sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Maçonaria e o Livro da Lei (Parte 6)

N

Noé
Gen. 5;28,29
Lamec em idade de cento e oitenta e dois anos gerou um filho. E ele lhe pôs o nome de Noé dizendo: Este nos consolará em nosso trabalho e nas obras das nossas mãos sobre a terra, que o Senhor amaldiçoou.

 
O

Obed
Mat. 1;5
E Salmon gerou de Raab a Booz. Booz gerou Tute a Obed. Obed gerou a Jessé. Jessé gerou ao rei David


Ooliab (Oholiab)
Ex. 31;6 35;34
Eu lhe dei por companheiro Ooliab, filho de Aquisamec da tribo de Dan. E eu pus sabedoria no coração de todos os artífices hábeis para fazerem tudo o que tenho ordenado que se faça./ Ele lhe pôs no espírito tudo o que a arte pode inventar. E Ele deu os mesmos talentos a Ooliab, filho de Aquisamec da tribo de Dan


P

Pão
Vide Soberano Príncipe Rosa Cruz

Pedra
Sal.117;22/Apost.2;17 e 4;11/S.Math.21;4/ Zac.3;9
A pedra rejeitada pelos construtores chegou depois a ser pedra angular./ Jesus lhes disse: Nunca lestes nas escrituras: a pedra que fora rejeitada pelos que edificava, essa se tornou o vértice do ângulo? Pelo Senhor foi isto, isto é coisa maravilhosa nossos olhos. Por isto é que vos declaro: o que cair sobre esta pedra far-se-á em pedaços e aquele sobre que esta pedra cair ficará esmagado./ Porque é a pedra que eu pus diante de Jesus; sobre esta pedra única estão sete olhos, eis aqui estou eu que a lavrarei com o cinzel, diz o Senhor dos exércitos e eu apagarei num dia a iniqüidade desta terra./ Aquele que tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas: eu darei ao vencedor o maná escondido e dar-lhei uma pedra branca: e um nome novo escrito na pedra o qual não conhece senão quem o recebeu./Nota:
Algumas bíblias explicam que a pedra é diretamente o povo israelita que foi rejeitado pelos construtores de impérios como indignos de seus planos grandiosos, mas foi por Deus escolhida para pedra que, em sentido mais perfeito, afirmou ser a pedra mais angular do reino messiânico.



Perfeito
1ª Esp. S. Paulo 2;6
Isto não obstante, entre os perfeitos falamos da sabedoria: não porém da sabedoria deste século, nem da dos príncipes deste século, que são destruído. Vide Justo.
Nota: Os perfeitos não constituem um grupo esotérico de iniciados, como pretenderam alguns, mas são aqueles que, tendo um espírito maduro, podem penetrar mais profundamente à doutrina cristã, que é sempre a mesma para todos os fiéis. A diferença está em maior ou menor penetração segundo a capacidade de cada um. Os príncipes deste mundo: todos os que dirigem a comunidade por fora do evangelho, tanto os filósofos como políticos, sacerdotes judeus ou pagãos

Príncipe de Jerusalém
Gên. 9; 11 a 16
Deus faz uma aliança com Noé/ Estabelecerei minha aliança convosco: não será mais exterminada toda a carne pelas águas do dilúvio, nem haverá mais dilúvio para destruir toda a terra/ Disse Deus: Este é o sinal da aliança que faço entre mim e vós e todo o animal vivente que está convosco, para perpétuas gerações/ O meu arco tenho posto nas nuvens e será ele por sinal de uma aliança entre mim e a terra/ Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e aparecer o arco nas nuvens/ então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós e todo o animal vivente de toda a carne; as águas não se tornarão em dilúvio para destruir toda a carne/ O arco estará nas nuvens, olharei para ele, a fim de me lembrar da aliança eterna entre Deus e todo o animal vivente de toda a carne, que está sobre a terra

Príncipe de Jerusalém
Esd. 6;13 a 16
O rei Dario confirma a ordem de edificar o templo/ Então Tetenai, o Governador a oeste do rio Sentar-Bozenai e os seus companheiros executaram com toda a diligência o que mandara o rei Dario/ Assim os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, o filho de Ido. Edificaram e acabaram a casa de acordo com o decreto de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia/ E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario/ E os filhos de Israel, os sacerdotes e os levitas e os resto dos filhos do cativeiro fizeram a dedicação desta casa de Deus, com alegria




Príncipe do Líbano
Gen. 3;1 a 7
Tentação e queda do homem/ Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?/ Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer/ mas do fruto das árvores que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais/ Disse a serpente à mulher:
Certamente não morrerás./ Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal/ Então, vendo a mulher que aquelas árvores eram boas para comer, e agradável aos olhos, e árvores desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu/ Então foram abertos os olhos de ambos e conheceram que estavam nus, pelo que coseram folhas de figueira para si aventais.

Príncipe do Tabernáculo
Ex. 40;18 a 21
Deus manda Moisés levantar o tabernáculo/ No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, foi levantado o tabernáculo/ Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases e armou as suas peças e nelas meteu os seus varais e assentou suas colunas/ Estendeu a tenda por cima do tabernáculo e pôs a coberta da tenda por cima conforme Jeová ordenou a
Moisés/ Tomando o testemunho pô-lo na arca e meteu os varais na arca e pôs o propiciatório em cima da arca/ Introduziu a arca no tabernáculo e pendurou o vésu do anteparo, e com ele cobriu a arca do testemunho, conforme Jeová ordenou a Moisés

Preboste
Deut. 16; 18 a 20
As três festas: Páscoa, Pentencostes e dos Tabernáculos/ Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor, teu Deus, te dê, segundo as tuas tribos, para que julguem o povo com justiça/ Não torcerás o juízo; não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porque as peitas cegam os olhos dos sábios e perverte a causa dos justos/ A justiça, somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas em herança a terra que o Senhor, teu Deus, te dá

Prumo
4º Liv. Reis 21;13/ Liv. Prof. Amós 7; 7,8
Estenderei sobre Jerusalém o cordão de Samaria e o peso da casa de Arab: e eu apagarei a Jerusalém como se apaga o que esta escrito numa tábua/ A visão do prumo... O Senhor Deus assim me fez ver. /Mostrou-me também assim. Eis que o Senhor estava junto a um muro levantando a prumo e tinha um prumo em uma mão./ Perguntou-me o Senhor: Que vês tu Amós? Respondei: um prumo. Então disse o Senhor: Eis que porei um prumo no meio do meu povo de Israel; nunca mais passarei por ele

Pombo
Lev. 12;8
Simboliza a inocência, a paz, a esperança, a delicadeza, amor. Símbolo do devotadamente.



*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário