quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grau 9: Mestre Eleito dos Nove

O Grau de Mestre Secreto, 4, é o primeiro dos Graus Inefáveis transmitidos por Iniciação. Os seguintes — 5,6,7 e 8 — são distribuídos por Comunicação.
No escalonamento dos Graus Inefáveis, o 4, 5, 6, 9 e 10 envolvem de uma maneira ou de outra o estudo da Lenda de Hiram, seu detalhamento e principalmente os seus desdobramentos.
O Grau 9, do Mestre Eleito dos Nove ou Cavaleiro Eleito dos Nove, é ministrado por Iniciação. É um Grau complexo e envolve muitos aspectos místicos, religiosos, lendários e morais.
Este Grau lembra o Tribunal de Santa Veheme; à primeira vista pode parecer enaltecer os sentimentos de vingança.

1 - Ornamentação da Loja

A Loja representa a câmara secreta de Salomão. É ornamentada de preto com lágrimas prateadas e com manchas avermelhadas, caveiras, ossos cruzados e chamas. As Colunas estão pintadas com faixas brancas e vermelhas. No Altar dos Juramentos, encoberto de preto, ficam o Pentateuco, os Estatutos do Supremo Conselho, as Constituições do Rito Escocês, duas Espadas cruzadas e um Punhal.
A câmara é iluminada por noves luzes — oito se dispõem em Octaedro em volta do Altar dos Juramentos e uma no caminho entre este e o Oriente.

2 - Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADAS - Nekan (vingança) Resposta: Nekah (ferido).

- PASSE - Begoal-Kol (está revelado).

BATERIA - Nove pancadas por oito e um (!!!!!!!! !).

IDADE - Oito anos e mais um completos.

TOQUE - Apresentar ao interlocutor a mão fechada com o polegar levantado; este pega da mesma forma o polegar do Irmão.

SINAL

- ORDEM - Imitar a hipótese de ameaçar com punhal.

- SAUDAÇÃO- Se dá em três tempos: Ferir o interlocutor com o punhal no rosto; este leva a mão ao rosto para ver se está ferido; Levantar o braço e ferir no coração, dizendo: Nekah!


3 - Insígnias do Mestre Eleito dos Nove

Avental - É de pele branca, forrado de vermelho e bordado de preto. Possui no corpo uma mão que segura uma cabeça ensangüentada e lágrimas de sangue. Na abeta tem uma mão que segura um punhal.
Fita - É de cor negra com nove rosetas vermelhas. Pendente à Jóia do Grau que é um punhal.

4 - Desenvolvimento do Grau

O Muito Poderoso Mestre, que representa Salomão, dá com o cabo da Espada um golpe iniciando os trabalhos. A cadeira está vazia e coberta de negro (Hiram foi assassinado). Os presentes são reconhecidos pelo Segundo Vigilante (Stolkin) com Cavaleiros Eleitos dos Nove.
O questionário de abertura dos Trabalhos, envolvendo o Muito Poderoso Mestre e o Segundo Vigilante, mostra a lenda envolvendo o matador de Hiram e a morte do primeiro assassino.
Apresenta-se a Salomão um desconhecido que diz saber da presença dos três assassinos de Hiram. Informa o desconhecido que, próximo a Jopa, existe uma caverna cercada de espinheiros, onde passa uma fonte de água, na qual foi o seu cão saciar-se. Seguindo o cão, viu a caverna iluminada por tênue luz onde estavam os assassinos. Salomão, por sorte, escolhe nove Mestres para, juntamente com o desconhecido, irem à caverna trazer os criminosos.
Durante a viagem a Jopa, Joabem, um dos escolhidos, adianta-se na caminhada e chega antes à caverna, onde um dos assassinos dormia, tendo aos seus pés um punhal. Joabem apunhala o assassino no coração e arranca a sua cabeça para levar a Salomão. Após isso lava as suas mãos na fonte de água e bebe alguns goles.
Exposto o ato a Salomão, este a princípio o condena, pois repudia a vingança e queria julgamento justo. Joabem é censurado, mas o grupo intercede em seu favor. Salomão o perdoa e dá a todo o grupo o título de Mestres Eleitos dos Nove. Para iniciar-se no Grau de Cavaleiro Eleito dos Nove, o Intendente dos Edifícios, Grau 8, bate às portas do Templo, candidatando-se à Eleição. Durante o desenvolvimento do Ritual de Iniciação ao Grau 9, Cavaleiro Eleito dos Nove, desenrola-se o psicodrama da parte da Lenda de Hiram acima resumida.
O Grau revela a ignomínia da vingança pura e simples e revela ao Iniciado a importância da razão no comando dos sentidos.
O desconhecido representa a razão; a Loja dos Eleitos dos Nove, os sentidos; e a caverna, o inconsciente. Para o desenvolvimento do Ritual, todos os Irmãos estarão trajados de preto. Este Grau é igual ao Grau 4 do Rito Moderno.


*
*   *

23 comentários:

  1. Existe por aí alguns fanáticos de religiões que dizem que a maçonaria é coisa do diabo. Quem são eles para falar de coisas que não conhecem? Deveriam pelo menos nos respeitar, não se fala de algo que não conhece.O é respeito é sublime, portanto, gostei muito desse trabalho, sou maçom e não estou arrependido. Se existe algum demônio é na religião de quem fala da Maçonaria. Um T.`.F.`.A.`.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou maçon e talvez jamais o serei uma vez que não conheço ninguém que seja. Mas por tudo que leio sobre maçonaria me encanta a riqueza de simbolismos e a busca do aperfeicoamento moral e espiritual que cada maçons busca individualmente e em sociedade.

      Excluir
    2. Estás mais próximo de ser um maçon do que pensas.

      Excluir
    3. Onde mora carlos?se for em são paulo e tiver vontade podemos conversar, f.erivaldo@uol.com.br, ok.

      Excluir
    4. Onde mora carlos?se for em são paulo e tiver vontade podemos conversar, f.erivaldo@uol.com.br, ok.

      Excluir
  2. Prezado Carlos Daris, me diga a cidade onde você reside e indicarei onde poderá encontrar maçons verdadeiros que poderão lhe orientar quanto à Maçonaria. Meu e-mail: jrbs88@gmail.com. Att. José Roberto M.´.I.´.

    ResponderExcluir
  3. São homens como este que nos dá ainda um estímulo de seguir a vida e enfrentar os obstáculos de frente!ParabénsCarlos Daris ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os seres humanos vivem da idoneidade dos outros...É FÁCIL CONTROLAR...

      Excluir
  4. São homens como este que nos dá ainda um estímulo de seguir a vida e enfrentar os obstáculos de frente!ParabénsCarlos Daris ...

    ResponderExcluir
  5. São homens como este que nos dá ainda um estímulo de seguir a vida e enfrentar os obstáculos de frente!ParabénsCarlos Daris ...

    ResponderExcluir
  6. Acompanho a vários anos por leitura a Maçonaria, e vejo que sempre tem um ou outro criticando, mas não vejo ninguém ajudando o próximo e querendo ver o menos afortunado melhor!
    Não sei se estou seguindo o passo certo, mas depois que comecei a estudar mais e tentar entender a Maçonaria tive contato com vários maçons e por apenas observa Los minha vida mudou, com respeito ao próximo, e a família.

    Tento ajudar o máximo que posso aquele que posso, e digo que adoro o estudo de símbolos!

    Quem procura a sabedoria e o caminho da mansidão não quer o mal, mas sim o bem de todos, assim penso eu!

    Se alguém puder me ajudar em estudo e mais conhecimento deixo meu número.

    55 ( 14) 99636 8868 Luiz Ricardo Oliveira

    luiz1ricardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Acompanho a vários anos por leitura a Maçonaria, e vejo que sempre tem um ou outro criticando, mas não vejo ninguém ajudando o próximo e querendo ver o menos afortunado melhor!
    Não sei se estou seguindo o passo certo, mas depois que comecei a estudar mais e tentar entender a Maçonaria tive contato com vários maçons e por apenas observa Los minha vida mudou, com respeito ao próximo, e a família.

    Tento ajudar o máximo que posso aquele que posso, e digo que adoro o estudo de símbolos!

    Quem procura a sabedoria e o caminho da mansidão não quer o mal, mas sim o bem de todos, assim penso eu!

    Se alguém puder me ajudar em estudo e mais conhecimento deixo meu número.

    55 ( 14) 99636 8868 Luiz Ricardo Oliveira

    luiz1ricardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Já venho observando alguns amigos que são maçons , gosto de ler muito sobre a maçonaria e não veja nada que seja coisa do mal , acho que e uma cousa muito seria que exige estudo e dedicação , depois que comecei a me interessar pelos graus do rito escocês , a irmandade que vejo entre os maçons , senti no coração de sempre ajudar uma pessoa quando ela está em perigo ou precisando de ajudar .
    Como eu fosse maçon , mas faço isso com o coração aberto e como realmente aquela pessoa fosse um irmão ...
    Márcos de Cabo Frio RJ
    Masgomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse blog muito bom mesmo isso mesmo meu amigo carlos a maçonaria tem como seu principal objetivo é seu aprefeiçoamento moral e caridade para com seus semelhantes sabedoria força e beleza e virtudes morais que deverão ser sustentáculo de todo maçom zeloso
    Não sou maçom mais estudo muito sobre o assunto e outra coisa meu amigo que eu acho lindo na maçonaria e que nao maçonaria nao existe preconceitos nao existe diferença entre raças religioes e credos e outra coisa meus amigo nao se assuste se ver uma caveira como simbolo da maçonaria a caveira representa para os maçons e que todos os irmão de ambas as colunas sao iguais
    Isso e que eu estudo se eu estiver errado alguns dos maçom aqui presente me corrigir para me ter mais conhecimento tchau ate mais wesley
    Meu contato 11 952387010 tim

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse blog muito bom mesmo isso mesmo meu amigo carlos a maçonaria tem como seu principal objetivo é seu aprefeiçoamento moral e caridade para com seus semelhantes sabedoria força e beleza e virtudes morais que deverão ser sustentáculo de todo maçom zeloso
    Não sou maçom mais estudo muito sobre o assunto e outra coisa meu amigo que eu acho lindo na maçonaria e que nao maçonaria nao existe preconceitos nao existe diferença entre raças religioes e credos e outra coisa meus amigo nao se assuste se ver uma caveira como simbolo da maçonaria a caveira representa para os maçons e que todos os irmão de ambas as colunas sao iguais
    Isso e que eu estudo se eu estiver errado alguns dos maçom aqui presente me corrigir para me ter mais conhecimento tchau ate mais wesley
    Meu contato 11 952387010 tim

    ResponderExcluir
  11. Os conhecimentos macons me encantam muito.
    Já li mais de 2 mil obras de escritores macons do mundo todo.
    E um dia ainda quero ser um macom para ajudar aqueles que de minha mão precisarem.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos. Parabéns pelo blog.
    Caros, como alguns de vocês disseram, na maçonaria realmente não há segredos, como podem observar na grande quantidade de materiais que são encontrados em livros e Internet. O que há na maçonaria é a discrição, isso sim e o trabalho que se faz é a lapidação da "pedra bruta", ou seja, é o homem realizar seu trabalho sobre si mesmo, isto é,agir sobre suas imperfeições, seus vícios, seus chamados pontos fracos e fazer o bem sem se interessar à quem. Os maçons trabalham principalmente sua espiritualidade, sua dignidade para que ele consiga ficar em paz com sua consciência e isso ele não precisa falar, ele deve se fazer como exemplo através de suas ações, conforme alguns dos senhores mesmos citaram nos comentários. Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  13. Admiro dimais todo o simbolismo e analogias por trás da fraternidade. Sou de Pirajui Sp perto de Bauru, nunca serei convidado talvez, mas mostro muita admiração por tudo que eles fazem pela comunidade na região. Parabens pelos esclarecimentos. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Não acho que a maçonaria é do diabo...São pessoas que consegue gerenciar seu ser...isso é que tentou dizer JESUS E SÓCRATES...USAM SÍMBOLOS....SIMBILOS QUE REPREZENTA O CONCIENTE,INCONCIENTE E SUBCONCIENTE...ACHO LEGAL...GOSTO DAS LEITURAS...SIMBOLIZA NOSSA MENTE,E EXPLANA NOSSO PIDER!!#

    ResponderExcluir
  15. Caro Ir Carlos Daris, sei de próprio labor o trabalho que é manter um blog no ar. Deixo o meu obrigado pelos ensinamentos e a certeza de outras consultas. TFA

    ResponderExcluir
  16. Um bom dia a todos, admiro muito a maçonaria,a busca interna pelo conhecimento e amadurecimento espiritual e a união que passa entre seus membros, adoraria poder ser convidado a conhecer mais este caminho que guia tantos irmãos nesta terra.

    ResponderExcluir