quarta-feira, 18 de maio de 2011

Grau 16: Príncipe de Jerusalém

De certa forma este Grau é uma continuação do anterior, o que nem sempre acontece com os Graus Superiores. Zorobabel estava reedificando o segundo Templo e, como sabemos as nações vizinhas e principalmente os samaritanos perturbavam a construção, fazendo com que os Obreiros tivessem de trabalhar com a Trolha numa mão e a Espada na outra. Os inimigos procuravam também fazer chegar a Dario, rei da Pérsia e sucessor de Ciro, cerrada oposição, de modo a procurar colocá-lo contra os judeus e fazer parar a construção. Um grupo de embaixadores, composto por quatro Cavaleiros do Oriente ou da Espada, procurou, por meios diplomáticos, contatar Dario, para interceptar a campanha oposicionista, neutralizando-a para pedir a sua proteção aos judeus.
A princípio Dario os fez receber acorrentados, mas, ouvindo a apresentação de Zorobabel, foram soltos. Dario, ouvindo os argumentos, expediu um decreto condenando à crucificação todo àquele que interferisse com a construção. Os samaritanos submeteram-se a Israel e passaram a pagar tributos a este Estado. Para ministrar a justiça, Zorobabel nomeou cinco juízes, concedendo-lhes o título de Príncipes de Jerusalém.


1 - Ornamentação da Loja

A Loja divide-se em duas câmaras que se intercomunicam. A primeira representa a corte de Zorobabel; a segunda representa a corte de Dario. A passagem por onde é conduzido o candidato ao Grau representa o caminho da Babilônia (corte de Dario) a Jerusalém (corte de Zorobabel). A primeira sala é rosa e a segunda é vermelha.


2 - Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADA - Adar (nome do 122 mês). - Resposta: Esrim Schlasch (23º dia).

- PASSE - Tebeth (10Q mês) Resposta: Esrim.

SINAIS - lº fazer esquadria unindo o calcanhar direito à ponta do pé esquerdo; 2º mão direita cerrada, dedo indicador levantado como se estivesse empunhando uma Espada para o ataque; 3º estende-se o braço direito e coloca-se a mão esquerda espalmada sobre o quadril esquerdo.

TOQUE - Tomar mutuamente a mão direita e dar com o polegar, alternadamente, cinco pancadas (por uma e duas vezes por duas) na articulação do dedo mínimo. Em seguida juntar os pés direitos pelas pontas e tocarem-se os joelhos; pôr mutuamente as mãos esquerdas abertas sobre os ombros direitos, dizendo o primeiro: 20! E o segundo: 23!

BATERIA - 25 pancadas por quatro e por uma, quatro vezes.

IDADE- 25 anos completos.

TRABALHO - Começa-se ao nascer do Sol e termina-se ao meio-dia.


3 - Insígnias do Grau

Avental - De cor carmesim (vermelho vivo) debruado de branco, tendo bordado no corpo o Templo de Salomão, com um Delta à direita e um Esquadro à esquerda. Acima do Delta uma Espada e acima do Esquadro um escudo. Na abeta, uma mão segurando uma balança (Símbolo da Justiça).
Fita - De cor amarronzada com uma balança da justiça.
A Jóia é uma medalha, tendo gravada num lado a balança da justiça e no outro o Templo de Salomão.
Luvas - Os Príncipes de Jerusalém utilizam luvas vermelhas.


*
*    *

6 comentários:

  1. Lamentável sua atitude de publicar tudo isso assim. Não é um verdadeioro maçom

    ResponderExcluir
  2. Um curioso sobre maçonaria 👍👍👍

    ResponderExcluir
  3. CADA UM COM SUAS CONVICÇÕES, PESSOALMENTE, NÃO CONCORDO COM PUBLICAÇÕES SOBRE OS "MISTÉRIOS" DE NOSSA ORDEM...

    ResponderExcluir
  4. CADA UM COM SUAS CONVICÇÕES, PESSOALMENTE, NÃO CONCORDO COM PUBLICAÇÕES SOBRE OS "MISTÉRIOS" DE NOSSA ORDEM...

    ResponderExcluir
  5. Deveria ocultar alguns tópicos. Acho que publicizou muitos detalhes que não deveriam ter sido compartilhados.

    ResponderExcluir