sexta-feira, 27 de maio de 2011

Grau 19: Grande Pontífice

Também conhecido por Sublime Escocês, este Grau inicia a escalada hierárquica dos Graus Filosóficos que vão do 19 ao 30.
O Grau remonta ao Apocalipse de São João, exatamente no trecho em que é dada a visão da Nova Jerusalém ou Jerusalém Celeste (Apo. 21).
Arrebatado em espírito da ilha de Patmos, na Grécia, onde cumpria exílio, João teve as visões da Revelação e, no Capítulo 21, trata da Nova Jerusalém, que é descrita com detalhes, inclusive com a Árvore dos Doze Frutos. A cidade parece baixar do céu sobre uma nuvem para esmagar a serpente de três cabeças, espécie de hidra de Lema que dominaria o Velho Universo. No Ritual, um quadro representando a Jerusalém Celeste parece baixar do céu. No centro do Templo é erguida uma montanha, à qual o candidato escala deparando-se com um precipício.
O termo pontífice é de origem latina e quer dizer construtor de pontes. Consta que Horácio Cocles, para interceptar o exército persa que estava para invadir Roma, na ponte que conduzia à cidade, resolveu contrapor-se ao inimigo numa cabeceira da ponte, ganhando tempo, enquanto seus soldados destruíam a outra. A ponte ruiu e todos os inimigos caíram no rio Tibre, tendo Horácio se sacrificado pelos seus companheiros e por Roma.
Para comemorar o seu feito, seus companheiros criaram um grupo de defesa e conservação de pontes em Roma, denominados pontífices, cujo chefe era o Sumo Pontífice.
A partir da entrada no Templo o candidato à Iniciação recebe o cetro, escala a montanha e ajuda a medir a Cidade Santa. Depois de diversos diálogos, o Cavaleiro Rosa-Cruz é informado do significado das Doze Estrelas. Após as três viagens, o Três Vezes Poderoso Mestre retorna a falar e o candidato presta o Juramento do Grau, composto de vários compromissos e propósitos. É uma cerimônia longa e complexa que traz inúmeros ensinamentos e lições.


1 - Ornamentação da Loja

O Templo representa a Jerusalém Celeste, que é o reino de Deus. E decorado em azul e com estrelas de ouro.


2 - Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADA - Aleluia (louvado, glorificado).

- PASSE - Emanuel (Deus está conosco).

SINAIS - Estender para frente e horizontalmente o braço e a mão direita e abaixar perpendicularmente os três dedos (mínimo, anular e médio).

TOQUE - Colocar com o interlocutor a palma da mão direita sobre a testa, dizendo o primeiro ALELUIA! - o segundo responde: LOUVAI O SENHOR! O primeiro diz: EMANUEL! E o segundo diz: DEUS NOS AJUDE! E ambos dizem: AMÉM!

BATERIA - Doze pancadas iguais por uma e uma, doze vezes.

IDADE - Prestes a não contar.

TRABALHO - No início: hora predita! No final: é a hora completa!


3 - Insígnias do Grau de Grande Pontífice

Avental - Segundo alguns autores, o Grau não possui Avental.
Outros, todavia, o informam como sendo carmesim forrado e debruado de branco, tendo no corpo as letras Alfa e Tau fenícios.
Fita - Usada a tiracolo, de cor carmesim com orla branca, tendo bordadas doze estrelas e as letras gregas alfa e ômega.
Jóia - Um retângulo dourado tendo gravado de um lado a letra alfa e de outro a letra ômega.
Faixa - Usada na cabeça por todos, de cor azul-celeste com doze estrelas douradas. Alguns autores informam que as letras são o Alfa e o tau fenício.
Indumentária - O Três Vezes Poderoso usa uma túnica comprida de cetim na cor branca. Os demais membros vestem, igualmente, uma túnica branca, porém, de linho.


*
*    *

Um comentário: