quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grau 8: Intendente dos Edifícios

As grandes construções relacionadas no Antigo Testamento, realizadas por Salomão, como por exemplo, a Casa do Rei e o Templo de Jerusalém, haviam terminado. As obras estavam prontas. Ocorre que o povo judeu não possuía uma cultura ligada à arte da construção civil, uma vez que, em sua maioria, eram agropecuaristas. Salomão pensou então em criar uma Escola de Arquitetura para instruir os judeus no ofício desta arte, até porque Salomão tinha interesse em criar outras construções, dispensando o concurso de estrangeiros, que eram mais caros e mesclados com o povo judeu; alteravam-lhe os costumes sociais e religiosos.
É importante salientar que muitos dos estrangeiros que vieram para a construção da Casa do Rei e do Templo de Jerusalém havia durante os 27 anos que duraram as obras, constituído família e fixado residência em Jerusalém. Dentre os Prebostes e Juízes foram selecionados os Intendentes dos Edifícios.
O Grau é transmitido por comunicação.

1 - Ornamentação da Loja

A Loja é decorada em vermelho e iluminada por três grupos de luzes mais cinco diante do segundo Vigilante; sete diante do primeiro Vigilante; quinze diante do Venerável.
O Presidente representa Salomão, o Primeiro Vigilante representa Tito e o Segundo Vigilante representa Adoniram.

2 - Mistérios do Grau

PALAVRA
- SAGRADA - Judá (nome da tribo de Judá)

- PASSE - Jakinal (Deus residente)

SINAL

- SURPRESA - Com as mãos em esquadrias colocar os polegares nas frontes como a proteger a vista do sol; dar nessa posição dois passos para trás e dois para frente, levando as mãos por sobre os olhos e dizer: Bem Chorim.



TOQUE - Colocar reciprocamente as mãos direitas sobre o coração e depois, com a mão direita, segurar o meio do braço esquerdo e pôr a mão esquerda sobre o ombro direito do interlocutor, dizendo: Jakinal. Este responde: Judá.

BATERIA - Cinco pancadas iguais (!!!!!).

IDADE - Três vezes nove ou 27 anos.

TRABALHO - Começa ao romper do dia e termina às sete horas da noite.

3 - Insígnias do Intendente dos Edifícios

Avental - De cor branca, debruado de vermelho e bordado de verde. No corpo há uma balança e uma estrela de nove pontas. Na abeta há um triângulo com as letras B. A. J. (iniciais de Bem Chorim, Achan e Jakinal).
Fita - Fita vermelha pendente a Jóia do Grau que é um Triângulo onde numa face estão as palavras de Judá e Jah e na outra as palavras Bem Chorim, Achan e Jakinal.
O Intendente dos Edifícios é chamado também de Mestre em Israel. Neste Grau os Irmãos estarão trajados de preto.



*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário