quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grau 18: Cavaleiro Rosa-Cruz

Também chamado de Cavaleiro da Águia Branca ou Cavaleiro do Pelicano, é um Grau especial, primeiramente pelas coisas de que trata, depois porque foi o último dos Graus nos Ritos que contam com Altos Graus.
O Rito Escocês adotou por inteiro o Cerimonial do 1- e último Grau do Rito Moderno, uma vez que o Grau no Escocesismo original, Cavaleiro Rosa-Cruz de Kilwining e Heredon, exigia muita complicação para o Cerimonial de Iniciação, inclusive uma sala com sete câmaras. O Grau pertence à categoria dos Graus Gnósticos e Superiores, sendo consagrado à vitória da luz sobre as trevas, ao Culto Evangélico e ao advento de Cristo, à encarnação do Verbo.
A Loja funciona em três salas que representam os três planos pelos quais transitam os candidatos, quais sejam a morte, o plano astral e a ressurreição. É um Grau extremamente místico e esotérico e, via de regra, só é transmitido às Quintas-feiras Santas, embora todo o Cerimonial seja inteiramente judaico. Ao final dos Trabalhos é realizada a Ceia dos Cavaleiros Rosa-Cruz, erroneamente chamada de Santa Ceia, pois é um Kidush igual ao que Cristo teve na sua Última Ceia, que passou à história como Santa Ceia. A Ceia da Iniciação é a Ceia dos Cavaleiros Rosa-Cruz.
O Kidush é uma refeição mística elaborada pelos judeus na véspera de uma festa religiosa ou na véspera do sábado.

1 – Ornamentação da Loja

O Templo Rosa-Cruz é forrado de vermelho, tendo abaixo do Dossel o Painel do Grau e o Estandarte do Capítulo. O Altar dos Juramentos fica no Santuário, à entrada. Nele está o Livro Sagrado e a Menorá (Candelabro de Sete Velas). 101para as Iniciações, o Templo é dividido em três Câmaras, a saber:
1ª Câmara
- Forrada de preto com lágrimas brancas. Sobre o Pavimento Mosaico encontram-se Colunas e utensílios de trabalho quebrados.
No Santuário, a três degraus, fica o Altar do Atersata, no primeiro degrau fica o Pramanta, instrumento feito para produzir fogo.
No Altar há uma Cruz ladeada por dois castiçais de velas amarelas, e acima do Dossel fica a Estrela Flamejante. O Altar é separado do corpo da câmara por uma cortina preta e aberta no meio. Em seguida uma mesa triangular coberta de pano preto sobre a qual está um Compasso, um Esquadro, um Tríplice Triângulo, uma Cruz de Ébano com a Rosa Mística e as letras INRI, um Avental preto com a Rosa-Cruz no centro e uma fita preta. À direita fica a Menorá, com sete velas. Há também três Colunas com resplandecentes com as palavras FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE.

2ª Câmara - É forrada de preto e representa um lugar de martírios e suplícios.

3ª Câmara - Ornamentada de folhagens, é forrada de vermelho e aparece um resplendor com a letra Iod. Há também transparentes, com as palavras: infinito, imortalidade, razão e natureza. No centro do Templo, sobre uma mesa triangular, fica o Pramanta. Isto é o que preconizam os Rituais. No entanto, a maioria das Lojas, por comodidade e custos, reduz as Câmaras para duas, o que é uma pena.


2 - Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADA - Dar alternadamente as letras INRI (Jesus Nazareno Rei dos Judeus ou o fogo renova a natureza toda).

- PASSE - EMANUEL
- Resposta: PA VOBIS.

SINAIS - Três sãos os Sinais do Cavaleiro Rosa-Cruz:
- DE ORDEM - É o Sinal do Bom Pastor. Com os olhos levantados para os céus, cruzar os braços sobre o peito.

- DE RECONHECIMENTO - Mostrar o céu com o indicador da mão direita.
Resposta - Mostrar a Terra com o mesmo dedo.
-DE SOCORRO - Ficar à Ordem (com o Sinal do Bom Pastor) e cruzar as pernas pondo a direita por trás da esquerda.

TOQUE - Colocar-se um Irmão e um Interlocutor à Ordem, um defronte do outro, se saudarem inclinando-se e depois pôr mutuamente as mãos sobre o peito, sem descruzar os braços, e dizer, um: EMANUEL, outro: PA VOBIS.


3 - Insígnias do Cavaleiro Rosa-Cruz

Avental - De cetim branco com orla vermelha e forrado de preto. No corpo tem a Jóia do Grau bordada de dourado. No forro tem uma cruz bordada em vermelho.
Fita - Não utiliza fita, mas sim um colar de cor vermelha, forrado de preto, com a Jóia bordada na frente e a cruz no interior.
Jóia - A Jóia compõe-se de um Compasso aberto em 60° sobre um arco de círculos. Entre as pernas do Compasso há um pelicano alimentando sete filhotes, cujo peito sangra. Por trás do pelicano, uma cruz em vermelho, com a Rosa Mística. Na cabeça do Compasso há uma Coroa Real. A Jóia é dourada e prateada e no outro lado há uma águia.
Indumentária - O traje de todos os Cavaleiros é o preto com luvas brancas e Espada à cinta.
Na primeira Câmara, todos os Cavaleiros podem usar dalmática branca com orla de seda preta e uma cruz vermelha à altura do coração.
Durante o início da Iniciação do Grau 18, os Aventais e as fitas serão cingidos pelo avesso. Este Grau é idêntico ao Grau 7 (e último Grau) do Rito Moderno ou Francês.


*
*    *

8 comentários: