressão.

14-O direito de visitar e tomar assento em qualquer Loja é um inquestionável Landmark da Ordem.
É o consagrado, “direito de visitação", reconhecido universalmente, ato dos que viajam pelo mundo a fora.

15-Nenhum visitante desconhecido dos lrmãos da Loja pode ser admitido como visitante, sem que primeiro seja examinado, conforme os antigos costumes.

16-Nenhuma Loja pode intrometer-se em assunto que diga respeito à outra, nem conferir graus a lrmãos de outros quadros.
17-Todo maçom está sujeito ás leis e regulamentos da jurisdição maçônica em que residir, mesmo não sendo membro de qualquer Loja.
A inafiliação é por si uma falta maçônica.

18-Por este Landmark, os candidatos á iniciação, devem ser isentos de defeitos físicos, livres de nascimento e maiores. Uma mulher, um aleijado ou um escravo não podem ingressar na Fraternidade.

19-A crença no G.A.D.U. é um dos mais importantes Landmarks da Ordem.
A negação dessa crença é impedimento absoluto e insuperável para a iniciação.

20-Subsidiariamente a esta crença, é exigida a crença numa vida futura.

21-É indispensável a presença no Altar, de um "Livro da Lei". Este livro supõe-se, conforme a crença, conter a verdade, revelada pelo Grande Arquiteto do Universo.

22-Todos os Maçons, são absolutamente iguais dentro da Loja, sem distinção de prerrogativas profanas, de privilégios que a sociedade confere.
A maçonaria a todos nivela nas reuniões maçônicas.

23-Este Landmark prescreve a conservação secreta dos conhecimentos havidos pela iniciação, tanto os métodos de trabalho como suas lendas e tradição, quê só podem ser comunicados a outros lrmãos.

24-A fundação de uma sociedade especulativa, segundo métodos operativos e o uso do simbolismo, a explicação dos ditos métodos e dos termos neles empregados como propósito de ensinamento moral, constitui outro Landmark. A preservação da Lenda do Templo de Salomão é outro fundamento desses Landmark.

25-O Último Landmark, que afirma a inalterabilidade dos anteriores, nada podendo ser-lhes acrescido ou retirado, nenhuma modificação podendo ser-lhes introduzida.
"Assim como de nossos antecessores os recebemos assim os devemos transmitir aos nossos sucessores- Nolumus est leges mutari".


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário