quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Maçonaria e o Livro da Lei (Parte 2)

B

Bacia de Bronze Ex. 30; 17 a 21
Falou mais o Senhor a Moisés, e lhe disse: Farás outrossim uma bacia de metal e de lavar, com sua base, e pô-la-as entre o tabernáculo do testemunho, e o altar. E lançada água, Aarão, e seus filhos, lavarão nela as suas mãos, e os seus pés, quando estiverem para entrar no tabernáculo do testemunho, ou quando se deverem chegar ao altar a oferecer perfumes ao Senhor, para que não suceda serem punidos de morte, e para todos os da sua posteridade, que lhe houveram de suceder. (Vide Mar de bronze)

Balthazar
Dan. 1;7
E o eunuco-mor lhes pôs nome: a Daniel, o de Balthazar

Bana
Vide Benur

Banaias
2º Liv. Reis 2;25
E mandou o rei Salomão com esta ordem a Bana filho de Jojoda o qual o matou, e assim morreu. Vide Sadoc


Bebida Amarga
Isa. 24; 9 a 11
Não beberão vinho cantando árias as bebidas será amarga para os que a beberem. A cidade da vaidade esta demolida, fechadas se acham todas as suas casas, não entrando nelas pessoa alguma. Nas ruas haverá clamor sobre o vinho

Bendecar
2º Liv. Reis 4;9
Bendecar, em Maces, e em Salebim, e em Betsames e em Elon, e em Betanam. Foi governador de Salomão

Bengaber
1º Liv. Reis 4;13
Bengaber em Raurot de Galaad: e este tinha as aldeias de Jari, filho de Manassés em Galaad, este mesmo governará em todo o país de Argob, que é em Basau, sessenta cidades grandes e muradas que tinham fechamento de bronze

Benhesed
Vide Benur

Beneficência
Mar. XII; 42, 43
E tendo chegado uma pobre viúva, lançar duas pequenas moedas, que importavam um real. E convocando a seus discípulos, lhes disse: Na verdade vos digo, que mais deitou esta pobre viúva, que todos os outros lançaram no gazofilário

Benjamim
Gen. 35.18
O mais moço dos 12 filhos de Jacó. Filho da mão direita. Um dos 12 governadores de Salomão

Benur
1º Liv. Reis 4;7
E Salomão tinha estabelecido doze governadores sobre toda Israel, que tinham a seu cargo prover a mesa do rei, e a ele toda a sua casa. ...Benur, no monte Efraim

Besaleel
Ex. 31;1,2,3,4 e 6 /2º Liv. das Crôn. 1; 1 a 4
Falou mais o Senhor a Moisés, e lhe disse: Eu chamei nomeadamente
Beseleel, filho de
Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e eu o enchi do espírito de Deus, eu o enchi de sabedoria, de inteligência e de ciência para toda a casta de obras, para inventar tudo o que a arte pode fazer. / Também o altar de bronze feito por Bezaluel
(Nota: Bezaluel, ora com "s", ora com "z") filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do Tabernáculo do Senhor: e Salomão e a congregação o buscavam

Booz
Rut. 2, 4, 13,33 / DT.25;5 / MT.1;5
Ora havia um homem poderoso e muito rico, chamado Booz, que era consangüíneo de Emelac ( vide Jaquim).
Nota: Jaquim e Booz: estes dois nomes das colunas formam a frase "(Deus) dá estabilidade com força." ...Filho de Salomão e Rahab, sogro de Rute que depois a tomou como esposa


C

Cam
Gên. 6;9, 10
Eis aqui os filhos que Noé gerou. Noé foi homem justo e perfeito, no meio dos homens que então viviam: Ele andou com Deus. E gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé

Candelabro
Ex. 25;31 a 39, 26;35 Num. 8;1,2
Farás também um candeeiro de ouro finíssimo, batido ao martelo, com seu tronco, suas hastes e seus ornatos em formas de copas, seus pomos e suas açucenas, que sairão dele. Sairão dos lados do tronco seis hastes. Uma haste terá três copos do feitio de nozes, cada um com seu pomo e sua açucena: haste terá da mesma sorte três copos do feitio de nozes, cada um com seu pomo e na açucena; e todas as seis hastes que sairão do tronco, serão da mesma sorte. Mas o tronco do candeeiro terá quatro copos do feitio de nozes, acompanhados cada um de seu pomo e de sua açucena. Afora isto, haverá três pomos em três lugares do tronco, e de cada pomo sairão duas hastes, que farão ao todo seis hastes, nascendo dum mesmo tronco. Farás, outrossim, sete lâmpadas que porás em cima do candeeiro para esclarecerem o que estiver defronte. O candeeiro com todas as suas peças terão de peso um talento de ouro puríssimo.
Nota: Um candeeiro de sete braços, que deveria estar sempre com suas sete lâmpadas acesas na Casa de Deus. Era uma excelente figura da luz do Espírito Santo e seus sete dons, no Templo de Deus que é a Igreja de Cristo. Um talento pesava entre 40 e 50 quilograma. / O candeeiro ficava à esquerda de quem entrasse e a mesa, à direita. / Tornou o Senhor a falar a Aarão e lhe disse: Logo que tiveres posto as setes lâmpadas, levantar-se-á o candeeiro na parte do meio dia. Dá, pois, ordem que as lâmpadas olhem do lugar posto ao setentrião para a mesa dos pães da proposição, elas deverão alumiar aquela parte, que está fronteira ao candeeiro

Ciro
Isa. 44;28
Eu o que digo a Ciro: Tu és o pastor do meu rebanho, e tu cumprirás em tudo a minha vontade. O que digo a Jerusalém: tu serás edificada: e ao templo: tu serás fundador.

Cálice
Mat. 27;34
Da amargura. E lhe deram a beber vinho misturado com fel. E tendo provado não quis beber

Caridade
Mat. 7 a 11
Pedi dar-se-vos-a: buscai e achareis: batei e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede recebe: e o que busca, acha: e a quem bate, abrir-se-á. Ou qual de vós por ventura é o homem que seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou porventura, se ele pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Pois se vós outros sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos: quanto mais vosso pai, que está nos céus, dará bens aos que lhos pedirem?

Cavaleiro da Serpente de Bronze
Num. 21;9
Fez, pois Moisés uma Serpente de Bronze e pô-la por sinal; e os que estão feridos, olhavam para ela, saravam


Cavaleiro do Oriente
Esd. 3; 8 a 10
É levantado o altar/ Ora, no segundo ano de sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Seatiel e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmão, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro para Jerusalém, deram início à obra e constituíram os levitas, da idade de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do Senhor/ Então se levantaram Jesuá com seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para superintenderem os que faziam a obra da casa de Deus, como também os filhos de Henadade, com seus filhos e seus irmãos, os levitas/ Quando os edificadores lançaram os alicerces do Templo do Senhor, os sacerdotes, trajando suas vestes, apresentaram-se com trombetas e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o Senhor, segundo a Ordem de David, rei de Israel


Cavaleiro do Oriente e do Ocidente
Apoc. 5; 3 a 5
E vi a mão direita do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, que dizia a grande brado: Quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos? E nenhum podia, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, por ver que ninguém foi achado digno de abrir o livro, e nem olhar para ele. Porém um dos anciões me disse: Não chores! Eis aqui o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de David, que pela sua vitória alcançou o pode de abrir o livro e de desatar os seus sete selos

Cavaleiro do Real Arco
Exo. 6; 2 a 7
Deus promete livrar os israelitas/ Falou mais Deus a Moisés e disse-lhe: Eu sou Jeová/ E apareci a Abraão, a Issac e a Jacó como Deus todo poderoso; mas pelo meu nome Jeová não lhes foi conhecido/ Estabelecerei a minha aliança com eles, para lhes dar a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos/ Também tenho o gemer dos filhos de Israel, aos quais os Egípcios guardam em servidão; e lembrei-me de minha aliança; Pelo que dizem aos filhos de Israel: Eu sou Jeová, e vos hei de tirar de debaixo das cargas do Egito, vos hei de livrar do seu jugo e vos hei de remir com braço estendido e com grandes juízos/ Eu vos hei de tomar por meu povo e hei de ser vosso Deus; e vós sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios/ E vos hei de introduzir na terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó; e hei de dá-la a vós por herança; eu sou Jeová

Cavaleiro do Sol
Gên. 1; 14 a 18
Criação do céu e da terra e de tudo o que neles há/ Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento do céu, que faça separação entre dia e noite; sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos/ e sejam para luzeiros no firmamento do céu a fim de alumiar a terra e assim se fez/ Fez Deus os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite; fez também as estrelas/ Deus os colocou no firmamento do céu para alumiar a terra/ para presidir ao dia e à noite e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que isso era bom

Cavaleiro Eleito dos Nove
Num. 21; 5 a 9
As serpentes abrasadoras e a serpente de metal/ Falaram o povo contra Deus e contra Moisés: por que nos fizeste subir do Egito para morrermos no deserto? Pois não há pão e não há água; e a nossa alma tem fastio deste miserável pão/ Enviou Jeová entre o povo serpentes abrasadoras que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel/ Veio o povo a
Moisés e disse: Pecamos porque temos falado contra Jeová e contra ti; ora a Jeová que tire de nós as serpentes. Orou Moisés pelo povo/ Disse Jeová a Moisés: Faze-te uma serpente abrasadora e põe-na sobre uma haste: e todo o que for mordido, olhando para ela, viverá/ Fez Moisés uma serpente abrasadora e pô-la sobre uma haste; se alguém era mordido por uma serpente, quando olhava para a serpente de cobre, vivia

Cavaleiro Eleito dos Nove
1º Liv. Reis 8;22 a 26
Salomão ora a Deus/ Pôs-se Salomão diante do altar do Senhor, na presença de toda a congregação de Israel e estendeu as mãos para os céus/ E disse: Oh! Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra, como tu que guardas a aliança e misericórdia a teus servos, que de todo o coração anda diante de ti/ Que cumpriste para com teu servo David, meu pai, o que lhe prometeste; pessoalmente i disseste e pelo teu poder cumpriste como hoje se vê/ Agora, pois, Oh! Senhor Deus de Israel, faze a teu servo David,, meu pai, o que lhe declaraste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel; contanto que os seus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste/ Agora também Oh! Deus de Israel cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo David, meu pai


Cavaleiro Eleito dos Quinze
1º Liv. Crôn. 22; 7 a 10
Instrução de David a Salomão/ Disse David a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus/ A palavra do Senhor, porém, veio a mim, dizendo: Tu tens derramado muito sangue e tens feito grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tem derramado na terra, perante mim/ Eis que te nascerá um filho, que será homem de repouso, porque lhe darei repouso de todos os seus inimigos ao redor; portanto Salomão será seu nome, e eu darei paz e descanso a Israel nos seus dias/ Ele edificará uma casa ao meu nome. Ele me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel para sempre

Cavaleiro Kadosch
Deut. 10; 1 a 4
Moisés fala das segundas tábuas da Lei/ Naquele mesmo tempo me disse o Senhor: alisam duas tábuas de pedra, como as primeiras e sobe a mim ao monte e faze uma arca de madeira/ Nessas duas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste e porás na arca/ Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras e subi ao monte com as duas tábuas na mão/ Então o Senhor escreveu nas duas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que ele vos falara no monte do meio do fogo, no dia da assembléia e o Senhor, mas deu a mim

