quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grau 26: Escocês Trintário

Também conhecido por Príncipe da Mercê, o Grau pertence à categoria dos Graus Templários. Talvez o nome do Grau, Príncipe da Mercê, um tanto anacrônico, tenha origem numa ordem religiosa que se consagrava ao resgate de prisioneiros feitos pelos infiéis na época das Cruzadas.
Já o nome de Escocês Trinitário advém do fato de que os trabalhos do Grau evocam três das cinco Alianças que Jeová fez com seu povo.
Os Trabalhos do Grau desenvolvem-se em uma câmara e o Presidente empunha, no lugar de um Malhete, uma flecha de cores branca, vermelha e verde. A Câmara denomina-se de Terceiro Céu. É de cor verde com colunas brancas e vermelhas, tendo em cada uma um braço que sustenta um candelabro de nove luzes, perfazendo um total de 81 luzes na Câmara.
O Trono está sob um dossel coberto por panos branco, verde e vermelho. Próximo à entrada do Oriente há um pedestal com a Estátua da Verdade. Neste pedestal é guardado um livro cuja capa é das cores já aludidas e a estátua é coberta por véu das mesmas cores do livro. A estátua é o Palladium da Ordem. Palas é um dos nomes de Minerva. Atinge-se a Estátua de Palas por uma Escada de Tríplice Degrau, das cores branca, vermelha e verde, que significam fé, caridade e esperança.
No Terceiro Céu encontram-se ainda 15 Símbolos, assim distribuídos: Cinco no Oriente
— uma Lança, um Braço armado com um punhal, um Incensório, as Tábuas da Lei e um Triângulo Eqüilátero Dourado. Cinco ao Norte — uma Fogueira, uma Barra de Ouro, uma Coroa de Espinhos, uma Cruz e um Globo Terrestre. Cinco ao Meio-dia — uma Estátua de Mercúrio, um Braseiro, uma Tocha, um Anjo sobre uma Nuvem e a Arca da Aliança.
Pelo diálogo da abertura dos Trabalhos ocorrido entre o Presidente e o Primeiro Vigilante, deduz-se que o Grau é dedicado à Reabilitação das classes operárias.
O Cavaleiro da Serpente de Bronze, Recipiendário do Grau 26, adentra à Câmara por passos tortuosos e escala os três lances de escada que conduzem ao Terceiro Céu, em busca da Pedra Filosofal. Em cada degrau recebe informações e instruções a respeito do seu objetivo. A Pedra Filosofal aí referida não é a dos Alquimistas que transmutava metais ordinários em ouro, mas, sim, aquela que transmutará a Humanidade.
Após a descida da escadaria o candidato submete-se a um interrogatório, o que é uma constante nos Graus Filosóficos, findo o qual o Presidente pergunta: "Por que o candidato aspira ascender ao Terceiro Céu?". O Experto dá a resposta de que ele deseja encontrar a Pedra Filosofal. Após, o Presidente determina que seja descerrada a Estátua de Palas e o Guardião do Palladium toma o livro que está dentro do pedestal e lê o seu conteúdo, cuja expressão é de ordem moral e ética.
A seguir, o Neófito é levado diante do Altar do Presidente, diante de quem presta o Juramento do Grau. Via de regra o Grau é transmitido por comunicação, sendo dispensada a maioria das formalidades acima, o que é uma pena.


1 - Mistério do Grau do Escocês Trinitário

PALAVRAS

- SAGRADA - Jehovah - Resposta - Jakin.

- PASSE - Gomei.

- VULGARES - Ghiblim e Gabaon.

- SUBLIME - Edul - Pen - Cagu.

SINAIS

-DE ENTRADA - Levar a mão direita aberta em triângulo por cima dos olhos, para protegê-los da luz.

-DE CARÁTER - Pela junção dos polegares e indicadores das duas mãos pelas pontas, formar um triângulo colocando as mãos diante do peito.

-DE SOCORRO - Cruzar os dois braços acima da cabeça, com as mãos espalmadas e viradas para frente, e dizer: "A mim filhos da verdade".
- DE ORDEM - Apoiar a mão direita no quadril.

TOQUE - Colocar as duas mãos sobre os ombros do interlocutor, dar três apertos leves, dizendo: Gomei.

BATERIA - Quinze pancadas por três, cinco e sete: (!!! !!!!! !!!!!!!)

IDADE - 81 anos.


2 - Insígnias do Escocês Trinitário

Avental - Há divergência entre os autores. Uns citam Avental vermelho tendo no corpo bordado um triângulo eqüilátero branco e verde. Outros citam Avental da cor vermelha, forrado de verde e debruado de branco, tendo no corpo um triângulo eqüilátero com estas três cores.
Fita - Fita das cores branca, verde e amarela com a Jóia do Grau. Outros autores falam de Colar em vez de fita.
Jóia - Um triângulo eqüilátero dourado, tendo gravado um coração com a palavra Jehovah.
Presidente - Veste uma túnica verde, branca e vermelha, tendo sobre a cabeça uma coroa formada por nove pontas de flechas.


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário