segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grau 30: Cavaleiro Kadosh

O Grau 30 - Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra ou Grande Inquisidor ou Grande Eleito, encerra a série dos Graus Filosóficos, isto é, os Graus concedidos pela Oficina do Conselho de Kadosh, que vão do Grau 19 (Grande Pontífice ou Sublime Escocês) ao Grau 30 (Cavaleiro Kadosh). Dos Graus compreendidos entre o 19 ao 30, são concedidos por Iniciação os Graus 19,21,22,29 e 30; os demais são transmitidos por comunicação.
O Grau de Cavaleiro Kadosh (30) apresenta uma Iniciação Tríplice: 1º - a Iniciação no Grau de Cavaleiro do Templo; 2º - a Iniciação no Grau de Cavaleiro da Águia Branca e Negra e 3º - a Iniciação no Grau de Cavaleiro Kadosh. A exemplo do Grau 9 (Cavaleiro Eleito dos 9), este Grau também é dedicado a uma vingança. Só que desta vez o motivo da vingança não é lendário, é histórico e verdadeiramente existiu. Trata-se do assassinato, na fogueira, do último Grão-Mestre da Ordem dos Templários - Jacques de Molay, por ordem do papa Clemente V e do rei da França, Felipe, o Belo. Daí, a presença da tiara papal e da coroa real em duas das caveiras do sepulcro. O Grau de Cavaleiro Kadosh é um Grau nitidamente Templário.


1 - Ornamentação da Loja

A Loja do Cavaleiro Kadosh divide-se em quatro Câmaras, que são chamadas, respectivamente, de Sepulcro, Conselho, Areópago e Senado.
O Sepulcro é uma espécie de Câmara de Reflexão, ornada em negro e iluminada por fraca lâmpada pingente de teto. Contém um ataúde coberto com pano preto e sobre o pano, três caveiras. Da esquerda para a direita, as caveiras são respectivamente coroadas com a tiara papal, com uma coroa de louros e com uma coroa real ornada de flor-de-lis. Representam o papa
Clemente V, Jacques de Molay e o rei Felipe, o Belo. Há ainda a seguinte frase: "Quem vencer os terrores da morte ascenderá além da esfera terrestre e será digno de ser Iniciado nos Grandes Mistérios".
O Conselho é ornado de branco e contém três altares: um com a estátua de Minerva (Sabedoria), outro com uma Urna de Perfumes e sobre o outro vaso com álcool aceso, que ilumina a câmara. Pendente de teto, uma águia bicéfala, branca e preta com as asas abertas, (insígnia de Frederico II, da Prússia, idealizador do Grau).
O Areópago, decorado em azul com estrelas, contém uma mesa decorada por pano da mesma cor. Nesta mesa têm assento os Grandes Vigilantes e o Orador. O Grande Primeiro Vigilante segura uma mão de justiça dourada e o Orador segura um alfanje. Nos lados da Câmara tomam assento os cavaleiros. Esta Câmara é iluminada por três velas.
O Senado é decorado em vermelho e contém o Dossel e o trono. No Dossel encontramos nova águia bicéfala com um punhal entre as garras. Há também uma barraca armada de preto e branco semeada de cruzes vermelhas. No Senado encontramos a Escada Mística.
Atualmente, pelas modificações e facilidades impostas ao Rito, as quatro Câmaras estão fundidas em uma só, a vermelha, que tem todos os Símbolos encontrados nas demais.


2 – Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADA - Nekam-Adonai (vingança, Senhor).
Resposta - Pharasch-Khol.

- PASSE - Nekam-Makah. - Para entrar no Conselho - Nekam.
Resposta - Menakhen. - Para sair do Conselho - Phagal-Khol.

SINAL DO KADOSH - Apor a mão direita espalmada sobre o coração; cair a mão sobre a coxa direita, dobrar o joelho e pegar o punhal, apontá-lo para o céu à altura do ombro e dizer: Nekam Adonai!

SINAL DE ORDEM - Passar o punhal para a mão esquerda, colocando novamente a mão direita sobre o coração.

TOQUE - Tocar-se reciprocamente as pontas dos pés e os joelhos, mostrar o polegar direito levantado (como no Grau 9), e o interlocutor segura, deixando escorregar. Voltar um passo atrás e levantar o braço como para ferir com o punhal e dizer: Nekamah Baalim! O outro responde: Pharash-Khol!

BATERIA - Sete pancadas por três vezes duas e uma (!! !! !! !).

TRABALHO - O Conselho abre ao anoitecer e fecha ao romper do dia.


3 - Insígnias do Cavaleiro Kadosh

Avental - Segundo alguns autores, não há Avental no Grau 30. Outros informam que o Avental do Cavaleiro Kadosh é preto, orlado de branco e no corpo uma cruz teutônica em vermelho com o número 30 no centro.
Fita - Preta orlada de branco e guarnecida por franjas de prata, com duas cruzes teutônicas, a águia bicéfala e as letras C. K. H.. A Jóia é uma águia bicéfala sobre uma cruz teutônica.
Indumentária - Utilizam uma túnica branca aberta nos lados. O Presidente traz na cinta um punhal com o cabo em marfim e ébano. Traz, ainda, na cabeça, um chapéu, tendo a parte da frente da aba levantada e presa ao corpo do chapéu por uma presilha prateada em forma de Sol e com raios dourados. Nessa presilha estão as Letras N.e A. e, no centro, um olho.


*
*    *

8 comentários:

  1. Parabéns pela excelente qualidade do Blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O pouco conhecimento, vindo de amigos da irmandade Maçônica demonstraram laços úteis fortalecidos pela simplicidades, da caridade e humanidade. É meu ponto de vista respeito de suas leis; dos seus princípios, e pureza sempre na boa-vontade ao ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das informações. Tenho muito interesse na ordem e tenho intenção de ingressar na ordem.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Blog!
    Usei ele como fonte em:
    https://mariadesvelada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto deste blog e o uso com frequência para extrair alguns ensinamentos!!!

    ResponderExcluir