Cavaleiros do Apocalipse
Apoc. 10;4
E como os sete trovões tivessem ouvir suas vozes, eu me punha já a escrevê-las, mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela as palavras dos sete trovões e não as escreva

Chancela
Isa. 6; 6,7
E voou para mim um dos Serafins, o qual trazia na mão uma brasa viva, que ele havia tomado do altar com uma tenaz. Ele tocou a minha boca e disse: Eis aqui tocou esta brasa os teus lábios, e será tirada a tua iniqüidade, e lavado será o teu pecado

Chapéu
Lev. 21;10
O pontífice, isto é, aquele que é o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção e cujas mãos foram sagradas para fazer as funções do sacerdócio e que reveste das santas vestimentas, não descobrirá a sua cabeça, nem rasgará os seus vestidos

Chave
Isa. 22; 20,21,22
E acontecera isto naquele dia: chamarei ao meu servo Eliacim, filho de Helcias e vesti-lo-ei da tua túnica, e confortá-lo-ei com o teu cinto e porei na sua mão o teu poder: E porei a chave da casa de David sobre os seus ombros e ele abrirá e não haverá quem fecha: e fechará e não haverá quem abra
Chefe do Tabernáculo
Ex. 40; 1 a 5
Deus manda Moisés levantar o Tabernáculo/ Depois disse Jeová a Moisés:/ No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o Tabernáculo da tenda da revelação/ Porás nele a arca do testemunho e deixarás cair o véu diante dela/ Meterás a mesa e porás por ordem as coisas que estão sobre ela; meterás também o candieiro e acenderás as suas lâmpadas/ Colocarás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho e pendurarás o anteparo da entrada do Tabernáculo

Cinzel
4° Liv. Reis: 21;13 / Zac.3;9
E riscando a varreu (Jerusalém) e repassarei muitas vezes o ponteiro por cima da sua superfície / porque eis aí a pedra que eu pus diante de Jesus: sobre esta pedra única estão sete olhos: eis aqui estou eu que a lavrarei e com o cinzel.

Colunas
3º Liv. Reis 7;15
E fundiu duas colunas de bronze: cada uma delas era de dezoito côvados de altura: e a ambas as colunas davam voltas uma linha de doze côvados. Fez também dois capitéis de bronze fundido para os por sobre o alto das colunas: Um capitel tinha cinco côncavos de altura, e o outro capitel tinha também a altura de cinco côncavos. E via-se como espécie de rede, e de cadeias entrelaçadas umas nas outras com admiráveis artifícios. Ambos os capitéis das colunas eram fundidos. Havia sete ordens de medalhas num capitel, e outras setes no outro capitel. E rematou as colunas com duas ordens de romãs ao redor de cada uma das malhas, para cobrir os capitéis que estavam no alto: e o mesmo fez também no segundo capitel. Os capitéis, porém, que estavam no alto das colunas no pórtico, eram fabricados em feitio de açucena e tinham quatro côvados. E, além disto, no alto das colunas sobre as malhas, outros capitéis proporcionados à medida da coluna: na circunferência porém do segundo capitel (Booz) havia duzentos romãs postas em duas ordens.

Corda
Ecl. 12; 5 a 8
Eles terão medo também dos lugares altos e temerão o caminho. A amendoeira florescerá, o gafanhoto engordará e a alcaparra se extinguirá: porque o homem irá para a casa da sua eternidade carpindo ao redor dele, o irão acompanhando pelas ruas. Antes que se rompa o cordão de prata e se retire a fita de ouro e se quebre a cântara sobre a fonte e se desfaça a roda sobre a cisterna, e o pó se torne na sua terra de onde era, e o espírito volte para Deus, que o deu. De vaidades, disse o Eclesiastes, e tudo vaidade Nota: A “Corda do Amor Fraternal” com 81 nós, é o número de meses de acesso do grau de aprendiz ao grau 33.



*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário