sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Maçonaria e o Livro da Lei (Parte 8)

T

Tebet (ou Tebeth)
Est. 2;16
Foi, pois levada à câmara do rei Assuero no décimo mês, chamado Tebet, no sétimo ano do seu reinado

Tito
Gal. 2; 1,3
Catorze anos depois, subi dali outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito. / Mas nem ainda Tito que estava comigo, sendo gentio foi compelido que se circuncidasse

Templo
1º Liv. Reis 6;11 a 14/ 8;1 a 6
Quanto a esta Casa que tu estás edificando, se andares nos meus estatutos e executares os meus preceitos e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, que falei a David, teu pai./ dedicação do templo/Então congregou Salomão diante de si, em Jerusalém, os anciãos de Israel e todos os cabeças das tribos, os chefes das casas paternas, dentre os filhos de Israel, para fazerem subir da cidade de David, que é Sião, a arca do pacto do Senhor/de maneira que todos os homens de Israel se congregaram ao Rei Salomão, na ocasião da festa, no meio de etanim, que é o sétimo mês/E tendo chegado todos os anciãos de Israel, os sacerdotes alcançaram a arca/ e trouxeram para cima a arca do Senhor, e a tenda da revelação, juntamente com todos os utensílios sagrados, que havia na tenda; foram os sacerdotes e os levitas que os trouxeram para cima/ e o Rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se juntara diante dele, estavam diante da arca, imolando ovelhas e bois, os quais não podiam contar nem numerar, pela multidão/ e os sacerdotes introduziram a arca do pacto do Senhor, ao seu lugar, no oráculo da casa, no lugar santíssimo, debaixo das asas dos querubins / Nota: Além do Templo de Salomão, recomenda-se estudo sobre Templos de: Zarobabel, Herodes. /


Tolerância
Paral. 22;7,8
E disse David a Salomão: Meu filho, a minha intenção foi edificar uma casa ao nome do Senhor, meu Deus, mas o Senhor me falou dizendo: Tu tens derramado muito sangue e tens dado muitas batalhas: tu não poderás edificar ao meu nome depois de tanto sangue derramado na minha presença

Três
Apoc. 21;10/ Mat. 7;7,8
Três portas estavam no oriente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas ao ocidente./ Pedi, e dar-se-vos-a; buscai e achareis. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha: e a quem bate, abrir-se-á./ Nota: e ainda: Gen. 18;2/ Jo:2,11/ Est. 4;6/ Mt. 26;34/ I Cor. 13;13 e outros

Trolha
Am. 7; 7 a 9
O Senhor me mostrou ainda outra visão: e vi que o Senhor estava em cima de um muro rebocado e tinha na sua mão uma trolha de pedreiro. E o Senhor me disse: Que vê tu, Amós? E eu lhe respondi: Uma trolha de pedreiro. Então disse o Senhor: Eis aqui estou eu que me não servirei mais da trolha no meio do meu povo de Israel: nem lhe rebocarei mais os muros: Porém os altos consagrados ao ídolo serão destruídos, e esses altos que Israel pretende serem santos, serão derrubados: e eu marcharei com a espada feita contra a casa de Jeroboão

Tubalcain
Gen. 4;22
Sela também pariu a Tubalcain, que foi trabalhador de martelo, e hábil em obras de bronze e de ferro. A irmã de Tubalcain se chamou Noema


U

União Fraternal
Sal. 133;1 a 3
Oh! Quão bom e quão suave é que os Irmãos vivam em união!/ É como o óleo precioso sobre a cabeça. Que desce sobre a barba de Arão, que desce sobre a gola de suas vestes;/ Como orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordenou a benção, a vida para sempre



V

Verdade
3° Liv. Reis 8;31,32
Quando algum homem pecar contra seu próximo, e houver de fazer algum juramento com que se ligue: e vier a tua casa por motivo do juramento diante do teu altar; tu ouvirás do céu: e farás justiça a teus seus servos, condenando o ímpio, justificará o justo retribuindo-lhe conforme a sua justiça

Viúvas (auxílio)
Ex. 22;22,24/ Deut. 24;19 a 22
Não farás mal algum à viúva nem ao órfão. Se vós os ofenderdes em qualquer coisa, eles gritarão por mim, e eu ouvirei os seus gritos e o meu furor se acenderá contra vós. Quando chegares ao teu campo e deixares por esquecimento alguma gavela, não voltarás para levá-las: mas deixar-la-ás tomar ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. Se colheres o fruto das oliveiras, não voltarás a colher os cachos que ficaram nas árvores: mas deixar-lo-ás para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva. Se tiveres vindimado a tua vinha, não irá colher os cachos que ficarem; eles são para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva. Lembra-te que também tu foste escravo no Egito, e por isto te mando que faças isto


X

Xerxes
Esd. 4;6
Mas no reinado de Assuero, quando ele começou a reinar, ofereceram por escrito uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém.


Z

Zabud
1º Liv. Reis 4;5
O sacerdote Zabud, filho de Natan, era privado do rei

Zabulon
Gen. 35; 22,23
Um dos 12 filhos de Jacó

Zacarias
I Paral. 9;21
Filho de Mosolânia era o porteiro da porta do tabernáculo do testemunho

Ziza
I Par. 4;37/ 23; 10
Descendentes de Simeão. E Ziza, filho de Sefei, filho de Alon / E filhos de Semei: Leet, Ziza e Jaus. Leet era pois o primeiro, Ziza o segundo. (Nota: Os levitas, contados por David para serem porteiros do Templo)

Zorobabel
Esd. 5;2/ Ageu 1;24
Então se deu pressa Zorobabel, filho de Salatiel e Josué, filho de Josedec, e começaram a edificar o templo de Deus em Jerusalém e com eles os profetas de Deus que os ajudavam./ Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, eu te tomarei debaixo da minha proteção, ó Zorobabel, meu servo, filho de Salatiel, diz o Senhor: e eu te guardarei como um selo porque te escolhi: diz o Senhor dos exércitos


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário