quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mestre Instalado Parte 2

O ORIENTE DE UMA LOJA NÃO É O LUGAR PARA UM CORAÇÃO FRIO E INDIFERENTE.

-O Venerável deve ser versado nos Landmarks. Se um Landmark for desrespeitado, por cálculo ou por descuido, deveis levantar a voz, antes que seja tarde.
-O Venerável deve amar as coisas antigas.
A verdadeira maçonaria consiste em conhecer seus preceitos e praticá-los. Quanto mais os conhecerdes, tanto mais sereis capazes de segui-los.
-O Venerável deve ser zeloso na honra de sua Loja. Recebereis pedidos e visitas com cautela e não os deveis aceitar senão quando certo de sua honorabilidade.
-O Venerável deve ligar-se intimamente à Grande Loja/ Grande Oriente Sois, Venerável, o único que estabelece a verdadeira ligação entre esta Loja e a Grande Loja /Grande Oriente a que somos subordinados.
-O Venerável deve repudiar os corpos clandestinos. Deveis inspirar no sentimento de pureza maçônica; não deveis ter a mão estendida, nem entendimentos com os Corpos de origem irregular e clandestinos.
-O Venerável deve manter a regularidade do sistema maçônico, como essencial à vida e utilidade da Ordem. Que seja vosso lema, Venerável:
-Um lugar para cada coisa; cada coisa em seu lugar.
Em maçonaria, nada que não seja racional.

Deveres do Venerável Mestre de uma Loja:

1-assistir aos trabalhos de sua Loja.
2-abrir e fechar sua Loja.
3-preservar a ordem da Loja.
4-obedecer, fazer obedecer e respeitar, defender os Landmarks, as Leis e as ordens do Grão-Mestre e os Regulamentos da Loja.
5-guardar, inviolável, a Carta da Loja e entregá-la a seu sucessor.
6-observar a ritualística, letra e drama, e ensiná-la aos Irmãos.
7-determinar sindicâncias de qualquer conduta antimaçônica de Irmãos do quadro da Loja, bem como de qualquer maçom que esteja, definitivamente ou de passagem, dentro de sua jurisdição.
8-visitar os maçons doentes e presidir os funerais dos que faleceram.
9-esforçar-se por conservar a harmonia de sua Loja, devendo ser modelo.


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário